Čao Laru lança Čao La Chama com Tata Chama & As Inflamáveis

cao laru lança cao la chama

Cultura Entrevista Música - Por Vai Ali

16/05/2020

Recentemente, o grupo Čao Laru lançou uma session especial com a galera da Tata Chama & As Inflamáveis, o Čao La Chama. Foi gravado aqui em Juiz de Fora, no Espaço Cultural Bananal, dias antes da gente entrar nessa loucura de isolamento social.

Calma, não conhece Čao Laru? A gente bateu um papo com eles durante a #live5faixas e vamos te contar tudinho.

 

Čao Laru

O Čao Laru (pronuncia-se Tchau Larru) é formado por músicos do Brasil, Argentina e França que se conheceram em 2015, durante o mestrado em Pedagogia Musical, em Rennes, na França. Desde então, o grupo já passou por mais de 20 países e lançou dois discos, “Kombiphonie” (2018) e “Fronteiras” (2019), além de um primeiro EP chamado “Čao Laru”, lançado em 2016. No ano passado, a turnê de “Fronteiras” rendeu mais de 150 shows que passaram por 21 estados brasileiros e 5 países na Europa.

Respondendo uma pergunta super frequente que eles recebem, Čao Laru é a junção da expressão Oi/Tchau (Čao), muito comum no leste europeu, e A Rua (La rue, Laru). Por terem começado tocando na rua, era uma saudação que o pessoal naturalmente falava. E que também, por estarem sempre com o pé na estrada, fazendo shows por onde passam, o nome diz muito o que a banda é e representa.

Em sua breve apresentação, eles dizem que, desde então, Čao Laru “lançou 3 discos e fez mais de 600 shows. Passou por 23 países, tocou 514 vezes “Lule Lule”, percorreu 9 vezes o diâmetro da Terra, comeu 200 quilos de tapioca, trocou 39 pneus, abraçou mais de 25.000 pessoas, mudou de baixista 7 vezes e, em 2020, conta com 7 integrantes, de três países diferentes, e 24 instrumentos no palco. Em 2020, lança “LIBRE”, seu quarto álbum.” E a gente já te conta também sobre ele.

 

Čao La Chama

Daí você se pergunta: como é que Čao Laru se junta com Tata Chama & As Inflamáveis para essa session especial?

A história das duas bandas começam a se cruzar em 2016 quando o Čao Laru fez seu primeiro show em Juiz de Fora. Show esse que Nicolle Bello assistiu e conheceu a galera da banda. Nos anos seguintes, eles sempre voltaram a fazer shows em JF, onde acabavam se hospedando na casa de amigos, inclusive no próprio Bananal, onde Nicolle morava com algumas amigas que, em 2017, viriam a fundar o grupo Tata Chama & As Inflamáveis. Hoje, Nicolle é uma das vocalistas da Čao Laru – sim, temos uma juizforana representando a nossa cidadezinha!

Daí esse ano a banda voltou a Juiz de Fora, num show lá no Uthopia, em que Tata Chama também se apresentaria. O encontro aconteceu e naturalmente a vontade de tocarem juntos e registrarem esse momento surgiu. Eles contaram que foi tudo muito rápido, “a gente decidiu e começou a pensar: quem pode gravar, onde podemos tocar?”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

A gravação

“Com pouquíssimo tempo, acionamos diversos contatos pela cidade afim de achar profissionais dispostos a fazer a direção, captação e edição das imagens e chegamos no Rodrigo Ferreira que topou fazer a direção desse trabalho. O Joel Rocha, integrante da Čao Laru se responsabilizou pela captação e edição do áudio. Também aproveitamos o próprio show no Uthopia para divulgar a ideia e assim conseguimos garantir uma verba mínima para ajudar com os custos da produção. Assim se fez Čao La Chama.”, conta Pedro Destro, baixista do Čao Laru.

A gravação aconteceu de forma coletiva, com a ajuda de vários amigos nas filmagens, som, cenografia e parte técnica, mantendo assim o espírito característico da história do espaço e, porque não, das bandas. Nicolle nos conta que “a definição do set list fluiu de maneira muito simples e natural, já que as bandas conhecem muito bem o repertório do outro grupo. Cada um deu suas sugestões, as músicas que gostariam de tocar juntos e assim chegamos neste show composto por 8 músicas”.

E não gente, nem a gente nem eles conseguimos escolher uma única música somente para nomeá-la como a melhor. “É muito difícil responder essa pergunta” conta Destro, “eu, particularmente, gostei muito de ‘Amazonas’”.

Toda essa energia, essa conexão entre eles, podemos sentir nas oito faixas do Čao La Chama. O vídeo foi dirigido por Rodrigo Ferreira e a captação de áudio, mixagem e masterização é de Joel Rocha. A produção foi por conta das duas bandas. A assistente de direção é Natália Elmôr e as imagens foram captadas por Rodrigo e Taua Klonowski. Assiste aí:

 

Composições

Dentre as oito faixas da session, quatro são músicas do grupo. Temos Vole, Não Estaremos Sos, Teu Dolar Não Vale Mais e Amazonas. Essa última faixa, que fechou a session deixando todo mundo arrepiado, quase não foi pro disco novo, Libre. “Amazonas quase não entrou no disco, porque o Noubar desistiu da música na metade. Ai eu ajudei compondo um trecho que faltava e o resto fluiu”, conta Nicolle.

Todas as faixas que compõem são colaborativas, “tem um pedacinho de cada um dos integrantes no disco novo”, por exemplo.

Aliás, se inscrevam no canal deles porque vira e mexe sai um vídeo novo por lá. O último que saiu é com uma música maravilhosa, que também faz parte de Libre – aproveita e ouça também.

 

Libre | Čao Laru

Dia 31 agora, em maio, sai o novo disco do Čao Laru, intitulado Libre. E pra viabilizar o projeto, eles lançaram um financiamento coletivo no Catarse. O momento é delicado, todo mundo sabe, e eles pensaram “esse será que é o momento certo de fazer um financiamento coletivo?” E a resposta foi sim – “todos nós precisamos de arte pra nos alimentar! Todos nós estamos lendo, assistindo filmes e séries, dançando nas suas casas e apartamentos, e ouvindo e vendo muita música acontecer, graças aos festivais online, às lives e à produção desenfreada de tantas bandas, artistas e produtorxs que não param de trabalhar.”

E além de ajudar no novo disco, eles ainda contribuirão com 21% do valor arrecado à alguns projetos sociais que necessitam nesse momento. Além disso, criaram como recompensa cotas para financiar shows em lugares onde a música possa ter um poder de transformação da rotina: asilos, APAEs, CRAS e escolas públicas. Incrível, né?

Pra saber tudo do financiamento, é só acessar o link abaixo. Lembrando que se você que tá aí, lendo essa matéria agora, não puder ajudar financeiramente, ajude compartilhando tanto o Catarse como o trabalho deles também.

 

Dica Extra

Tá curtindo até agora? Temos uma dica final. O Čao Laru fez a turnê Fronteiras, como dissemos ali acima. Durante a passagem pelo nordeste, eles gravam um documentário super legal que traz os bastidores da viagem da banda, dentro de uma Kombi, de São Luís (MA) a Salvador (BA).

“As pessoas que o grupo encontrou pelo caminho, os shows, as paisagens, a estrada, os perrengues e as alegrias: o documentário é mais que um relato de viagem, é uma visita aos bastidores da profissão de artista.

Só assiste, vai:

 

ps: no domingo, dia 17 de maio, vai ter uma live incrível do Čao Laru junto com Tata Chama & As Inflamáveis, as 19h, pelo Instagram do @caolaru. Anota aí e não perde.

 

Leia também:

Novo lançamento da Mauloa conta com lado A e B de “Seu Doutô”

5 faixas pra você deixar as lágrimas rolarem

Compartilhe: