Doutor Sono: o que você precisa saber!

Cinema Cultura Entretenimento - Por Miriam Azevedo

07/11/2019

Estreia hoje (07), Doutor Sono, sequência do tão famoso O Iluminado, mas será que você está preparado?

 

 

Apesar de O Iluminado ser considerado um dos maiores clássicos do terror, não é segredo que Stephen King reprova a versão cinematográfica. O autor fez duras críticas a Stanley Kubrick por não ter sido fiel ao livro. Apesar disso, King resolveu dar liberdade para o diretor Mike Flanagan adaptar seu novo romance para as telas do cinema e assim dar continuidade à saga da família Torrance.

Sabendo disso, Mike Flanagan teve um grande desafio em Doutor Sono: ser fiel ao romance de King e também dar continuidade ao clássico de 1980, já que boa parte da audiência está familiarizada com a obra de Kubrick e espera ansiosamente por isso.

Em Doutor Sono, vemos Danny Torrance atormentado pelos seus traumas e fantasmas mesmo após 40 anos da sua estadia assustadora no Hotel Overlook em O Iluminado. Tudo começa a fazer sentindo quando encontra Abra, uma adolescente ousada e com um dom extrassensorial que precisa de sua ajuda.

O longa funciona facilmente como um filme isolado, mas para aproveitar ao máximo essa experiência, nada melhor do que re(assistir) O Iluminado para compreender todas as referências por trás de Doutor Sono. Se você está doido pra acompanhar essa história no cinema, mas não teve a oportunidade de de sentir aquele arrepio na espinha com O Iluminado, fique tranquilo. A gente te coloca por dentro de tudo que você precisa saber pra não se perder nesse novo longa.

 

O que acontece em O Iluminado?

Apesar das diferenças na adaptação, a premissa é a mesma. Jack Torrance é um escritor que aceita o trabalho de zelador de um hotel isolado durante a temporada de inverno. O trabalho permite Jack levar sua esposa e seu filho, Dan, que possui alguns poderes sobrenaturais. Ao longo da trama, Jack vai enlouquecendo no Hotel Overlook e se torna um perigo para sua própria família, tentando matá-los com um machado.

via GIPHY

 

Quem é Danny Torrance?

Doutor Sono foca na vida adulta de Danny Torrance, mas pra você entender melhor sobre esse personagem é importante lembrar da infância traumática dele. Danny é um garoto reservado que não aprendeu a lidar com seus poderes. Desde o começo de O Iluminado, ele apresenta seu “amigo imaginário”, Tony, que se expressa com uma voz estranha pelo próprio Danny que explica: “é como se eu dormisse e ele me mostrasse coisas, e daí quando eu acordo, não lembro de tudo”.

via GIPHY

 

Porque “Iluminado”?

Apesar da iluminação não ser o foco do primeiro filme e a loucura de Jack não ser diretamente relacionada a isso, existe um diálogo entre Danny e Halloran (chefe de cozinha do hotel) sobre isso. Ambos percebem que conseguem se comunicar telepaticamente e o cozinheiro explica: “existem muitas pessoas que tem a iluminação, mas a maioria nem sabe ou acredita”.

Outro ponto importante do filme é que assim como Halloran explica que existem pessoas iluminadas, também há lugares iluminados. Acontecimentos podem deixar traços para trás e pessoas iluminadas podem captar certos acontecimentos do passado, assim como acontecimentos do futuro. A conversa termina com o cozinheiro dizendo que “muitas coisas aconteceram neste hotel ao longo dos anos, e nem todas foram boas”, antes de negar a Danny de que algo ruim aconteceu especificamente no quarto 237.

via GIPHY

 

Quem são as gêmeas que assombram Danny?

Já na entrevista de emprego, Jack fica sabendo da história que assombra o hotel: o último zelador, Delbert Grady, enlouqueceu e matou a esposa e suas duas filhas – as gêmeas que aparecem pelos corredor. Durante a estadia da família Torrance, Jack também chega a se encontrar com Grady no Salão Dourado em uma conversa em que o antigo zelador critica o fato de Jack ainda não ter “dado um jeito” na sua família.

via GIPHY

 

O que acontece de tão assustador no quarto 237?

Sem dúvida um dos locais mais assustadores do Hotel Overlook. O quarto 237 é um quarto misterioso que atrai Danny. O garoto em seguida sai do local com marcas de estrangulamento alegando que uma mulher o atacou. Acreditando no filho, Jack resolve investigar o quarto e ao entrar se depara com uma jovem na banheira que o seduz, mas como no hotel nada é como parece ser, Jack se vê abraçado com uma figura repulsante cheia de feridas pelo reflexo do espelho.

Filme que antecede Doutor Sono

Jack no quarto 237 em O Iluminado.

 

Sem dúvida essas são as principais referências que você precisa conhecer para entender Doutor Sono plenamente. No mais, desejamos uma excelente sessão de cinema com direito a muitos arrepios. Depois conta pra gente o que achou do filme e continue nos acompanhando para ficar por dentro das maiores estreias da sétima arte e muito mais!

Compartilhe: