Conheça Matheus Engenheiro e toda a leveza do seu novo single

Com uma sensibilidade única e esbanjando delicadeza, Matheus Engenheiro, cantor e compositor juiz forano se prepara para lançar seu mais novo clipe “Chega Devagar”, nessa segunda-feira.

Matheus Engenheiro começou sua carreira musical como diretor criativo da MC Xuxú – uma das artistas pioneiras no movimento musical trans -, dirigindo e editando seus vídeos para a internet, docs e o clipe da faixa “O Clã”. Também criou videolyrics e vídeos gráficos para artistas como Elza Soares, Luciana Mello e Alice Caymmi. Foi vocalista de uma banda de jazz em Juiz de Fora antes de decidir focar em seu trabalho autoral. Em 2019, lançou o single autoral e videoclipe “Mente pra Mim”, sendo responsável também pela direção e edição das imagens.

Em “Chega Devagar” é possível curtir um som leve, atmosférico e que pode ser descrito como POP/Alternativo. Sem dúvida, um single marcante que logo na primeira semana de lançamento já se tornou capa da playlist Indie Brasil no Spotify. Quer saber um pouco mais sobre esse novo trabalho?

Confere a nossa entrevista especial com o Matheus Engenheiro!

 

1) De onde surgiu a inspiração para esse novo single?

Não sei se foi bem uma inspiração. Na maioria das vezes eu componho sem pensar muito; depois, quando eu vou ler e organizar as coisas, eu começo a entender o que eu escrevi. O caso de Chega Devagar foi bem esse: eram duas músicas diferentes. Eu achei que elas se completavam e resolvi juntar tudo. Hoje eu entendo que eu escrevi sobre delicadeza e ansiedade.

2) Quais as suas principais referências musicais e estéticas para Chega Devagar?

Em termos de composição, acho que a Rita Lee é a minha principal referência. Eu me identifico muito com a simplicidade das palavras que ela escolhe e como consegue ir tão fundo desse jeito. Para o clipe e o visual do single eu parti do conceito de um paraquedas como símbolo de chegar devagar, amortecer. Depois eu lembre de uma música da Baby do Brasil que se chama “Um Auê Com Você”. Ela fez essa música quando estava na praia e viu um paraquedista com dificuldade para descer; ela mandou energias para ele e deu tudo certo com o pouso. Uma vez eu vi ela contando essa história para a Sarah Oliveira em uma entrevista e achei lindo demais. O meu clipe vai ser mais ou menos assim, só que a paisagem é bem mineira. Filmamos em Antônio Carlos.

3) Ele se conecta de alguma forma com a seu outro trabalho, Mente pra Mim?

Chega Devagar se conecta super com meu primeiro trabalho, Mente pra Mim. As duas falam sobre dramas da minha geração, como ansiedade e quebra de expectativa, de um jeito leve. A dança também é um aspecto que está presente nas duas. Talvez esteva sempre presente no meu trabalho.

4) O que podemos esperar do lançamento do clipe?

O clipe está super leve e solar. Tem muitas coisas que eu gosto: uma coreografia bem forte, paisagens lindas, e muito crochê, em uma parceria que fiz com o estilista cearence David Lee, maravilhoso.

5) Como tem sido pra você a recepção da música Chega Devagar que já virou até capa da playlist “Indie Brasil” no spotify?

Eu confesso que tinha o objetivo de entrar em uma playlist editorial do Spotify e do Deezer e trabalhei para isso. Mas foi uma surpresa enorme virar capa da Indie Brasil na semana do lançamento. Por causa disso, muita gente que nem ouviria minha música conheceu meu trabalho. Eu fiquei muito, muito feliz, que o pessoal tem curtido e se identificado com Chega Devagar. Torcendo para todo mundo amar o clipe também!

6) Quais os próximos passos da sua carreira? Já tem um novo single em vista?

Esse ano eu ainda vou lançar um ep de remixes do Chega Devagar, todos bem diferentes uns dos outros, e mais uma música nova! Mas ela ainda não tem título. hehehe

Curioso pra assistir esse clipe lindo? Então, aproveita que já está no ar!

 

Se você, assim como nós, já se tornou fã do Matheus, acessa o Instagram e canal dele no Youtube para conferir os outros trabalhos dele. Lembrando que é possível curtir os singles em todas as plataformas, aproveite!

miriam-vaialiindica

Leia também:

5 faixas para ficar por dentro da cena musical de JF

Novo lançamento da Mauloa conta com lado A e B de “Seu Doutô”

Compartilhe: