5 filmes nacionais que você precisa assistir

5 filmes nacionais que voce precisa assistir

Vai Ali Indica! - Por Marcella Paiva

18/04/2020

Apoiar o cenário brasileiro em todas as vertentes artísticas é muito importante e muito bacana! Isso porque, temos um riquíssimo acervo de artistas plásticos, músicos, atores e produções cinematográficas que são muuuito incríveis mesmo! Você consegue se lembrar de qual foi o último filme nacional que assistiu? E quantos filmes nacionais já assistiu, consegue se lembrar? Tudo bem, não se culpe! A gente foi mesmo acostumado a consumir produtos exteriores desde muito cedo (quem nunca se divertiu com algum clássico da Disney?). Mas, mesmo assim, é importante se lembrar que existe muita coisa bacana que o cinema nacional vem produzindo por aí. Não te convenci ainda? Então se prepara para esses filmes nacionais que você não deve deixar de fora da sua listinha:

Central do Brasil

O filme conta a história de um encontro entre Dora, uma ex-professora que escreve cartas na Central do Brasil, e um menino, Josué, que perde a mãe. Assim, os dois partem para o nordeste a procura do pai do menino que ele nunca conheceu. Esse filme tem uma história emocionante, que acarretou em duas indicações ao Oscar: nas categorias melhor filme estrangeiro e melhor atriz para Fernanda Montenegro.

Que horas ela volta?

Regina Cazé é mesmo uma atriz incrível! Nesse filme, ela é Val, uma empregada doméstica pernambucana que trabalha em uma casa de família em São Paulo. Porém, as coisas se complicam quando sua filha vai morar na casa de seus patrões com ela, na intenção de prestar vestibular. É uma história capaz de te prender do início ao fim, mostrando a força da mulher e mãe brasileira como um reflexo da sociedade.

O Palhaço

O palhaço Benjamin está em uma crise existencial: continuar sendo um palhaço junto ao seu pai ou abandonar o picadeiro e ir em busca de outros caminhos? O filme, dirigido, escrito e estrelado por Selton Melo, tem uma história encantadora, com uma pitada de humor que vão te emocionar e te divertir!

O lobo atrás da porta

Leandra Leal é Rosa, que vive um romance com Bernardo, um homem casado que não está disposto a deixar a sua mulher. E tudo muda quando a filhinha do casal desaparece, colocando Rosa como a principal suspeita. O filme conta com flashbacks para contar a história dos personagens em uma estrutura narrativa muito bem amarrada e envolvente, além de um desfecho surpreendente!

Bacurau

Você já assistiu Bacurau? O filme de 2019 traz à tona os conflitos que enfrentam os habitantes do pequeno povoado que dá nome ao filme. Bacurau passa a não constar mais no mapa e começa a ser alvo de ataques, com muitas mortes misteriosas. Os moradores então, partem em uma jornada para tentar encontrar um culpado. Assim, esse filme traduz um pouco da cultura brasileira em sua narrativa, se tornando uma peça importante no cinema nacional.

E aí, gostou dessa seleção de filmes nacionais? Me conta qual faltou na lista e me indica algum para assistir também.
blog-marcella

 

Leia mais sobre cinema

Livros que viraram filmes e que valem a pena assistir

10 produções que vão mudar sua opinião sobre o cinema nacional

Compartilhe: