A Cidade e a Tecnologia em prol de uma Evolução Consciente

Cidadania Sustentavel - Por José Roberto Abramo

22/05/2021

Wanessa Bittar*

Atualmente muito preocupa o futuro das cidades e a nossa relação com os espaços e as coisas o que gera assim muitas incógnitas nas tomadas de decisões. Um pensamento que tem influenciado o entendimento para essa questão é que cada vez mais precisamos, sim, refletir sobre os sistemas de relações e interações criados por nós com o nosso meio ambiente. Não existe forma de inovar sem referências do que já foi produzido sendo bom ou ruim toda informação ou conhecimento podem ser utilizadas para o aprimoramento e avanço de nossa evolução enquanto partes que somos da natureza. E a tecnologia faz o seu papel de potencial ferramenta para esses registros que podemos também caracterizar por bens comum digitais. Neste sentido os recursos estão postos e o que então estamos dispostos a fazer para transformar o ambiente que nos habita para aumentar a qualidade de vida e a inteligência para o uso dos bens naturais e culturais?

Nesta entrevista, apresento Alzira Agostini Haddad, uma mulher admirável por seu histórico de muitas realizações e experiências profissionais na área cultural. Um dos destaques de seu legado para a cidade de São João del-Rei é o projeto Portal São João del-Rei Transparente que tem por objetivo inventariar o repertório local e estimular o empoderamento dos cidadãos para ações conscientes e significativas no espaço.

Vamos então ler um pouquinho do que Alzira registrou para nós?! Aproveite e assista também a entrevista no programa Pontuando com José Roberto Abramo.

 

Wanessa Bittar: Quem é Alzira Agostini Haddad?

Alzira Agostini Haddad:  Nasci e vivo na linda, filantrópica e histórica cidade de São João del-Rei. Tive a sorte de receber o impacto e o privilégio de viver em uma cidade tão cheia de riquezas naturais e humanas, ao mesmo tempo tão vulnerável. Desde criança participo de grupos e entidades sócio-culturais, minha cidade é pródiga em personagens especiais, despojados ou não, conhecidos ou não – o que mais importa para essas pessoas é contribuir, aprender e ajudar.
Recebi muito e sempre das pessoas e do mundo, pelo que tenho muita gratidão. Estudei em escolas públicas locais, estaduais e internacionais grande parte de minha formação – no colegial estudei em uma escola particular. Graduei-me em Psicologia pela UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei, com algumas especializações como “Revitalização Urbana e Arquitetônica” pela UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais, em “Conservação, Gestão e Valorização de Bens Culturais” pelo IILA-Instituto Ítalo Latinoamericano, Palazzo Spinelli, IPHAN e IEPHA, em “Desenvolvimento Local” pela OIT-Organização Internacional do Trabalho, sou pós graduada em Gestão Cultural com ênfase em Cooperação Internacional, curso de Gestão Colaborativa e Curso Hackeando a Burocracia da Colab University, entre outras dádivas e participações. Desenvolvi e participei de aproximadamente 800 ações sócio-culturais de pesquisa-ação através da Ong ATITUDE CULTURAL, muitas delas com o benefício da Lei Rouanet- apresentamos no portal detalhadamente todos os relatórios e prestações de contas virtuais com dados, imagens, vídeos, matérias e clipping de mídia etc, inventariadas no nosso Banco de Dados www.saojoaodelreitransparente.com.br. Atuei também como Co-gestora do Projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais, fui membro fundador do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-ReiAssociação Amigos de São João del-Rei, participei da equipe que criou o Inverno Cultural de São João del-Rei, hoje o maior projeto de extensão da UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei, onde trabalhei em diversas edições, empreendi pesquisasdocumentáriosexposições itinerantes a céu aberto, seminários, exposições/galerias virtuais.

Wanessa Bittar: O que motivou a criação do Portal São João del Rei Transparente?

Alzira Agostini Haddad: A beleza, a história de sofrimento e luta e a esperança esculpidos em cada etapa do processo de criação de minha cidade. Os impasses, confrontos, conflitos, justiças e injustiças – ainda se manifestam, presentes no cotidiano e nas diversas expressões populares ou eruditas que se refletem sistematicamente nas práticas comunitárias tão vivenciadas quanto discretas.  O desejo de retribuir e registrar as muitas e preciosas contribuições de nossos antepassados e contemporâneos bravos cidadãos. A nossa história apresenta as diversas escolhas e práticas que esculpiram a nossa identidade: as conquistas, o desenvolvimento, a formação etc e os seus custos. Muitas lutas. A cidade foi perdendo a sua arquitetura original a largos passos nas décadas de 60,70 e 80. No final da década de 90 foi criado o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João Del Rei , o que deu uma boa freada neste processo tão infeliz. E nós achamos que era necessário um Banco de Dados que pudesse contribuir com este trabalho de controle e proteção da paisagem urbana entre outros aspectos.

 

Wanessa Bittar: Qual a visão que guia as atividades deste espaço?

Alzira Agostini Haddad: Usufruímos diversas influências e acontecimentos, fomos abençoados com as presenças dos Franciscanos, de Missões de São Vicente de Paulo, das Carmelitas, dos sírio-libaneses, italianos etc. Uma inesgotável fonte de ensinamentos, lições de história e de vida –  com sua eterna busca por aprender e ensinar em meio a tantas contribuições culturais e obras primas, talhados por gênios, pensadores, obreiros diversos. A história e seus registros precisam ser preservadas e compartilhadas pois revelam a alma, os sentimentos, as trevas e a luz das memórias que jamais podem ser esquecidas, por serem referências do que não se deve repetir jamais, para que não se continue a destruir as pistas e evidências de uma comunidade. Identidade preservada favorece a percepção de rotas de saídas diferentes para um destino melhor, alternativas sinérgicas outras. Não podemos nos transformar em antigas fotos de uma identidade que já não nos representam, de tão descaracterizada, como aconteceu com tantas cidades na nossa região e no país.

Wanessa Bittar: -Como vc caracteriza o espaço? E como é a estrutura de trabalho do portal?

Alzira Agostini Haddad: Fazemos o melhor possível dentro do possível.
Uma rede de consultas de conteúdos em construção constante, é o que temos insistido em fazer no nosso www.saojoaodelreitransparente.com.br desde o ano 2000. Equipe mínima, sem patrocínio –  somos cientes da necessidade de se dar sequência, aprimorar, atualizar e aprofundar vários conteúdos. Esperançosos de que a participação da comunidade e de mulhers sejam muito mais representativa neste projeto como em todos os campos de decisões. Com muita perseverança, temos feito este mapeamento digital interativo registrando:

 

Portal São João del-Rei Transparente

www.saojoaodelreitransparente.com.br

 

Wanessa Bittar: Como foi o processo de planejamento e implantação do portal na cidade? dificuldades e oportunidades.

Alzira Agostini Haddad: Por conhecer e participar de inúmeras entidades e projetos da cidade, pude perceber que seria importante ter dados de tantas iniciativas incríveis registrados, uma vez que a internet e a tecnologia nos proporcionam tantas possibilidades. Muitas e muitas reuniões e encontros acontecem desde sempre na cidade, com todo tipo de preocupação, impasses, discussões, documentos, leis

, metas etc – precisamos conciliar e articular de alguma forma tantos potenciais. Com muita dificuldade conseguimos alguns apoios, tudo registrado com os agradecimentos na apresentação do portal. Logo nos primeiros anos/2003 e 2005, o projeto foi selecionado para participar da 1 e 2 CMSI-Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, pensei: então deve ser útil. O projeto já representou o Brasil 9 vezes em eventos internacionais.Estamos sempre acreditando que possa auxiliar a cidade.

Wanessa Bittar: Como vc percebe o uso do portal pela sociedade local?

Alzira Agostini Haddad: Atualmente estamos atualizando a plataforma, já tivemos mais de 600 mil acessos e parece que a comunidade gosta e utiliza bastante.

Wanessa Bittar:Como você tem preparado este projeto para ser um legado da cidade?

Alzira Agostini Haddad: Tenho pensado muito nisto e estou muito preocupada, vejo tantas iniciativas úteis saírem do ar pelos gestores não terem verbas ou falecerem. Já ofereci o portal para a Prefeitura Municipal e também para a universidade, mas eles não se interessaram. Mas acho mesmo que foi melhor, este tipo de projeto não pode jamais perder a autonomia. Estou levantando algumas alternativas, entre elas participar de eventos nacionais e internacionais sobre os temas afins de Laboratórios de Cidadania para juntos tentarmos encontrar saídas para iniciativas como esta.

Wanessa Bittar: – Na sua visão qual a contribuição do repertório local para os desafios da sustentabilidade? E como a tecnologia pode ajudar?

Alzira Agostini Haddad: SJDR é referência de muitas e ativas instituições filantrópicas sócio-culturais, que trabalham voluntariamente por anos e muitas há séculos, para o bem comum, o que é singularmente uma impressionante característica da nossa comunidade: acreditamos que contribuir é um dever e uma retribuição a tudo que recebemos ao longo da vida. A trajetória da comunidade de SJDR tem grandes méritos, obras e exemplos de práticas persistentes e incansáveis de educação humanista e patrimonial que atravessam os séculos silenciosamente a obrar por mais equidade e civilidade. Registrar criando uma rede esta experiência tão viva e rica certamente pode contribuir em várias instâncias.

Wanessa Bittar: -Qual a sua dica para uma cidade que pretende mapear o repertório local para estimular a criatividade, inovação e sustentabilidade?

Alzira Agostini Haddad: Levantar as contribuições, registrá-las e compartilhá-las. Juiz de Fora também tem um histórico riquíssimo de iniciativas maravilhosas e ações concretas pró-desenvolvimento mais humanizado e sustentável, como os projetos da Wanessa Bittar, do José Roberto por exemplo. Sigamos juntando as forças, somando os potenciais e buscando as possibilidades.

A cidade que sonhamos é a cidade que podemos construir juntos.

 

Informações

Wanessa Bittar* (autora deste artigo)

Diretora do Studio Dialeto

www.studiodialeto.com.br

55 032 99955-4004

Alzira Agostini Haddad
Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social
www.saojoaodelreitransparente.com.br
55 032 3371 1208/98829 0812

ASSISTA ESTE VÍDEO:

 

Compartilhe:

Tags: