Ondas Cerebrais e Tons isocrônicos

Metas da Ciência - Por Vai Ali

03/04/2017

Todos que estudamos medianamente temos a noção do conceito de frequência.

Temos noção também que o som é uma onda, por exemplo. E também a Luz. CERTO?.

Aprendemos também que o som é uma onda longitudinal, ou seja, que sua vibração se dá ao longo de seu eixo de expansão; que o som é uma onda mecânica ou, ele ocorre em um meio físico (matéria e não vácuo) e que o som é tridimensional, isto quer dizer, ele se expande em todas as direções.

O conceito de onda que todos temos é de uma perturbação que se estabelece em um meio, material ou no vácuo (supondo no vácuo perfeito a ausência de matéria), e que se propaga neste meio com um movimento periódico.

A luz também é uma onda, mas eletromagnética e é  transversal, ou seja, oscilam os pulsos transversalmente ao sentido de propagação de sua energia. E também é tridimensional.

Este é um conceito de escola.

Ondas Cerebrais

Mas, nossos estudos nada falam de ondas no cérebro. Isto é assunto de medicina. Já ouvimos falar de eletroencefalograma, que medem o quê? Não estudamos isto.

O eletroencefalograma (EEG) registra graficamente correntes elétricas dos hemisférios cerebrais, esquerdo e direito, através de eletrodos colocados no couro cabeludo.

As ondas cerebrais ou oscilações neurais, são a atividade rítmica do sistema nervoso. Mede-se a frequência e a velocidade dos pulsos. São conhecidas as Ondas: BETA, ALFA, TETA, DELTA E GAMA. Então vamos lá…….

O Cérebro humano é um órgão bastante complexo. Ele está todo o tempo em trabalho. Envia sinais elétricos, comunicando, construindo conexões neurais. As ondas cerebrais refletem nosso estado mental.

A forma como estabelecemos contato com a realidade, é um processo nosso, interno. A realidade externa nos estimula, mas são nossos pensamentos, emoções, percepções, histórico,  ou seja, algumas variantes que nos dão acesso a realidade. O mais comum das vezes nossas percepções da realidade são comuns às outras pessoas. Mas existem processos que são absolutamente pessoais e até circunstanciais. Por exemplo, se alguém observa que houve aumento de remédios nas farmácias, pode ficar profundamente indignado porque não houve aumento em seus proventos. Outro que ganha bem, e não necessita de um remédio de forma regular ou obrigatória, pode acusar o aumento, mas não sofrerá um processo de indignação veemente. Outros poderiam ficar deprimidos. Alguns outros constatariam o aumento e sequer se relacionariam com aquilo, tomado como pormenor.

É claro que existe toda uma realidade subjacente naquele aumento. Vários seriam os motivos de se tomar atenção àquilo, porém, cada um no seu quadrado. E cada um será influenciado por aquilo de forma particular, e aqui não estamos fazendo algum juízo de valor específico do aumento ou do estado de espírito de quem teve a notícia. É apenas um exemplo.

Biologicamente experimentamos algumas ocorrências mentais, ou seja, várias experiências de diferentes estados mentais ao longo do dia.

O que vamos tratar aqui sumariamente é que a onda cerebral possui suas características próprias  e representam um estado particular de consciência. Como toda onda os estados  Alfa, Beta, Gama, Delta, Teta, ocorrem em faixas de frequências medidas em ciclos por segundo a que chamamos Hertz.

Nosso desenvolvimento mental dependeu na infância dos tipos de ondas que foram mencionados, e já na fase adulta desempenham papel importante na nossa saúde, equilíbrio mental e vitalidade.

A frequência BETA (12 a 30 Hertz) é nosso estado normal, onde estamos alertas. Seremos lógicos, resolvendo problemas, concentrados se necessário, estamos engajados em alguma atividade, nem que seja andar rápido para não chegar atrasado. Verificamos os sinais de trânsito, cumprimentamos pessoas, observamos publicidades, desviamos de outras pessoas, ou seja, não estamos absortos. É eficaz para a lida diária. Mas, não podemos estar todo o tempo sob este estado de alerta.

A frequência ALFA (de 8 a 12 Hertz) são mais lentas em relação à BETA. É um estado onde se encontra relaxado. Mas de consciência relaxada. Pessoas calmas e criativas estarão, via de regra, muito mais tempo nesta frequência. Esta associada à imaginação, memória, às vezes concentração especifica, – aquela que se abandona o mundo para resolver algo ou criar uma solução, ou arte, ou algo similar que envolva algum tipo de engenho.

via GIPHY

A prática de meditação resulta no aumento da frequência ALFA a princípio, mas não apenas.

Na infância permanecemos muito mais tempo nesta frequência, o que não estressa o cérebro da criança e permite apreender com atividades lúdicas em representação do mundo exterior.

As ondas ALFA são consideradas as mais saudáveis. E o valor de 10 Hertz o mais seguro. Desta forma, devemos praticar mais atividades de relaxamento para garantir mais saúde ao cérebro e ao corpo.

As ondas THETA vêm a ocorrer em estado de profundo relaxamento que serão os estados avançados na meditação, quando o mundo externo não vai interferir. O sono leve, ainda que lúcidos às vezes e o sono REM. Estamos no reino do subconsciente. Neste estado somos capazes de insights profundos, intuições e alguns terapeutas estimam que possamos produzir a auto-cura. Neste momento estamos conectados com o Universo. Momentos de inspiração. Estar nesta frequência ALFA facilita o aprendizado e organiza a memória. Alguns adolescentes e crianças transitam por este estado eventualmente com facilidade.

As ondas DELTA são muito mais lentas (de 0,5 a 4 Hertz). Muita profundidade. Sonos sem sonhos, os processos cerebrais são lentíssimos, é o portal da mente universal e consciência coletiva, uma espécie de unidade com o todo. Se há alguma informação neste nível esta não vai aportar no consciente da pessoa. Está associado à regeneração e auto-cura também de nosso corpo e cérebro. Acesso à nosso Inconsciente. Crianças até os 2 anos têm estas ondas dominantes em seu diário. Adultos somente em sono profundo.

No outro extremo estarão  as ondas GAMA. É a mais rápida. O indivíduo sofre sob  rajadas de insigths e tem um nível de processo de informação altíssimo.

As ondas GAMA parecem ligar a mente consciente à inconsciente e isto potencializa nosso adormecimento. É algo focal; no ponto. Acredito que estados de emergência e salvamento de alguém onde experimentamos alto padrão de altruísmo seria capaz de colocar o ser humano comum em um estado de foco como este. Não é um estado hodierno.

Pesquisas afirmam que, quando nós estamos no estágio de sono gama, nosso cérebro ativa partes importantes diretamente relacionadas à compaixão, felicidade, bem-estar, inteligência e autocontrole.. Fortalecimento da memória também e aumenta nossa percepção da realidade.

Acho particularmente que estas ondas nos religam ao nosso espírito. Nos  dispõem com o mundo maior, além da matéria, nos reconhecendo como seres espirituais.

Seria um estágio obrigatório noite após noite que melhora nossa memória da matéria mas,  também nos religa às fontes de ajuda espiritual. Mas, isto é opinião minha,  ainda não é ciência até onde eu saiba.

Creio que ficou mais ou menos claro que necessitamos de dormir bem para que possamos estar de posse de nossa atividade mental sadia, passando por todas as ondas necessárias para equilíbrio. E que todo o dia há horas para o necessário relaxamento mental. Entrar em “ALFA”. Certo? Este conselho serve muito para mim.

Em um próximo artigo vou trazer ao conhecimento dos sons isocrônicos que nos ajudam a acessar mais facilmente estas ondas cerebrais de forma a organizar o todo.

Por enquanto ficamos aqui.

Espero que tenha sido útil o conhecimento desta pesquisa.

Compartilhe:

Tags: