10 biografias inspiradoras para se apaixonar

Biografias Vai Ai

Dicas Entretenimento - Por Caroline Ferreira

23/04/2020

Biografias são histórias, a cada dia um tropeço ou conquista, mas todos esses são histórias que um dia contamos. Seja aquela que a gente fica no ponto de ônibus contando  pro amigo por áudio no Whatsapp, ou aquela que demoram anos pra concluir e nos dão tanto orgulho.

Então nesse dia internacional do livro, por que não você contar a sua história? A gente separou algumas biografias pra você ler e se inspirar e, quem sabe, se espelhar nessas histórias. São histórias felizes, tristes, conturbadas, interessantes ou comuns, são histórias. Assim como a sua, a nossa, ou a do Vai Ali.

Lima Barreto

Internado por duas vezes em instituições psiquiátricas por delírios alcóolicos, Lima Barreto documentou em Diário do hospício sua passagem pelo Hospício Nacional dos Alienados, no Rio de Janeiro, de maneira lúcida e contundente.

Ele foi um dos escritores clássicos brasileiros, daqueles que a gente conheceu durante as aulas de literatura no colégio, com um dos mais famosos Triste fim de Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos.

Rita Lee

Rita Lee Jones resolveu colocar no papel os tropeços e acertos de sua vida pra lá de rock’n’roll. Desde momentos fortes como o abuso sexual na infância, até o episódio em que foi expulsa dos Mutantes, Rita busca ser sincera e conta para o leitor realmente como se sentiu em cada momento. Repleto de ironia e autocríticas, a autobiografia de Rita é um verdadeiro documento vivo da história da MPB.

Bob Marley e Rita Marley

Rita Marley se casou com Bob Marley quando eles tinham vinte e poucos anos e esteve ao lado do astro da música jamaicana durante sua meteórica ascensão à fama. No Woman No Cry é um relato sem meias palavras sobre a vida de uma mulher incrível, casada com um dos músicos mais conhecidos e amados de todos os tempos.

Michele Obama

Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo. Como primeira-dama dos Estados Unidos — a primeira afro-americana a ocupar essa posição —, ela ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história.

Frida Kahlo

Todo mundo conhece Frida Kahlo, cuja imagem, de olhar complexo sob sobrancelhas espessas, cabelos negros e roupas coloridas, é quase tão difundida quanto a de Che Guevara. Todo mundo sabe que sofreu um gravíssimo acidente na juventude, que foi casada com o grande muralista Diego Rivera, e que foi amante de Leon Trotsky.

Ricardo Boechat

Um dos jornalistas mais famosos do país, o Brasil se comoveu com o trágico acidente que levou a sua morte em fevereiro de 2019. Começou no jornalismo impresso em 1971 e estreou na TV em 1996.  Em 13 anos à frente do microfone da BandNews FM, Boechat se tornou um dos mais ácidos, eloquentes, bem-humorados e populares apresentadores do país. Valorizava como poucos a interação com o ouvinte, a ponto de dizer no ar o número particular de seu telefone celular.

Oprah Winfrey

A menina talentosa que cresceu no Sul dos Estados Unidos sempre soube que faria algo grandioso na vida e nunca deixou que nada interferisse em suas ambições – nem mesmo a pobreza, o trauma dos abusos sexuais, a discriminação racial ou a falta de um diploma de prestígio. Oprah sonhou alto e chegou aonde poucas mulheres chegaram.

Elza Soares

A cantora Elza Soares abriu sua casa e seu coração para Zeca Camargo em dezenas de encontros nos quais compartilhou suas memórias para a produção da biografia. Zeca mergulhou na trajetória desse ícone cultural e elaborou o livro que reúne as lembranças de uma das maiores artistas brasileiras, desde sua infância pobre ao sucesso de seus discos que fizeram e fazem história na música, como o recente Deus é mulher, 33º álbum da cantora.

George Lucas

Brian Jay Jones conta em detalhes a incrível trajetória do homem que criou Darth Vader, Han Solo e Indiana Jones. Em George Lucas: Uma vida, os companheiros, familiares e concorrentes de Lucas oferecem um fascinante olhar da história de vida do cineasta, passando pela infância até seus sucessos e fracassos profissionais.

Mais sobre cultura e entretenimento!

O que é necessário para se tornar filósofo?

Livros que viraram filmes e que valem a pena assistir

 

Compartilhe: