Plantas em Casa: Leve o Verde para Dentro

plantas em casa: como ter

De tudo um pouco - Por Juliane Sarandy

03/11/2019

Ter plantas em casa é uma tendência que veio pra ficar. A ideia é deixar o concreto e o caos da cidade lá fora e criar no seu lar, um ambiente tranquilo e relaxante.

As plantas deixam o ar mais puro, auxiliando na saúde e bem-estar, além disso são lindas. Por isso as chamadas Urban Jungles ou Floresta Urbana tem feito tanto sucesso.

O conceito de Urban Jungle é deixar o verde como protagonista, então flores só se for pra dar um toque ali ou aqui. Mas, ó, é preciso ter comprometimento, tá?! Afinal, folhagens tem suas características e exigem regas, luzes, adubos e cuidados diferentes. 

Se você está iniciando no mundo da botânica, a gente te ensina como ter plantas em casa e deixar seu lar mais lindo e aconchegante.

Plantas em casa

Na Cozinha

via Follow the Colours

A cozinha é o lugar ideal para fazer aquela hortinha cheia de temperinhos gostosos. Dá para cultivar manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim…

Para as hortaliças, quanto mais sol, melhor. Sendo assim, devem ficar perto da janela pra receber bastante iluminação.

Não bate sol na sua cozinha? Não tem problema! Faça sua horta em vasinhos tipo floreira, assim fica mais fácil para você levar para outros cômodos da casa.

 

Na Sala 

via Dracena

Como, na maioria das vezes, a sala é um ambiente misto, onde é iluminada em alguns pontos e outros, não, é um cômodo que pode abrigar diversas espécies, desde que fiquem no lugar certo.

A Punhal Malaio, por exemplo, é ótima, já que tem folhas lindas e deve ficar próxima à janela, mas sobra. Por ser tropical, a terra precisa sempre estar úmida. Ela é uma planta tóxica (somente ingestão) portanto, se você tem bichos ou crianças em casa, não é uma boa ideia.

A Planta do Abacate é uma boa opção para quem prefere plantas minimalistas. O legal é que você pode plantar do zero, basta pegar a semente do abacate (sim, aquela gigante) e colocar num vaso com água.

Costela de Adão, Pacová, espécies de Heras e Tillandsia também são ótimas escolhas para ambientes como a sala, que são mais fechados.

 

Na Sacada

via Viva Decora

Aqui vale tudo, já que a luz é frequente e rola um clima favorável para, praticamente, todo tipo de planta.

A sacada é o melhor lugar para ir com tudo e fazer uma verdadeira floresta urbana. Dá para colocar várias espécies em vasinhos com alturas diferentes, dá para fazer uma florestinha vertical, enfim, o que você quiser! 

Aqui vão algumas sugestões:

  • cactus
  • palmeira-leque
  • zamioculcas
  • ciclanto
  • jiboia
  • maranta

 

No Banheiro

via Viva Decora

Como é o cômodo que mais sofre alteração de clima, já que fica frio, seco, quente e molhado, é preciso escolher com cuidado.

Isso porque muitas plantas não suportam muito bem a umidade. Aqui, recomendamos colocar espada de São Jorge, lírio da paz ou dinheiro-em-penca, por exemplo.

 

No Quarto

via Ademilar

Como o quarto, normalmente, é o lugar que recebe menos luz, as plantas que melhor se adaptam são as de sombra. Aposte em calateias, samambaias, comigo-ninguém-pode e begônias.

 

Mas lembre-se que só porque são plantas de sombra não significa que não precisam de iluminação. Então, nada de deixar a plantinha na escuridão. Uma luz indireta já é o suficiente. 

 

E as suculentas?

via Escola de Botânica

Essa é a favorita de muitxs na hora de ter uma planta em casa. Provavelmente por conta de ser linda e ter uma manutenção fácil. Contudo, manutenção fácil não é sinônimo de nenhuma manutenção.

Elas gostam de sol e luz. Então, nada de sombra! Precisam ser regadas uma vez por semana e, em épocas mais quentes, um dia sim, dois não. 

Uma boa dica é checar se a terra está seca antes de regar. Se passar a semana e a terra ainda estiver molhada, espere uns dois dias. Tenha em mente que a falta de água não mata a suculenta, mas o excesso, sim.

 

Do banheiro à varanda, é super tranquilo ter plantinhas. Tenha em mente que urban jungle não é só uma tendência, e, sim, um estilo de vida mesmo.

Mais que ter plantas em casa, a ideia é fazer disso um hobby e aproveitar todos os benefícios, seja verificando se há alguma praga ou mexendo na terra, trocando a adubação. O importante mesmo é incluir esse contato no seu cotidiano.

Agora que você já sabe por onde começar. Conta aí nos comentários qual plantinha você elegeu para chamar de sua!

Compartilhe: