Artistas do nordeste que você precisa conhecer

Dia nacional da cultura nordestina

Cultura Curiosidades - Por Vai Ali

02/08/2019

Caracterizado por um povo de riquezas seja culturais, gastronômicas e sociais, o povo nordestino comemora hoje (02) o dia nacional de sua cultura. Por isso, resolvemos listar alguns dos artistas singulares do Nordeste que revelam um pouco da cultura popular um retrato do Brasil em seu melhor ângulo:

 

Braulio Bessa

Conhecido por ser “ativista da cultura nordestina” Bráulio é um dos mais conhecidos defensores da cultura nordestina. Cordelista, poeta e palestrante, já escreveu dois livros contendo seus versos. Confira um dos poemas de Bráulio disponível no site oficial.

 

Clarice Lispector

Conhecida por suas obras de romance, contos e ensaios, Clarice nasceu na Ucrânia, porém emigrou para o Brasil muito jovem, com aproximadamente um ano de idade. Seu nascimento ocorreu em meio a fuga de seus pais devido a Guerra Civil Russa, por isso a autora que desembarcou em Maceió, passando por Recife, a qual relata ser sua terra natal. Quanto a Ucrânia, Clarice não possui nenhuma ligação. “Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo”.

 

Perron Ramos

Focado na xilogravura, arte esculpida na madeira, Perron exprime em suas obras a simplicidade de elementos do Nordeste como a natureza, folclore e a simplicidade do povo nordestino. O artista recifense busca expressar em suas obras  essa distinta estética para atingir maiores massas, dentro e fora do mundo digital, lembrando a importância da arte, costumes e peculiaridades do povo nordestino brasileiro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

A Casinha Mágica e o Cajueiro (OBRA DISPONÍVEL) Pintura mista • Papel kraft 400g • 32x57cm • moldura e vidro

Uma publicação compartilhada por Perron Ramos (@perronramos) em

 

Eduardo Lima

Nascido em Capim Grosso, cidade a 276 quilômetros de Salvador (BA) e iniciou seu trabalho tardiamente aos 20 anos, devido as circunstâncias da vida. A princípio, não tinha estilo definido, pintava o que as pessoas encomendavam, o que começou a incomoda-lo. Com o tempo, viu que as riquezas do sertão não eram lembradas pelos telejornais, que retratavam sempre as paisagens secas e sofridas. Por isso, definiu seu estilo e foi em frente. Hoje, trabalha com algumas galerias em Salvador (BA). Blumenau (SC), Guarapari (ES) e Roma (Itália).

 

Russo Passapusso

Nascido em Feira de Santana, Bahia, iniciou seus trabalhos na banda Baiana System grupo musical de rock e reggae brasileiro. Sua carreira-solo se inicia em 2014, quando lança os singles “Paraquedas” e “Flor de Plástico” em seu site oficial, seguido do álbum “Paraíso da Miragem”. A obra conta com influências autobiográficas de Russo e ritmos que vêm do samba e do soul.

 

Veja também

10 escritores nacionais da atualidade que você precisa conhecer

 

Compartilhe:

Tags: