10 museus para dar um passeio virtual

Museu virtual Museum Week

Cultura Curiosidades Entretenimento - Por Caroline Ferreira

13/05/2020

O Icom,  Conselho Internacional de Museus, promove mais uma #MuseumWeek ou semana internacional dos museus. Entre os dias 13 e 19 de maio, diversos museus ao redor do mundo celebram a data em memória aos artistas mais celebres da cultura e história mundial.

Mas em tempos de pandemia, a orientação é ficar em casa, evitar aglomerações e tudo mais que a gente já sabe. Por isso, muitos Museus estão fechados para visitação, como é o caso do Museu Mariano Procópio, aqui em Juiz de Fora.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Museu Mariano Procópio (@museumarianoprocopio) em

No entanto a semana dos Museus se adaptou a realidade atual e ao redor do mundo muitos deles abriram para a visitação virtual. Já pensou dar uma olhada nos melhores Museus do mundo, sem sair de casa, enfrentar filas e mais e andar até cansar? A gente fez uma listagem e, claro, Juiz de Fora também está na lista.

La Casa Azul – Museu Frida Kahlo, Cidade do México, México

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Museo Frida Kahlo (@museofridakahlo) em

O museu contém uma coleção de obras de arte de Frida Kahlo, Diego Rivera e outros artistas, além de objetos de arte popular mexicana, artefatos pré-hispânicos, fotografias, objetos e itens pessoais.

Instituto Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Inhotim (@inhotim) em

O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Está localizado em Brumadinho, uma cidade com 38 mil habitantes, a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte.

Ohara Museum of Art, Kurashiki – Japão

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 大原美術館 (@ohara_museum) em

O museu privado de arte ocidental mais antigo do Japão, o Museu de Arte de Ohara, é uma estrutura impressionante, como um edifício de inspiração grega. Contando com artistas como Monet e Gauguin em sua coleção, este espaço de arte oferece exposições especiais no edifício principal do museu, uma área de jardim e nos prédios menores exibe ao longo do ano obras de novos artistas.

Museu Pablo Picasso, Barcelona – Espanha

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Museu Picasso Barcelona (@museupicasso) em

O Museu Picasso de Barcelona se dedica a um dos artistas mais reconhecidos no mundo. Pablo Picasso é lembrado mesmo por quem tem pouco conhecimento sobre arte.a coleção permanente conta com 4251 obras, a grande maioria delas uma referência aos seus anos de formação. Ou seja, muitos rascunhos, ensaios, práticas exaustivas e quadros que compõe principalmente a fase azul.

Yad Vashem Museu do Holocausto, Jerusalem – Israel

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Yad Vashem (@yadvashem) em

Localizado no no Monte da Recordação (Har HaZikaron), em Jerusalém, Yad Vashem é um complexo de cerca de 18 hectares que contém o moderno Museu da História do Holocausto, vários memoriais, esculturas, lugares comemorativos ao ar livre, como o Vale das Comunidades, a sinagoga, arquivos, um instituto de pesquisa, biblioteca, uma editora e um centro educacional.

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Brasil

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Museu do Amanhã (@museudoamanha) em

Com certeza você já deve ter visitado esse Museu, mas ele sempre é bom ser revisitado, por que a cada visita uma ideia diferente aparece. O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez.

National Museum of Natural History, Washington DC – Estados Unidos

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Am Museum of Natural History (@amnh) em

Quem já viu aquele filme “Uma viagem no Museu” já pode se lembrar desse museu. Com uma coleção de 145 milhões de espécimes e artefatos, cada um reflete um momento no espaço e no tempo; nesses momentos, encontramos a história da Terra. E as pesquisas não param, por que o próprio museu possui uma equipe de pesquisas que trabalha constantemente nesses artefatos já recolhidos e trabalha procurando novos.

Casa de Anne Frank, em Amsterdam

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Anne Frank House (@annefrankhouse_official) em

O Museu biográfico de uma das figuras mais famosas do horror da segunda guerra mundial, abriu uma visita online que vale a experiência. Investindo no site, o Museu criou uma maquete da casa, exibindo o anexo principal e o secreto, contendo informações importantes de como eles eram na época e o que cada um representava. O anexo secreto é uma animação de como seria com os móveis originais, já que a pedido do pai da família, único que voltou do campo de concentração, o local é mantido vazio.

Museu do Vaticano, Roma – Itália

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vatican Museums (@vaticanmuseums) em

A Capela Niccolina e Sala dos “Chiaroscuri” dos Museus Vaticanos estão agora acessíveis ao grande público, graças aos dois novos passeios virtuais a 360 ​​graus, recém disponibilizados no site oficial dos Museus do Papa. No site oficial, estão disponíveis ainda a visitação em 360º em outros locais do Museu.

Hermitage Museum, St Petersburg – Russia

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Эрмитаж / Hermitage Museum (@hermitage_museum) em

Organizado ao longo de dois séculos e meio, o Hermitage possui hoje um acervo de mais de 3 milhões de peças. O tour virtual é separado por pisos, dos andares do Museu, desde a entrada até o último andar com mais de 100 ambientes em cada andar. Muita coisa linda!!

Gostou das dicas? Fica ligado que nessa semana o Museu Mariano Procópio, preparou uma programação especial no seu Instagram. Ainda há um acervo digitalizado que fica disponível no site do próprio museu com algumas obras do período do império no Brasil, além de artigos pessoais de Dom Pedro II.

Mais sobre cultura!

5 filmes nacionais que você precisa assistir

Museu Mariano Procópio reabre visita da Villa Ferreira Lage

 

Compartilhe: