5 faixas para ficar tranquilo e praticar esportes – Cota

5 faixas esporte

De tudo um pouco Música - Por Vai Ali

20/04/2020

A quarentena está deixando muita gente fora dos eixos. Ansiedade alta, estresse e muitas dúvidas sobre quando isso tudo vai acabar e vamos poder voltar com tudo ao normal. Mas, porque não dar uma chance pra praticar esporte e se exercitar um pouco, se desligar um pouco do mundo com esse 5 faixas dedicado exclusivamente pra isso?

A gente convidou dessa vez o Cota, músico natural de Ponte Nova e que está morando lá há algum tempo, mas criou suas raízes musicais aqui em Juiz de Fora. Cota é aquelas típicas pessoas que transmite tranquilidade, o que a gente mais está precisando nesse momento, né?

Com a quarentena, se conectou de novo com a composição, e mesmo estando a mais de 200km de distância, continua em contato com os músicos da cidade, através do projeto JamVirtual. A gente já citou um pouco sobre o Jam no último 5 faixas com o Rodrigo. “Esse é um dos projetos que que o público tem abraçado durante a quarentena, tendo até gente de fora do país, como Europa. A gente espera que depois disso tudo a galera continue abraçando a ideia”, conta.

Mas e as 5 faixas para os esportistas?

Cota comentou que é fã de música brasileira, e escuta muita coisa para praticar o Slackeline. Cota começou a pratica depois de algumas lesões sofridas por quedas com o skate. Depois de começar a praticar de forma amadora, com fita de caminhão, se apaixonou pelo esporte e depois migrou para o Highline, o Slackline praticado em altura.

“O Highline eu tive contato primeira no Rio de Janeiro, e foi uma experiência muito diferente. Mas a primeira vez que eu pratiquei, foi em São Thomé das Letras. Aquela cidade tem uma natureza maravilhosa, e foi uma experiência muito legal”, relembrou.

Para quem tem curiosidade de praticar o Slack e ainda tem receio fica a dia do Cota. “Geralmente em Juiz de Fora, algumas pessoas praticam na UFJF e geralmente o pessoal que pratica é bem receptivo. Tá com curiosidade? Pergunta como que é, pede ajuda, pergunta se pode subir, desde que com altura e distância pequena”.

Diante de toda essa paz e tranquilidade, as 5 faixas escolhidas por Cota teriam que ser assim né? Por isso, a gente tem música clássica, MPB, Reggae e artistas como Jorge Ben, Curumin, Nômade Orquestra. Ainda tem um Dub de Reggae instrumental, bem diferentão pra você curtir.

Sobre as suas composições, Cota explicou que fica um pouco com receio de como a galera vai receber, ou fica em dúvida sobre os arranjos. Mas quando isso acontece é no próprio público que ele pede opinião. “Quando surge alguma dúvida eu gravo alguma coisa solto no Instagram, dependendo de como a galera reage eu altero”.

Cota ainda comentou sobre a banda em que fez parte, a EleFunk. A banda toca grandes sucessos de Tim Maia e, em uma das apresentações Babu Santana, participante do BBB e que viveu Tim Maia no teatro, estava na plateia. “A gente teve a oportunidade de conversar com ele depois e ele elogiou muito, foi sensacional”.

Mais dicas pra passar bem a quarentena

Cota ainda indicou pra gente outras produções culturais bem legais. Filme “Sotaque Elétrico” que conta a história da construção da guitarra elétrica brasileira. “A guitarra elétrica no Brasil sofreu influência de vários países, por isso ela é tão singular.”

Além de um documentário sobre esporte, “Free Solo”, sobre Alex Honnold, o escalador solo mais bem-sucedido do mundo, se prepara mentalmente e fisicamente para escalar El Capitán, o paredão de 975 metros em Yosemite, sem cordas ou equipamento de proteção.

Cota indicou ainda dois livros: Os quatro compromissos, de Don Miguel Ruiz e Luis Fernando Martins Esteves; e O Solar da Fossa, de Toninho Vaz. “Esse segundo traz histórias da pensão Solar da Fossa onde moraram alguns dos grandes nomes da contracultura Brasil”.

Gostou desse 5 faixas? Fica ligado que durante a quarentena, todas SEXTAS e DOMINGOS rola a #Live5faixas, com artistas aqui da cidade. Um bate-papo comandado por Lucas Müller sobre música, hobbies, cenário, dicas e muito mais. Tu vai perder? Anota na agenda, siga o Instagram do Vai Ali e nos acompanhe por lá.

Perdeu as temporadas antigas do Programa 5 Faixas? Clica aqui pra conferir!

Compartilhe: