Vamos falar de branding?

Branding MKT

Marketing agora! - Por Vai Ali

01/06/2020

Você provavelmente já ouviu falar em Branding. Mas será que sabe definir sua importância e como é desenvolvida sua construção? Branding é um conjunto de ações estabelecidas para a construção de uma percepção positiva quanto à marca junto ao seu público. Dessa forma, contempla todo o processo de gestão de marca (Brand Management), com o objetivo de aumentar a sua notoriedade.

Outro ponto importante e que vale a pena ser destacado é o lugar que a marca busca preencher através de suas ações. Ele está situado não apenas na mente do consumidor, como também em seu coração, o que faz dela a melhor escolha tanto por aspectos racionais quanto emocionais.

Ao pensar em branding, você busca construir uma personalidade para a marca. Para isso, leva em consideração os valores da empresa, seus colaboradores, o tom de voz, logomarca e as cores que utiliza na sua comunicação visual.

Tudo isso, de forma global, deve ser utilizado de forma a despertar sensações e percepções, que podem ser conscientes ou não. O resultado está na escolha pelo consumidor da sua marca e do que ela oferece.

Vale ressaltar que essas conexões não acontecem da noite para o dia. Ou seja, a estratégia deve ser traçada a longo prazo.

“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente.” Essa frase do designer, Walter Landor, nos ajuda a compreender o conceito de marca. Isso porque, a personalidade da marca não é construída com base em apenas um elemento específico, mas no conjunto de vários deles.

Ou seja, a marca é tudo aquilo que remete a você e o representa, seja uma característica física ou não. É ela que torna o seu produto ou serviço exclusivo e especial, diferenciando-se dos concorrentes.

Por isso, podemos dizer que, quanto mais clara essa distinção, mais enraizada a marca estará na mente do seu público. Lembrando que a marca também é aquilo que envolve a percepção do seu consumidor.

Portanto, você precisa conhecer bem sua marca para trabalhar de forma sútil seu branding – e não impor seus valores.

Marcas como Coca-cola e Red Bull, fizeram uma construção tão sólida e única da marca, que usam os mesmos “slogans” há anos. Quem nunca ouviu Red Bull te dá asas? Mas nem só de frases de efeito uma grande marca vive, é necessário estar presente no imaginário das pessoas. De forma vívida e constantemente lembrada. O melhor branding para sua marca é o inesquecível!

Leia mais sobre Marketing!

Dos 100 ao 1 milhão: como atrair seguidores reais

Marketing de Influência: como usá-lo sem se tornar uma armadilha

 

Compartilhe:

Tags: