5 faixas para ficar por dentro da cena musical de JF

5 faixas - Rodrigo Ferreira

Cidade Música - Por Vai Ali

19/04/2020

Vamos combinar que a cena da música autoral de Juiz de Fora é bem diversa, pra todos os gostos e estilos, né? Por isso, o 5 faixas não podia ficar de fora de toda essa originalidade da nossa terrinha e chamamos o fotógrafo e videomaker Rodrigo Ferreira para elencar suas favoritas. Tarefa fácil? Claro que não! Mas vamos trabalhar com fatos: os artistas autorais da cidade estão trabalhando muito pra entregar pra gente um trabalho lindo. Então vê se não passa batido!

Rodrigo contou que seu sonho sempre foi trabalhar com a música de alguma forma. “Desde quando aprendi a tocar violão, sabia que queria viver daquilo. Fui para a faculdade de Jornalismo e aprendi a fazer música com a câmera”. Ainda contou que a imagem, seja em foto ou vídeo, estão ligados diretamente com a música. Um exemplo disso é Anitta que investiu nisso e deu muito certo no seu projeto Check Mate.

As 5 faixas

Soul Rueiro e RT Mallone – Juventude é Resistência

“Os dois artistas têm muito a dizer sobre a nossa geração” comenta Rodrigo sobre os artistas que formaram parceria e lançaram um EP recentemente. Inclusive, temos 5 faixas com o Hugo de Castro, vocalista da Soul Rueiro já deu uma olhada?

Uma curiosidade sobre este EP, é que ele foi gravado de uma forma diferente: voltando aos tempos de nostalgia, as canções foram gravadas de forma analógica. Já deu pra perceber que pode ter sido a maior pressão né? Mas o Rodrigo estava na gravação e contou como foi a experiência que, pro RT Mallone, foi super fácil.

“Ele não estava muito ligado nessa questão da gravação analógica, então ele fez de uma única vez com tanta verdade, a galera ficou muito emocionada no estúdio com a emoção que ele passou com o verso. No final, ele pediu pra fazer mais vez, por que não deve ter gostado muito, mas nós tentamos convencer ele de que já tinha ficado ótimo. Mas ele mesmo pediu pra gravar mais uma vez por que não tinha gostado e aí todo mundo aceitou. Ficou tão boa quanto a primeira versão”.

Trinca Ferro – Verde

Trinca Ferro é um dos grupos de música que vem explorando as raízes da música mineira em uma geração que não conheceu o que realmente é essa preciosidade. Formado por cinco violonistas, dar o play no álbum da Trinca-Ferro é ser transportado para um cantinho de Minas que te fazem sentir o coração quentinho.

O Rodrigo ainda dá pra gente uma dica de como ouvir o álbum completinho e sentir esse aconchego: “Acorda de manhã, passa um café com queijo Minas e coloca o play. Esse CD é muito a tradução do que é ser Minas Gerais”. Simples né gente? Muito bom ser mineiro, sô!

Mauloa e Soul Rueiro – Seu Doutô

Mauloa é daquelas bandas que quem não gosta, é por que não conhece direito. Com um som muito particular, a banda toca reggae com influências psicodélicas que te levam pra viajar longe. A indicação do Rodrigo teve um apego especial: durante todo o pré lançamento, a banda liberou mini documentários sobre a liberação da Cannabis sativa, mais conhecida como Maconha.

Esse ainda é um tabu na sociedade brasileira e Rodrigo nos contou que a produção da música foi um mergulho em informações. “Este é um debate que não pode parar, por mais que as preocupações de agora sejam outras, essa discussão não pode ficar estagnado. Eu participei na produção dos documentários e nós fizemos avaliação de dados e demos a nossa opinião. Não é pra ninguém apoiar ou não a legalização, mas se munir de informações pra que ela mesma forme a sua opinião”.

Roça Nova – Alma de Gato

Os meninos do Roça Nova também são daquelas bandas que reafirma a cultura do interior de Minas Gerais com os elementos de característicos da região. Um grupo bem recente, mas que demonstra que não é preciso sempre ter experiência para ser bom naquilo que faz.

“Já estou ansioso para o lançamento de um trabalho trabalho maior, pela tamanha qualidade do projeto. Já trabalhei com alguns integrantes do grupo em outras oportunidades, porém nunca trabalhei com a banda no todo. Eles têm um som muito novo que vale a pena ser conhecido”. Roça Nova é uma banda que mistura rock com elementos da música mineira. Em “Alma de Gato”, o clipe foi todo gravado num cantinho que todo mineiro ama: a cozinha.

Laura Jannuzzi – Descompasso

Compositora nata, é uma das artistas de Juiz de Fora que não dá para não citar quando se fala de músicos autorais. Está a frente do Encontro de Compositores de JF e é uma das grandes artistas de JF da nova geração da MPB.

O Encontro reúne músicos da cidade em uma grande amostra do que é a composição juizforana. “No final esse encontro se reúnem todos numa grande roda cantando muitos clássicos da música nacional que se torna uma grande celebração, com toda a galera cantando junto”.

Faixa Bônus: Čao Laru – Não Estaremos Sós

Sim gente, sempre rola aquela faixa a mais – é difícil escolher só cinco, a gente sabe. Logo ele, um dos idealizadores do 5 faixas, não conseguiu ficar só nas cinco! Mas a causa é boa: um dos grupos que é pura poesia e uma de suas integrantes é daqui de JF.

“Esse grupo não é de lugar nenhum. É do mundo”, afirma Rodrigo sobre o grupo que compõe integrantes de todas as regiões do Brasil. Recentemente, Čao Laru lançou um single, além de um documentário com toda a sua turnê pelo nordeste. Nessa faixa citada por Rodrigo, tem um verso lindo. “E se faltar o vento a gente inventa o movimento”.

A playlist completa está no nosso Spotify!

Outras indicações pra você se inspirar

Rodrigo que é fotógrafo e videomaker deu umas dicas pra todo mundo que gosta de fotografia e diz que nunca teve tempo de estudar sobre o assunto ou não tem equipamento pra isso. Treina seu olhar de fotógrafo que dá certo. “Só você pode retratar do jeito que você quer retratar, cada fotógrafo é único. Por isso, aproveita a quarentena pra ler, tirar foto com o próprio celular”. Deixa passar essa vontade não, investe nisso!

Documentário também não pode faltar. Sobre música, é claro! “Encontros Tropicais” sobre o processo de produção do show do Baiana System com Gilberto Gil. Já que tudo está relacionado a música, por que não ler a biografia de Tim Maia por Nelson Mota? “Um livro que você tem que mergulhar nele”. Ah, ele indicou também a biografia da Rita Lee – só dica pra anotar e não esquecer!

Um álbum que também vale a pena conhecer é Los Sebosos Postizos” do Nação Zumbi interpretando Jorge Ben. O projeto em paralelo da banda foi criado em 2012 e foi um lançamento depois de muito tempo sem nada de novo do Nação Zumbi.

Conheça a Jam Virtual

Quem trabalha com audiovisual quer deixar sua marca nos seus trabalhos. Ter um detalhe que é todo seu se torna a sua assinatura. Por que não juntar a música com clipes maravilhosos, feitos do jeito que você imagina? Rodrigo indicou o projeto Jam Virtual que reúne os músicos da cidade nessa época de distanciamento social para fazerem um som juntos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jam Session Virtual (@jamvirtual) em

Ei, anota na agenda: durante a quarentena, todas SEXTAS e DOMINGOS rola a #Live5faixas, com artistas aqui da cidade. Um bate-papo comandado por Lucas Müller sobre música, hobbies, cenário, dicas e muito mais. Tu vai perder? Anota na agenda, siga o Instagram do Vai Ali e nos acompanhe por lá.

Perdeu as temporadas antigas do Programa 5 Faixas? Clica aqui pra conferir!

Compartilhe: