Inimigos? Não! Concorrentes

concorrentes

Marketing agora! - Por Vai Ali

12/08/2020

Por que é tão difícil lidar com marcas concorrentes, e mais ainda entender como elas são importantes para a relevância e vida do seu negócio? Isso mesmo. A concorrência é um dos ingredientes fundamentais para que o mercado possa prosperar e se manter firme e saudável.

Imagina chegar na prateleira de um mercado e só encontrar produtos da mesma marca? Você não teria opções de preço ou de qualidade. Esse fato só empobreceria o mercado e assim, suas opções de escolha.

Existem alguns pontos que são consonantes quando o consumidor aponta seus produtos favoritos: preço baixo, boa qualidade e inovação.

Concorrência é Vital

Em países como Estados Unidos, e até mesmo o Brasil, são infinitas opções disponíveis e a concorrência, escrachada em informes publicitários e anúncios pode ser até mesmo violenta e agressiva.

Quem nunca viu uma marca ironizando ou até mesmo citando indiretamente sua principal concorrente? Algumas perdem o limite na hora de desenvolver suas campanhas, pois além de enaltecer as qualidades do seu produto, usam seu tempo para desmerecer os demais.

Estratégia que na maioria das vezes é sinônimo de fracasso!

De acordo com o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), qualquer anúncio deve respeitar e “conformar-se às leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro”. Tendo em vista a regulamentação, é comum empresas abrirem processos contra concorrentes em decorrência de ataques realizados por meio da publicidade.

Então calma, coleguinha! Publicidade não deve se tornar guerra de marcas. A ideia é que o melhor vença pela qualidade do anúncio e pela criatividade.

Que tal usar nossa criatividade para encantar e surpreender o consumidor? Afinal você quer induzir o ato da compra, e não o famoso meme de mal gosto.

Leia Também:

Suas estratégias estão funcionando? Veja as métricas.

Como conquistar mais espaço no Instagram

Compartilhe: