Esportes radicais em Juiz de Fora: onde praticar?

Esportes - Por Vai Ali

27/11/2019

Você já pensou em praticar algum esporte radical em Juiz de Fora ou nas redondezas?  Embora a cidade não seja referência no assunto saiba que existem sim várias possibilidades para as pessoas que desejam se aventurar por aqui. Após vencer a sensação do medo, muitas pessoas buscam o prazer nos esportes radicais. É aquela pitada extra de adrenalina que encanta muita gente.

Juiz de Fora oferece muitos esportes considerados indoors. São várias quadras de futsal, campos de society, quadras de tênis e piscinas de natação. No entanto, é possível praticar esportes radicais tanto na cidade quanto nas imediações. Hoje vou listar pra vocês algumas dessas alternativas para quem está buscando um pouco mais de emoção ao praticar atividades físicas. A única regra indispensável é colocar a segurança sempre em primeiro lugar.

Escalada

escalada - Esportes radicais em Juiz de Fora

A escalada é um excelente esporte para quem está começando, justamente por ser versátil e ter vários níveis de dificuldades. Para você ter uma ideia, crianças a partir dos seis anos e até idosos podem praticar. Como Juiz de Fora possui morros no entorno, há algumas opções aqui que podem ser exploradas. Pra quem está começando, uma boa dica é o bairro do Retiro, que possui subidas leves e belas vistas.

Há outros locais com níveis de dificuldades diferentes. Os mais famosos são o Morro do Cristo e a Pedreira Linhares. Falésias do Orvalho, Pedra do Youngue e a Pedra Preciosa completam o rol dos destinos mais buscados para quem quer praticar escalada. Mas lembre-se que é muito importante entender toda a parte teórica antes de seguir para a prática. A sua segurança é imprescindível.

Trekking

Se você é fã de trilhas, então o trekking é a sua praia. É também um esporte mais light, dependendo é claro da extensão e intensidade da trilha. Em Juiz de Fora a trilha mais famosa é a do Morro do Imperador, comumente chamado de Morro do Cristo. A subida costuma acontecer pela trilha da Rua Constantino Paleta e a descida pela chamada “trilha do Tostão”, que é mais úmida e fechada. O nível de dificuldade não é alto. A trilha é curta e fácil. No entanto, para evitar incidentes em trechos mais escorregadios é aconselhável usar calçados adequados ou até mesmo um bastão de caminhada.

Rapel

rapel - Esportes radicais em Juiz de Fora

É também no Morro do Cristo (ou Morro do Imperador) que se pode praticar rapel. O morro está a quase mil metros de altitude e proporciona uma das vistas mais panorâmicas de Juiz de Fora. A descida do rapel é bem tranquila, de inclinação positiva e vertical. O rapel positivo é aquele onde os seus pés estarão sempre apoiados na superfície. Já o rapel negativo é aquele em que você desce como se fosse uma “cadeirinha”, sem o apoio dos pés e com auxílio de cordas. O rapel no Morro do Cristo, pelo seu nível baixo de dificuldade, é indicado para todas as idades e uma ótima oportunidade para ter o primeiro contato com o esporte. A ERA – Esportes Radicais de Aventura promove cursos e práticas de vários esportes radicais em Juiz de Fora, como rapel, trekking e escalada.

Um outro local para se praticar o rapel é no Hotel Fazenda Santa Helena, bem pertinho de Juiz de Fora. Ele pertence a Simão Pereira e está a cerca de 30 minutos de carro de Juiz de Fora. Saindo pela BR040, sentido BH-RJ, você passa pelo pedágio no km 814. Alguns metros adiante, saindo pela direita, você segue caminho até Simão Pereira/Hotel Fazenda Santa Helena. O local possui um paredão de 25m de altura para a prática do esporte.

Rafting

rafting - Esportes radicais em Juiz de Fora

O rafting é aquele esporte onde você desbrava corredeiras a bordo de um bote. Novamente, a segurança vem em primeiro lugar. Ou seja, coletes e capacetes são imprescindíveis. É um esporte coletivo e que também possui variados níveis de dificuldades. Ele é, ao mesmo tempo, radical e seguro. É importante entender bem a teoria também, conhecer os tipos de remadas, como proceder se cair na água, etc. Partindo também de Simão Pereira (que mencionamos acima), é possível praticar rafting. O trajeto é feito ao longo do rio Paraibuna.

Paraquedismo

paraquedismo - Esportes radicais em Juiz de Fora

No Aeroclube Juiz de Fora, no bairro Aeroporto, é possível praticar o paraquedismo. Esse sim é considerado um esporte radical na essência da palavra. Atinge-se a velocidade de até 200km/h em queda livre. Para você saltar de paraquedas é necessário ter no mínimo 15 anos (e autorização dos pais). Antes do primeiro salto, são necessárias pelo menos dez aulas teóricas.

Há dois métodos distintos: ASL (accelerated static line) e AFF (accelerated free fall). No ASL o paraquedas se abre logo após o salto e a altura do salto é de cerca de 1500m. Já no AFF, a altura é quase o triplo, próxima dos 4000 metros. Nesse salto, o aluno pula junto com um instrutor e o paraquedas é aberto durante a queda e não imediatamente logo após o salto.

E você? Qual a sua experiência?

Você é praticante de algum esporte radical? Ou, pelo menos, tem vontade ou curiosidade de tentar algum deles? Conhece mais alguma trilha ou montanha onde algum desses esportes pode ser praticado aqui em Juiz de Fora e região? Conte pra gente!

 

Leia também

Desculpas pra dar Quando Você Não tá a fim de Sair

10 canais no youtube que você tem que acompanhar

Compartilhe: