Home office: 10 dicas de como ser produtivo durante a quarentena

Home office na quarentena

Dicas - Por Vai Ali

18/03/2020

A gente sabe, e não aguenta mais saber, que o Coronavírus está por aí. Diante da gravidade, muitas empresas têm adotado o home office como forma de proteger as pessoas e conter a disseminação do vírus. Por isso, a gente separou algumas diquinhas pra você render no home office e fazer com que esse período seja muito produtivo e prazeroso.

Estabeleça uma rotina

Ter um horário para acordar, tomar café, se preparar para o trabalho, mesmo que feito em casa, pode manter você sempre em alerta para as tarefas que te esperam. Não que isso seja para lhe causar ansiedade, mas para dizer ao seu cérebro que você não está de férias. Se prepare como se fosse para o trabalho todos dias, mas no conforto da sua casinha e longe do coronavírus.

Deixe seu espaço a sua cara

Já que você vai dedicar grande parte do dia ao seu escritório caseiro, faça com que seja um ambiente agradável. Decore, mantenha todos os objetos que você precisa a mão para evitar estresses “Onde está isso? Onde está aquilo?”. Tenha em mente que o seu local de trabalho precisa ainda ser confortável, bem iluminado, atrativo, para que você permaneça produzindo durante o dia, certo?

Se afaste de qualquer distração

Em casa é muito mais fácil se distrair com: TV, celular, livro, até a sua caminha fica te olhando e dá aquela vontade de cochilar. Nada de errado com um cochilinho mas desde que ele não seja uma distração para você, por isso, faça desse tempo de trabalho em casa o mais parecido com o período que você está em seu local de trabalho.

*Você me distraiu no meio de um processo criativo* não queremos isso, certo?

Tenha em mente seu tempo de entrada e saída

As vezes por estar em casa a gente trabalha desde cedo e só para quando as tarefas estão terminadas. Mas isso a qualquer momento vai te esgotar, seja física ou mentalmente. Então, tenha em mente os horários que você inicia suas tarefas diárias, tenha uma pausa correta para o almoço (conforme a empresa ofereça) e não fique muito tempo além do necessário.

Home Office não é férias

Trabalhar onde quiser, ficar em casa com seu bichinho, estabelecer seus horários, são coisas ótimas. Mas lembre-se que a quarentena não é férias. Por isso, esteja sempre disponível, no seu horário de trabalho, tenha controle das tarefas, esteja sempre atento nas atividades como se estivesse na empresa.

Invista em ferramentas

Se autodisciplinar para cumprir as tarefas diárias não é nada fácil. Ainda mais quando está em casa. Mas, existem sites que podem ajudar você a fazer com que esse momento seja mais organizado. Tem o Trello, que você mesmo insere os cartões de tarefas ou alguém coloca pra você com data e horário de entrega; Operand que é uma ferramenta utilizada por equipes que precisam focar em produtividade e entregas ágeis, até as agendas dos emails do Google e da Microsoft podem te ajudar.

Tire um tempinho para procrastinar

Muitos empresários de sucesso hoje contaram com essa estratégia para render mais no trabalho: focar um período de tempo em uma tarefa específica e, em certo momento, deixar de lado e se distrair: com um teste inútil de internet, ir no banheiro, tomar água (não esquece hein?), ler uma postagem. Isso tudo ajuda no sucesso da tarefa e irão fazer com que você conclua sem muito estresse.

Mantenha a organização

Todas essas dicas vão depender apenas de uma coisa: sua organização. Então lance mão das agendas, da remissão do seu tempo, principalmente. Anotar pode ser um caminho para organizar as ideias. Quanto ao espaço, mantenha a mesa organizada, seus objetos que mais usa mais visíveis, tudo bem direitinho para não se estressar.

Conte com a sua família

Todo mundo já está em polvorosa pela situação atual que o vírus está chegando. Muita gente é dispensado do trabalho e fica em casa, sem que haja a necessidade de cumprir com horários, tarefas e outras demandas. Se alguém da sua família está assim, explique a sua situação para seus familiares e deixe bem claro que você não está nessa rotina, e que precisa focar em alguns momentos. Tudo o que é conversado é entendido.

Leia também

Memes do Coronavírus estão em toda parte

Compartilhe: