Dia do Cliente é TODO O DIA!

Marketing agora! - Por José Roberto Abramo

16/09/2020

Por Priscilla Thevenet*

Confira dicas para você valorizar a peça fundamental do seu negócio, seu cliente.

No dia do cliente, que acontece todo o dia 15 de setembro, algumas marcas se lembram de valorizar essa peça fundamental nas relações de compra e valorização de marca.

O que muitas vezes, elas se esquecem é que o dia do cliente deve ser TODOS OS DIAS, independente dele gastar “rios de dinheiro” com você ou fazer compras mais econômicas uma vez por mês.

Todo cliente deve ser valorizado e lembrado disso.

Para isso reuni algumas dicas fundamentais para que seu cliente permaneça satisfeito e fiel ao seu produto ou serviço.

  1. Atendimento ágil

Ninguém quer esperar uma eternidade para ter resposta, por isso, trabalhe com agilidade nas respostas e além disso, amplie seus canais de comunicação. Seu SAC deve atuar em diversas frentes, não só por e-mail. Invista em automação do whatsapp Business (API), chat e inbox/comentários das redes sociais.

Isso mesmo, as redes sociais tornaram-se um excelente canal para tirar dúvidas e se aproximar de seus clientes. Não deixe aquela pergunta ou mensagem privada esquecida no limbo (sic).

  1. Simpatia e empatia no atendimento

Uma das áreas mais importantes para a fidelização dos clientes é o setor de atendimento. É FUNDAMENTAL que o cliente tenho o melhor acolhimento possível. Que seja tratado com o máximo de cuidado e lá vem a dica de ouro, seja tratado de forma ÚNICA.

Ele não é mais um número, ele é o JOÃO de Juiz de Fora que é advogado e ama livros de C.G. Jung. Torne o seu cliente especial e ele vai voltar constantemente a sua loja ou seite.

  1. Preocupe- (genuinamente) com o mundo e a sociedade

Marcas que se preocupam verdadeiramente com a sociedade e usam sua influência e capital em programas ou iniciativas sociais são os queridinhos do público.

Mostram-se engajados e assim próximos as pessoas. Marcas não podem apenas se preocupar com números, devem se preocupar, acima de tudo, com o bem-estar das pessoas.

Um dos exemplos mais conhecidos é o McDia Feliz, realizado pelo Mc Donalds, que se tornou uma das campanhas em prol de crianças e adolescentes com câncer que mais arrecada fundos para a causa no país.

  1. Precifique seus produtos nas redes

Essa dica vai especialmente para as lojas de artigos de consumo como roupas e sapatos.

Seu preço é um segredo? Se não for, porque não divulgá-lo, junto com a foto do seu produto? O cliente quer comodidade e praticidade, não quer ter que “correr atrás da resposta”.

Muitas lojas não incluem o preço, com a expectativa de atrair o cliente para o inbox ou seu whatsapp, mas a maioria do público não quer ter que perguntar, ele quer já conseguir ver o preço de forma simples. Então, vamos simplificar!

Essas dicas ajudam muito a tornar seu cliente, sua maior propaganda. O boca a boca ainda é uma das mais eficazes estratégias de atração de clientes. Por isso o trate com cuidado e atenção. Não é mais um, ele é único.

Agora, vou conversar com você, consumidor! Não aceite ser tratado de forma descuidada ou sem respeito pelas marcas. Seja exigente! O mercado está cada vez mais competitivo, e se a sua marca queridinha tem “pisado na bola” com você, pode ter certeza que tem outra que vai adorar te ter como cliente.

E feliz dia do cliente, para você que o trata como o MELHOR e para você que EXIGE esse tratamento!

Humanização do marketing não é o futuro, já é o agora!

Compartilhe: