Acooorda menina: contratar um profissional de marketing não é gasto é investimento

Marketing agora! - Por José Roberto Abramo

09/04/2021

Por Priscilla Thevenet*

Tenho ouvido e presenciado algumas situações muito comuns para a maioria dos profissionais do país. A desvalorização do diploma e da especialização, e ainda do tão buscado, know how, ou comumente conhecido “quem sabe faz ao vivo” (sic). Como chegamos ao ponto do saber fazer ser tão desvalorizado?

Atuo na área de marketing há quase 10 anos, e noto um aumento absurdo de pessoas sem nenhuma formação ou experiência, vendendo serviços de comunicação e marketing. A frase “qualquer um faz post”, nunca foi tão ouvida.

Mas vai aí um alerta, posicionamento de marca, aumento de vendas, credibilidade, confiabilidade e fidelização de clientes (alguns poucos exemplos), não são desenvolvidos apenas com posts no instagram. Exigem conhecimento e muito estudo. E são poucos profissionais que entregam com presteza.

Marketing não é xepa. E muito menos qualquer um faz.

Veja abaixo as principais vantagens que comprovam a importância da contratação de uma consultoria ou de um profissional especializado:

  1. evitar erros bobos:

Principalmente quando realizada no início do trabalho no digital, as consultorias servem para clarear detalhes simples das estratégias de marketing digital e inbound marketing. São nas pequenas coisas que normalmente times iniciantes cometem erros, e um bom direcionamento evita prejuízos. 

Então, além de evitar erros bobos, seu time de marketing consegue realizar ações mais eficientes logo nas primeiras tentativas.

  1. gerar insights:

Os momentos de consultoria normalmente são períodos de completa imersão do seu time nos estudos e principais tendências de marketing digital. Desses momentos sempre derivam ideias e insights valiosos para impulsionar diversas áreas da sua comunicação online, ou mesmo outros setores da sua empresa.

A própria visão “de fora” dos consultores especialistas também aparece como fonte de novas ideias.

É comum que na enxurrada de dados gerados diariamente dentro das campanhas de marketing você se perca nas análises e deixe passar buracos importantíssimos. Os consultores conseguem perceber essas oportunidades e melhor ainda: elaborar ações mais eficientes para elas.

  1. estratégias mais eficientes e econômicas

Puxando o gancho do tópico acima, os consultores especialistas têm experiência de campo e conhecimento apurado das estratégias mais eficientes e rentáveis. Através do diagnóstico realizado tanto do trabalho de marketing digital, quanto dos demais setores da sua empresa, eles conseguem vislumbrar qual ação será mais eficiente, onde e quando elas precisam ser aplicadas.

 

Quais tipos de campanhas são mais favoráveis para sua empresa? Qual o posicionamento que sua empresa deve ter? Qual o melhor momento e lugar para lançar suas campanhas? Quais características de sua persona podem ser melhores trabalhadas na jornada de compra? Quais palavras-chaves estão sendo desperdiçadas pela sua equipe?

 

Todas essas são exemplos de questões que uma boa consultoria de marketing digital irá solucionar para você, além de ensinar como chegar nas respostas.

  1. ampla noção da concorrência

Consultoria de Marketing Digital também oferece ampla visão de mercado e noção do que a sua concorrência está fazendo. Os especialistas aparecerão com relatórios comparativos de todas as ações dos seus concorrentes ao lado das suas. Além disso eles irão mostrar números do que tem que ser feito, o que deve ser melhorado e o que pode ser mantido.

Estratégias de benchmarking como essas são cruciais para absorver o que seu concorrente está fazendo de melhor e o que pode servir de inspiração para potencializar sua presença online e evitar que sua empresa fique para trás.

  1. aumentar roi (retorno sobre o investimento)

Por fim, tendo realizado a consultoria e aplicado toda estratégia elaborada pelos especialistas, logo você receberá os frutos desse trabalho. A motivação, os insights, o clima de inovação sentido por você e pelo seu time serão o gás necessário para alavancar seu trabalho de marketing digital.

O que os consultores mais vendem são resultados, logo seu trabalho será focado em trazer números positivos para sua empresa. Os seus ganhos estão diretamente ligados ao trabalho dele e principalmente a qualidade dos serviços.

Consultorias de Marketing Digital são elaboradas por profissionais que concentram anos de trabalho e experiência direta com o mercado, e precisam estar constantemente atualizados com relação às principais estratégias de otimização de resultados. No final, o esperado é um ROI positivo.

Esses são só alguns exemplos do quanto esse profissional vai agregar ao seu negócio. A dica é, tenha estratégias inteligentes. Quem só pensa em dinheiro, acaba amargando prejuízo e perdendo tempo.

LEIA TAMBÉM:

Porque Juliette é um fenômeno na internet?

 

Compartilhe:

Tags: