Como saber qual é o público-alvo do meu livro?

Você Escritor - Por Vai Ali

11/07/2020

Definir e conhecer seu público-alvo antes da publicação da sua obra é essencial para divulgar seu trabalho com sucesso. Saber para quem você escreve durante todo o processo de criação e publicação pode ser considerada uma técnica de marketing. E das mais eficazes, pode acreditar!

A medida que você compreende melhor quem é seu público-alvo, maiores são as chances de estabelecer uma relação mais profunda entre autor e leitor. E isso tanto vale para quem está começando na literatura, como para autores experientes que ainda não tem obtido o resultado esperado.

Como, então, saber qual é meu público-alvo? Veja as dicas abaixo:

Temática do livro

São muitos os gêneros literários e muitos autores escrevendo sobre uma mesma temática. O primeiro passo na identificação do seu público-alvo é definir qual o gênero literário do seu livro e como você, enquanto autor, pode se diferenciar nesse nicho de mercado.

Classificação etária

Um gênero como o chick-lit é um nicho muito relevante que atinge diretamente o público jovem feminino. São romances leves e divertidos que retratam questões das mulheres modernas. Entretanto, nada impede que uma mulher de 50 anos, por exemplo, possa se interessar pelo seu tema.

É preciso conhecer seu público-alvo com profundidade para saber o que ele sente falta de ler no seu segmento e, assim, produzir algo que venha chamar a atenção na sua obra.

Formato

Tenha sensibilidade para perceber qual a preferência de leitura do seu público-alvo. Livro físico, livro digital, audiolivro? Os hábitos e as tendências de consumo dos leitores tem mudado bastante e, perceber e acompanhar essas mudanças, é de suma importância para saber como sua obra será disponibilizada.

Lembre-se que hoje o seu leitor é um usuário multiformato!

Com o seu conteúdo pensado e direcionado para o público-alvo correto, você conseguirá oferecer uma experiência de leitura mais prazerosa. Aproveite as redes sociais para interagir e se comunicar diretamente com seus leitores. Quem torna você um autor é o seu leitor. Por isso, respeite-os, considere-os. Isso só irá melhorar o seu trabalho e aumentar o seu reconhecimento!

Tem interesse em publicar um livro e não sabe como? Que conhecer mais sobre o processo de publicação? Siga as redes da Editora Paratexto e fique por dentro!

Compartilhe: