Marketing de comunidade: porque investir nessa tendência

Marketing agora! - Por José Roberto Abramo

22/09/2020

Por Priscilla Thevenet*

Uma das tendências que mais cresce atualmente na área de marketing digital é o Marketing de Comunidade. Como o nome diz, e explicando de forma simples o conceito, ele tem a intenção de criar uma presença de marca – conjuntamente com sua visão e valores – e solidificar uma relação mútua de comunicação entre seus membros.

Ou seja, não só a marca pode ser o centro dessa rede de comunicação, como também os membros podem criar e compartilhar conteúdo.

Já notou como existem marcas que não são lembradas ou que são sempre associadas a falta de empatia? Por que essas marcas não trabalham sua CONEXÃO com o público.

A estratégia de sucesso deve reter e fidelizar seus membros.

Quando não existe essa conexão, a probabilidade desse cliente não retornar é maior que 60%, podendo chegar a 80%. Números impossíveis de serem ignorados, não é?

Não existem fórmulas mágicas

Marketing é feito de pessoas para pessoas. Por tanto, os resultados muitas vezes são imprevisíveis. A dica é fazer testes, e ver que tipo de abordagem funciona com sua audiência.

Na hora de criar seu canal de comunicação com esse público, seja através de grupos de transmissão, whatsapp ou telegram por exemplo, lembre-se de fazer muitas perguntas.

Se interesse pelo que seu público quer e pelo que ele tem a dizer.

Por isso, há diversas formas de perguntar à sua comunidade o que você pode fazer para torná-la melhor. Conheça alguns exemplos:

  • Net Promoter Score: você pode utilizar um aplicativo especializado ou perguntar por e-mail à sua comunidade.
  • Canais de chat: uma janela de chat no seu blog, site ou mídia social é uma fonte contínua de informações da sua comunidade. Dezenas de serviços hoje podem te ajudar a implementá-los.
  • Surveys e enquetes: fazer perguntas publicamente ou para uma base específica é uma forma de engajar a sua comunidade. Nesse caso, é importante realizar ações que mostrem que as respostas estão sendo utilizadas para construir coisas novas.
  • Pesquisas: Levantar dados, estatísticas e insights sobre algum assunto relevante para a comunidade é um trabalho muito valorizado. Assim, a sua empresa trabalha em função de ajudar a todos, fornecendo informações à sua comunidade que dificilmente seriam obtidos por indivíduos isolados.
  • Caixas de comentários: comentários são uma métrica de engajamento da sua comunidade, além de mostrar para o público qual é o tom de voz adotado pela sua empresa e sua marca.
  • Depoimentos: uma das vantagens de ter uma comunidade é que nela há pessoas que adorariam publicar algumas palavras sobre o quanto a sua empresa gera valor para elas. Depoimentos têm grande poder de influência, além de serem um retorno gratificante sobre o seu trabalho.

Além de amentar o lifetime value das suas aquisições, o marketing de comunidade impulsiona seu público a se desenvolver individualmente e compartilhar seus conhecimentos publicamente.

É uma tendência crescente que vai acarretar o aumento substancial da sua rede de contatos e o fortalecimento da sua marca. É uma forma de cuidar e valorizar seu consumidor.

Dia do Cliente é TODO O DIA!

Como conquistar mais espaço no Instagram

Compartilhe: