O novo comum nas vendas | Marketing Agora!

Novo Comum nas vendas

Marketing agora! - Por Vai Ali

27/07/2020

Vivemos um momento muito delicado, e cheio de incertezas, principalmente para empresários de todo país. Juiz de Fora, sofreu duros impactos da crise que a pandemia ocasionou, com o fechamento de lojas e a falência de algumas empresas. A triste realidade bateu a porta do juiz-forano. Para se ter ideia, mais da metade do salões de beleza da cidade, fechou as portas. Acarretando mais de 2.500 pessoas desempregadas.

Contudo, o momento não foi apenas de preocupação, muitas marcas se reinventaram e passaram a utilizar o ambiente virtual para fazer suas vendas.

Seja através de e-commerce ou redes sociais, essas marcas souberam “transformar os limões, em limonada”, e se reconstruir na adversidade.

O que é e-commerce?

novo comum nas vendas

O e-commerce surgiu nos Estados Unidos em 1994, quando a Pizza Hut registrou seu primeiro pedido online. No Brasil, a modalidade foi implantada no ano 2000.

O cliente acessa a loja por meio de um dispositivo eletrônico (computador, notebook, smartphone, tablet, entre outros), em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, escolhe o produto, realiza o pagamento via cartão de crédito, boleto ou depósito bancário e recebe, em um prazo determinado, o produto em casa.

Uma das vantagens do e-commerce é que você pode trabalhar com diversos nichos de mercado. Ou com uma infinidade de opções do mesmo ramo, veja o exemplo da Amazon. Revolucionou o mercado editorial e trouxe mais comodismo na hora de você comprar livros.

Panorama em Juiz de Fora

Você observou como lojas que sempre tiveram espaços físicos resolveram apostar em vender pelas redes sociais? Na cidade, ficou nítido, que a maioria do lojistas criaram verdadeiras lojas pelo IG, onde apresentaram seus produtos, fazem promoções e condições de pagamento exclusivas.

Quem não quer experimentar roupas no conforto de sua casa ou receber sua mercadoria sem pagar frete? É evidente a ânsia por conquistar público. Então abaixo vão algumas dicas para que você possa laçar aquele consumidor indeciso pelas redes sociais de sua marca:

  1. Sempre coloque preço no seu produto – insira essa informação na legenda das fotos;
  2. Utilize o Instagram Stories – é a plataforma que mais cresce na rede, são milhões de acessos dia e sua marca tem que se fazer presente lá;
  3. Responda inbox e os comentários – marcas responsivas geram mais vendas e empatia;
  4. Não faça apenas posts de produtos, gere conteúdo de interesse. Crie uma página interessante;
  5. Preocupe-se com o layout – use fotos com resolução e que valorizem seu produto.

 

Agora é momento de estar nas redes e pensar nas redes como canais permanentes. Esse é o novo comum. Você está preparado pra ele?

Leia também:

Vendo pra viver x Vivo o que vendo

Como agregar valor de marca ao seu produto?

Compartilhe: