Marketing NÃO vende!

marketing não vende

Marketing agora! - Por Vai Ali

02/09/2020

Como adoro uma polêmica (sic), resolvi abordar as diferenças entre os setores de vendas e marketing. Spoiler: são bem diferentes e ambos fundamentais. Vez ou outra, me deparo com essa frase: “a obrigação do marketing é vender”. Ledo engano, meu caro. Os setores de marketing e vendas, realmente se entrelaçam de tal forma, que fica difícil separá-los e entender suas diferenças.

Mas sim, eles são diferentes. E possuem peculiaridades que fazem absoluta diferença nas estratégias de marca.

Quando pensamos em clientes, em relacionamento e conversão, as duas categorias se fundem de tal forma que fica complicado separá-las.

Vamos elucidar?

A missão do marketing é ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócio, sejam eles quais forem.

Pode ser o aumento de vendas, crescimento da fatia de mercado (market share), captação de leads, fortalecimento da marca, divulgação de produtos e serviços, entre outros. Ou seja, é um trabalho amplo, que demanda várias competências reunidas e impacta em toda a organização.

A missão do marketing é ampla (e difícil). Por isso, reafirmo, sou #teammkt sempre! Apoio fortemente os profissionais que atuam na área e luto pela valorização, tanto financeira quanto de espaço (mas isso já é conversa para outra coluna).

Friso que, o marketing deve ser vestido por toda a empresa. Toda a empresa deve vestir a camisa. Não adianta a campanha de marketing ser espetacular, se o atendimento é ruim, o produto não é lá essas coisas e por aí vai.

“MARKETING É IMPORTANTE DEMAIS PARA SER DEIXADO PARA O DEPARTAMENTO DE MARKETING” (DAVID PACKARD)

Como bem disse David Packard, o marketing bem executado é fundamental para todos os setores da empresa.

Daí você se pergunta, e o setor de vendas, onde entra nessa história? Após a nutrição desses leads, a missão de vendas é gerar a tão esperada conversão.

O marketing coloca a bola na cara do gol, mas é função do setor de vendas “chutar” com vontade e precisão. Afinal, um chute ruim pode mandar a bola para fora do campo.

Lembrando que o vendedor tem acesso direto a esse cliente, ele consegue identificar necessidades que o Marketing não consegue relacionar nesse primeiro momento.

É na negociação que vendas vai trabalhar a oferta de valor da empresa dentro das possibilidades de cada cliente, fazer propostas, receber contrapropostas, até que se chegue a um consenso.

Nessa hora, o marketing já não tem mais nenhuma influência sobre essa situação. Agora, é com o poder de persuasão do vendedor.

Viram? Um não vive sem o outro. Não adianta um setor excelente de marketing, sem o setor de vendas, afinal nem todo o cliente toma a decisão de compra sozinho.

E não adianta apenas o setor de vendas, sem o marketing, as vendas até podem acontecer, mas o trabalho será redobrado e sem a qualificação desses leads.

Tem-se falado muito em vendarketing ou smarketing. Um termo referente a junção bem-sucedida dos dois setores. É imprescindível que eles trabalhem em harmonia e conectados para potencializar resultados, e gerar consolidação de marca e claro, lucro.

Leia Também:

Humanização do Marketing.

Compartilhe: