Mundo V.I.C.A. você vive nele, tá sabendo?

Empreendedor 4.0 - Por José Roberto Abramo

01/10/2020

Por Rogério Paschoalino*

VICA, acrônimo para Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. É o mesmo que o VUCA na língua inglesa, e em português é o VICA.

Esse é o momento atual, seja na economia, educação, política, e até mesmo na identificação social, talvez sempre tenha sido assim, afinal, mudanças sempre ocorrem, o que faz a diferença agora é a velocidade com que isso acontece.

Essa velocidade deve ser objeto de muita atenção para todos que queiram empreender, se empregar ou apenas entender o mundo a sua volta.

Interconexão e interdependência, sim

Interconexão e interdependência agora são palavras com cada vez mais sentido, e perceber que isso é benéfico, pode ser muito útil ao leitor. Se tudo está conectado, como posso usar isso ao meu favor? Como posso usar a tecnologia e aproveitar que quase 90% da população possui Smartphone com internet para vender mais ou levar soluções a quem precisa?

Pensar como o clima afeta meu negócio, se está muito calor, o que ofereço e no frio, como a sociedade reage e como posso me beneficiar disso, levando novidades, variedade e soluções efetivas para sanar uma demanda do mercado?

Volátil

Tudo muda o tempo todo, seu impacto ainda é desconhecido, pela alta velocidade. Para que o leitor tenha uma noção dessa velocidade, lembro que o rádio demorou cerca de 40 anos para atingir 50 milhões de usuários, e o Pokemon Go 22 dias! E para que fique ainda mais claro, a maior concorrente da Netflix são jogos como o FreeFire ou Call of Duty. Não conhece os jogos acima? Calma, seus filhos e netos, ou seus amigos conhecem e jogam, com certeza.

Incerto

O que há algum tempo atrás era uma das maiores redes varejistas do país, hoje está falida, a empresa que detém o monopólio de entregas será vendida, e por aí vai. Ambas não entenderam essas mudanças. O Mercado Livre, plataforma de compras e vendas on line, é a empresa sul-americana mais valiosa, foi avaliada em 60BI, a Mineradora Vale está em 50BI.

Complexo

Essa interdependência e super conectividade, fazem com que, ao se tratar uma solução, outros setores, teoricamente que não tem relação nenhuma podem ser afetados, como peças de dominó colocadas na vertical, derrube a primeira e as outras caem por consequência. O mundo é uma grande teia, com entradas e saídas e conexões infinitas.

Ambíguo

Inúmeros sentidos para uma mesma coisa ou mais de um entendimento para a mesma questão. A rede social facebook, a mais popular do mundo, possui 56 opções de gêneros em alguns lugares do mundo, como os Estados Unidos da América, por exemplo.

Como pôde perceber, quanto mais rápido você perceber isso, mais rápido vai se adaptar e com isso encontrar as melhores soluções para o momento e assim, facilitar a sua vida ou de sua empresa.

Empreendendo o Capital Humano dos Negócios

Compartilhe: