Três livros para inspirar quem quer escrever

Livros para Inspirar

Você Escritor - Por Vai Ali

24/07/2020

Para quem quer escrever mais e melhor a cada dia, existe uma fórmula muito eficaz: a leitura! Sim, ler vários livros, de diferentes gêneros literários, é essencial para um futuro escritor. Já parou para se perguntar como criar inspiração para escrever seu próprio livro? Se a sua resposta for sim, esse artigo é para você. Dessa forma, selecionei três livros que podem servir de material de consulta e te inspirar naqueles momentos de bloqueio da escrita. Confira:

#1 Para ler como um escritor, Francine Prose

O maior lema desse livro é: aprendemos através de exemplos. Não para imitá-los (isso também, um pouco), mas para refletir intensamente sobre eles. Como tratar a frase? Como e por que quebrar um parágrafo? Como avaliar o impacto de uma palavra? Como apresentar um personagem ao leitor? São problemas práticos desse tipo que Prose aborda, sem estabelecer fórmulas, apenas mostrando, indicando, orientando o leitor por um caminho cujo fim ela mesma não conhece, já que, como demonstra repetidas vezes, não há regras imutáveis para a boa literatura.

Livros Inspirar Francine Prose

Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa, em busca do segredo do “escrever bem”.

#2 Paris é uma festa, de Ernest Hemingway

O escritor Ernest Hemingway é, sem dúvidas, um dos pilares da literatura contemporânea mundial. Nascido em 1899, começou a escrever bem jovem, aos 18 anos, para um jornal. O livro “Paris é uma festa” é considerado um dos principais livros de sua carreira, publicado pela primeira vez em 1964.

Essa obra narra as memórias de Hemingway na época em que viveu em Paris, na década de 1920. Como a maioria de muitos escritores, sua trajetória foi bem complicada no início. Seus contos despertavam pouco interesse e raramente eram publicados. O dinheiro era curto, mas não o suficiente para lhe roubar a felicidade. A cidade de Paris acabou despertando no jovem escritor uma maior sensibilidade para alcançar os seus dois objetivos primordiais na vida: ser um bom escritor e viver em absoluta fidelidade consigo próprio.

Livros Paris é uma Festa

#3 Sobre a escrita, de Stephen King

Stephen King é um autor best-seller, com mais de 350 milhões de livros vendidos em todo o mundo. Muitas das suas obras foram adaptadas para as telonas e nos tiraram o sono com sua narrativa de suspense marcante. “Sobre a escrita” pode ser considerado uma verdadeira aula sobre a arte de escrever.

Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, Stephen King baseia seus conselhos em memórias da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso. E, junto a tudo isso, o autor ainda ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas.

Livros Stephen King

E você? Qual o livro te inspirou a começar a escrever? Compartilhe também sua dica nos comentários!

Leia também:

Três dicas para escrever um livro infantil incrível

4 filmes na Netflix para os apaixonados em livros

Compartilhe: