Marketing Político: criação de ídolos vazios?

Marketing agora! - Por Vai Ali

08/07/2020

Sempre fui fascinada pelas formas com que homens tornavam-se ídolos. E, como alguns conseguiam escrever seus nomes na história. Pessoas podem ser construídas e destruídas através de estratégias bem-sucedidas ou às vezes mal elaboradas. Um fala fora de hora, um ângulo de foto ou um aperto de mãos impensado farão toda a diferença para o sucesso e a tão sonhada entrada na história ou o esquecimento. O Marketing Político trata exatamente sobre isso, ele tem o poder de construir heróis ou vilões.

Na Grécia antiga, as pessoas reuniam-se nas praças para discutir política. Centenas de anos se passaram e as pessoas continuam se interessando pelo tema, mas o palco agora é outro. O cenário das discussões e embates está nas redes sociais.

Estratégias

O Marketing Político nada mais é do que estratégias pensadas para que os eleitores criem percepções e opiniões positivas de determinado candidato.

Essas estratégias são intensificadas durante as eleições, mas engana-se quem só usa essa época para se comunicar com o público.

A ideia é criar um canal de comunicação contínuo. O candidato deve se fazer presente nas redes sociais. Responder e se mostrar preocupado com sua audiência (sabemos como as palavras preocupação e político podem ser irônicas quando usadas na mesma frase).

História das Estratégias

Quando bem realizado, tem o poder de vencer eleições. Um dos exemplos mais famosos na história do país é do “5 anos em 5”, usado amplamente pelo governo JK!

Uma frase bem construída, ou melhor, um slogan eficiente é a chave para alcançar diferentes públicos e principalmente, despertar a memória afetiva.

Daí você se pergunta meu caro leitor, como posso escapar de armadilhas e não me enganar com quem beija criancinha e distribui cesta básica uma vez no ano? A dica é simples, acompanhe seu possível candidato nas redes, veja seu comportamento cotidiano, seus gostos, suas respostas a seguidores e claro, o que ele tem feito efetivamente pelo povo.

Um dos maiores problemas do brasileiro é a falta de memória e ainda mais grave, a falta de cobrança. Cobre e monitore em quem você vota! O Marketing é muito positivo para o candidato, mas nem sempre pode contribuir para eleger boas opções.

Vamos fazer um teste. Você se lembra em quem votou para prefeito na última eleição?

 

Leia Mais

Porque investir no Youtube?

Porque investir em planejamento de marketing para o seu negócio?

Compartilhe: