Cresce a produção e venda de e-books e audiolivros

Você Escritor - Por José Roberto Abramo

13/09/2020

*Por Fenanda Vizian

A pesquisa “Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro”, divulgada recentemente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), apontou que a produção e o faturamento de e-books, audiolivros e outras plataformas de distribuição de conteúdo cresceu 140% em três anos.

Os Conteúdos

O conteúdo digital foi pesquisado em três categorias: Ficção (literatura infantil, juvenil, jovens adultos, literatura geral, poesia), Não-ficção (biografias, ensaios, autoajuda negócios, espiritualidade, religião) e Científico-Técnico- Profissional (CTP). Do faturamento total, R$ 71 milhões foram de unidades vendidas e R$ 32 milhões de outras plataformas, como assinatura e biblioteca virtual.

Apesar do conteúdo digital representar apenas 4% de todo o mercado editorial brasileiro, o acervo digital está crescendo exponencialmente. Atualmente, são 71 mil títulos distribuídos online, entre e-books e audiolivros. Somente no ano passado, foram quase nove mil novos títulos lançados. Em três anos, foram vendidas 4,7 milhões de unidades, sendo 96% e-books e 4% audiolivros.

O que é um e-book?

E-book é uma abreviação do termo inglês “eletronic book” que significa livro digital. Geralmente são 20% mais baratos que os livros físicos, podendo ser lidos em dispositivos específicos como os e-readers, ou em tablets, computadores e smartphones.

Os e-books são encontrados em sites de editoras, de distribuidoras ou baixados gratuitamente em sites específicos na internet.

O que é um audiolivro?

O audiolivro é um livro falado, ou seja, seu conteúdo é narrado na íntegra por profissionais, trazendo uma melhor experiência para os ouvintes. São disponibilizados em formato mp3 ou com o áudio embutido no próprio e-book da obra.

Tanto o audiolivro quanto o e-book podem ser estruturados segundo as normas de acessibilidade. Assim, pessoas com deficiência visual (seja baixa visão ou cegueira), dislexia ou com alguma condição motora que dificulte o manuseio tradicional do livro físico podem, através dos conteúdos digitais, alcançar uma independência literária que antes não tinham.

Tem o sonho de publicar um livro e não sabe como? Acesse as redes da Editora Paratexto e solicite um orçamento personalizado para sua obra.

O que é autopublicação?

 

Compartilhe: