Como montar um Delivery e ser Sucesso

Empreendedor 4.0 - Por José Roberto Abramo

19/11/2020

Programa Pontuando do canal de  José Roberto – Debate com José Roberto,  Rogério Paschoalino e Ronald Platz.

Porque o Delivery Cresce neste momento?

Por Rogério Paschoalino*

Olá pessoal, muitas pessoas têm me perguntado como montar um negócio, que ofereça lucro rápido, com pouco investimento. A boa notícia é que é possível, mas … existe um caminho curto e rápido a ser trilhado antes, pois vai depender de várias situações e do seu objetivo.

Estamos em um período de transição, como falei na coluna: https://vaiali.com/blog/mundo-fluido-liquido-sem-formas/ e nesses tempos, de incerteza, a opção por delivery, faz com que o investimento em estrutura seja muito menor, melhorando o payback, pois há somente a produção e entrega, sem necessidade de investir em frente de loja, iluminação, mesas, salão de atendimento, manequins, vitrine ou tudo o que precisa para atender o cliente fisicamente na empresa.

Não existe mágica pessoal, se investir 50mil e faturar 30mil ao mês estiver bom para os seus objetivos, vamos trabalhar para que esse resultado aconteça e ir crescendo, isso é possível, e desse faturamento, qual a lucratividade? Essa é pergunta que os futuros empreendedores deveriam fazer. Quanto vou investir e quanto devo vou lucrar ao mês?

Que caminho é esse? Eu o chamo de Jornada 360º, onde analisamos todas as interfaces do negócio, cliente no centro, canais de relacionamento com o cliente cada vez mais digital, logística, parcerias, recursos necessários, como é a entrada de dinheiro, o custo fixo e como a tecnologia pode ajudar o seu negócio; tudo isso a fim de entender os objetivos do empreendedor que me procura e onde podemos chegar com o investimento que ele possui.

Sabendo Investir – Esta é a hora.

Delivery de comida

Existem inúmeros meios de se investir pouco e obter algum retorno razoável, neste artigo, vamos considerar apenas o mercado tradicional, pois há outros meios, como por exemplo, fazer dinheiro diário na bolsa de valores, dar cursos on line, criar parcerias com grandes empresas e se tornar seu representante, criar algum produto ou serviço do zero, para isso apenas de um computador e conhecimento basta. O foco no delivery foi motivado por muitas buscas em nossas redes sociais e, possivelmente devido á pandemia, que fez com que muitos empreendedores reinventassem o seu negócio, oferecendo essa plataforma.

Todos os tipos de negócio dependem de uma coisa fundamental, seu negócio deve ter relação com suas crenças, seus valores, sua essência. Acredite, isso o levará a outros níveis de sucesso e satisfação pessoal, por vários motivos, primeiro porque as pessoas que fazem o que gostam acabam passando isso ao cliente, e isso se reverte em compras, depois, pelo simples motivo de, quando um desafio se apresentar, ele é mais facilmente ultrapassado.

Delivery está em todos os nichos

Vamos ao delivery. Quando se pensa em delivery, vem à cabeça alimentação. E existe um universo de demandas reprimidas de outros nichos, vestuários, vários tipos de serviços, já pensou que o UBER é um delivery de motorista assim como a Netflix é um delivery de filmes?

Agora é a hora das Dicas

O que você oferece pode ser levado ao cliente? Aqui quero que se atente à entrega de qualidade, com embalagens próprias e criativas, pessoas treinadas, opções de pagamento, opção de contato zero com o cliente, até mesmo deixar roupas para experimentar e pegar depois … as opções são infinitas e todas devem ser estudadas, para que você empreendedor e cliente fiquem satisfeitos. E afirmo que se até grandes marcas estão indo até o cliente, alguma demanda tem aí e pode ser explorada.

Independente do seu negócio, prepare-se para oferecer uma experiência diferenciada, esse é o grande ponto, pois ao abrir a internet, haverá muitas opções, faça o cliente optar por você.

Como faço isso há uns 8 anos, vou deixar algumas pistas de sucesso!

Treine a sua equipe! A pessoa que atender tem que conhecer produtos e preços, não pode haver dúvidas. Simpatia, cordialidade e empatia são obrigatórias.

A pessoa que produz, a que embala, a que leva, todas devem estar em sintonia e sabedores de todos os produtos e condições da empresa. Cada negócio tem sua particularidade, como os nossos leitores e leitoras são inteligentes, saberão fazer o direcionamento para o seu negócio.

Facilite o pagamento, aceite todos os meios possíveis.

Organize a empresa para esse tipo de serviço. Entregue o pedido completo, isso garante satisfação e perda de dinheiro pelo custo do reenvio.

Garanta a segurança, tanto dos alimentos quanto de outros produtos frágeis.

Facilite o contato, esteja em todas as redes e faça a interação de forma gentil, rápida e personalizada. Inclusive faça a divulgação em todas as mídias possíveis, resolva a dor do cliente, só fotinha de produto não basta.

Tenha embalagens criativas e até interativas, já comece sua diferenciação antes mesmo da experimentação.

Seja ágil na entrega, se prometeu 30 minutos, faça em 29 minutos! Tenha parceiros que possam ser acionados em dias ou horas de pico.

Aplicativos já existem aos montes, para todos os setores, logo, não é necessário esse investimento, a não ser que você queira reter a comissão que é repassada e manter a base de dados sob o seu controle.

Ofereça promoções para fidelizar e trazer novos clientes, envie mensagem em datas comemorativas e aniversários. Peça feedback, sempre; e os leve em consideração, é a forma mais barata de entender e satisfazer o cliente.

Um sistema de delivery ajuda muito para que você saiba os números do seu negócio, o que vende bem, o que tem maior margem de lucro, o melhor dia de venda, então compensa investir em um sistema desse.

O cliente deve estar sempre no centro de sua operação.

O Norte do negócio Você descobre.

O foco em resultados vai nortear se está indo bem ou não, e nesse caso, ajustes podem ser feitos, afinal, todas as grandes empresas passam por modificações constantes.

Pessoal, existem inúmeras oportunidades, perceba as suas necessidades e as das pessoas próximas à você e tente resolver aquela dor, pode ser um bom início.

Atente-se para manter suas notas altas, tanto nos aplicativos quanto no Google, Facebook ou outra rede. Notas altas trazem novos clientes, e de forma barata!

Cumpra o que prometeu e o mercado fará o resto!

Desejo o maior sucesso do mundo, e, caso queira, sinta-se à vontade para entrar em contato com a gente, adoramos isso!

Leia Também:

Mundo V.I.C.A. você vive nele, tá sabendo?

Compartilhe: