Crie um feed original e seja referência nas redes sociais

Feed organizado

Marketing agora! Tecnologia - Por Vai Ali

27/04/2020

Uma das perguntas mais frequentes que recebo é, como ser interessante e relevante na internet. E ter um feed original e organizado é uma das respostas para atingir esse objetivo. Em mundo com milhões de contas no Instagram, sites de notícia e uma gama tão infinita de stories – que chega a enjoar (nem vou comentar das lives) – é tarefa difícil ser lembrado e reconhecido.

Mas engana-se quem pensa ser impossível. Já dizia o escritor Dan Brown, “…o impossível apenas demora mais”. E cá entre nós, gostamos de um desafio. Juntando boas ideias, planejamento digital e criatividade é possível criar um feed original e invejável.

Você já refletiu sobre semelhanças em perfis de famosos? Ou porque nas contas de determinadas empresas ou de consultores aparece sua assinatura em marca d’água? Todos tem algo em comum, o conteúdo foi pensado com exclusividade para ele! Podem existir detalhes técnicos parecidos, como uso de determinados filtros ou recursos, mas os melhores perfis da internet são criativos, inovadores e singulares.

A marca d’água por exemplo é usada para fixar que determinado conteúdo pertence a você. Assim é possível evitar o plágio e conquistar mais seguidores. Afinal, o conteúdo bem produzido é a maior ferramenta para gerar engajamento e novos seguidores em sua página.

Antes de mais nada é preciso focar em originalidade. Não se conquista ninguém sendo óbvio e clichê. E por favor, NÃO IMITE O ESTILO DE NINGUÉM! O público percebe a as pessoas perderão o interesse rapidamente por você. Conteúdo “requentado” pode ser maléfico para seu negócio e inclusive fazer com que você perca dinheiro e parcerias.

Abaixo enumero algumas dicas para você pensar em um feed original, forte e interessante:

Tenha estilo próprio

Crie um layout criativo e cheio de personalidade. Faça com que as pessoas saibam que aquele conteúdo é SEU, apenas por identificar o post. Além do visual, é importante linguagem própria – vocativos são boas dicas para você se diferenciar dos demais.

Fotos editadas e tratadas

Preocupe-se com o visual de suas fotos e imagens. Uma edição de qualidade e clean, ajuda ao público entender sua mensagem e querer ser nutrido constantemente por aquele conteúdo. Não se esqueça de em TODOS os posts incluir sua assinatura!

Não copie de ninguém

Como já citei lá em cima, abandone o “ctrl C e ctrl V” da sua vida (sic). As pessoas querem personalidade. Elas querem te encontrar no que escreve. Seja no conteúdo ou layout é fundamental originalidade (palavra-chave desse artigo).

Compare e organize

Duas palavrinhas importantes na hora de pensar feed original. É preciso ficar de olho em seus concorrentes. Ver o que estão fazendo e as novas tendências do mercado para seu produto ou serviço. Observar a concorrência ajuda a você ter um panorama real e claro, evitar imitar.

Outro ponto crucial é em relação e organização. Programe seus posts e não bombardeie sua audiência com várias postagens por dia. Dica: um post por dia (super permitido carrossel de imagens ou storytelling) e pode enlouquecer nos stories – lembrando de escrever legendas e não usar apenas selfie.

Mais de 80% das pessoas assistem vídeos sem som. Então é fundamental se atentar ao uso de legendas em todos os conteúdos que você produzir. O índice de pessoas que param em um vídeo por ter achado interessante a legenda é imensa. Pense em conteúdo. Pense em praticidade de leitura e entendimento para quem está do outro lado.

Não se esqueça que estamos na era da informação rápida. Se não puder resumir seu negócio com apenas 20% de texto – os posts com maior engajamento e alcance possuem essa quantidade de palavras – reveja seus conceitos. Agora é hora de colocar a mão na massa e usar essas dicas! (se quiser mostrar seus resultados, basta me marcar nas redes sociais. Vou adorar ver!)

marketing Priscilla Thenevet

Aprenda mais sobre marketing!

Como viabilizar um evento sem aquele orçamento dos sonhos?

Marketing de relacionamento: oi, olá, alô?

Compartilhe: