Como publicar um livro através de uma editora tradicional?

Você Escritor - Por José Roberto Abramo

19/01/2021

Por Fernanda Vizian*

Publicar livros nunca foi uma tarefa fácil, nem para autores iniciantes, nem para os mais experientes. A cada dia, são centenas e centenas de novos títulos sendo lançados no mercado, mas isso não significa que não há uma oportunidade para você e sua obra.

Se você deseja se lançar no mercado editorial, deseja que desconhecidos leiam a sua obra, você tem algumas escolhas. Você pode ter sua obra publicada por 4 caminhos: através das plataformas digitais, pela autopublicação, pelos prestadores de serviços ou através das editoras tradicionais, que é o tema do artigo de hoje.

O que é uma editora tradicional?

A editora tradicional é aquela seleciona, produz e comercializa livros. O lucro dessa editora vem através da venda de livros e não de um serviço prestado. Os catálogos dessa editora seguem uma linha editorial em torno de uma temática.

A DarkSide é a grande casa do Terror, por exemplo. A Todavia trabalha com traduções de clássicos e autores de não ficção. E por aí vai…há editoras especializadas em literatura infantil, poesias, em histórias em quadrinhos, em textos acadêmicos…. Portanto, se você deseja enviar seu manuscrito a uma editora, procure antes saber sobre a linha editorial dela.

Como enviar o meu original?

Como essas editoras vivem de vender livros, não é qualquer texto que vai interessá-las. Isso porque todo o investimento na produção, impressão, distribuição e marketing sairá do próprio capital dessa editora. Sendo assim, ela apostará suas fichas em livros comerciais.

E aí entram os livros estrangeiros, já publicados e aprovados por outros mercados ou os autores nacionais que já tenham renome em suas áreas e que já tenham um público construído. Se você for essa pessoa, atente-se para uma boa apresentação do seu original.

Nem sempre os editores terão tempo de ler toda a sua obra, por isso, as primeiras páginas são cruciais para chamar a atenção para o seu livro. Pague um profissional para revisar seu livro antes de encaminhar para as casas editoriais.

Além disso, prepare uma biografia e uma carta de apresentação que dialogue com a proposta editorial daquela empresa.

Vantagens de publicar por uma editora tradicional

Ser publicado por uma editora tradicional é contar com uma máquina capaz de alavancar seu livro. Você não precisa se preocupar com nada relativo à produção, pois são eles que definirão tudo. Seu livro será distribuído nas principais livrarias físicas e online e terá um suporte de marketing e imprensa para que sua obra seja exposta na mídia e em feiras literárias.

Desvantagens

As editoras tradicionais recebem pilhas e pilhas de originais semanalmente. A análise costuma demorar muito e, nem sempre, os autores recebem algum retorno. Nesse caminho, você não tem nenhum controle sobre a produção, tudo é decidido pela editora e ela pode, inclusive mudar partes do seu texto se achar pertinente. Do valor do preço de capa, você recebe 10%. Ou seja, seu livro precisa vender muito para que você receba um valor considerável.

Ficou com alguma dúvida? Relate nos comentários que eu terei o maior prazer em respondê-lo!

 

Leia Mais

Frete barato: como enviar seu livro cobrando pouco

ASSISTA O VÍDEO

Compartilhe:

Tags: