Prestar serviço x vender

prestar serviço x vender

Marketing agora! - Por Vai Ali

08/06/2020

Já notou como diferentes anúncios tem aparecido no seu Instagram? Algumas marcas, tem optado por estratégias extremamente agressivas e persistentes de venda. Mas será que essa é uma boa ideia? Começo a minha coluna te questionando. Afinal, nada melhor do que refletir, nesta segunda-feira à noite (sic). De acordo com um dos maiores nomes da publicidade brasileira, Washington Olivetto: “Agora não é hora de vender; agora é hora de prestar serviço”. Há alguns anos, o mercado de publicidade no país sofre com diminuição de verba e dificuldade financeira das empresas, situação agravada pela pandemia.

Muitas empresas, em tentativas quase desesperadas de recuperação, tem optado por “apenas” vender, sem rodeios. Trabalhando fortemente preço e produto. Para o consumidor fica evidente essa estratégia, basta observar a quantidade crescente de SMS, e-mails mkt, anúncios nas redes sociais.

Para os que apostaram na venda, o resultado foi insatisfatório. Não houve um impacto significativo nas vendas. Mas pra quem apostou no marketing social ou em ações assertivas para o bem-estar genuíno de seu consumidor, ah meu amigo, a história foi outra!

Marketing Social

Nascido na década de 70, o Marketing Social surgiu pela primeira vez quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do Marketing tradicional, de venda de produtos, poderiam também ser usados para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e comportamentos.

Imagina em pleno isolamento social, como essa perspectiva não é muito mais humana e porque não, vendável.

As empresas vivem de lucro, fato! Mas também vivem de pessoas. E essas pessoas foram afetadas diretamente por uma doença que mata milhares de pessoas diariamente. Não só a saúde física das pessoas está comprometida, como sua saúde mental e financeira. Empresas que demonstram preocupação e empatia conquistam e seduzem.

Visão Global

Quem quer seduzir um cliente falando olhando no olho, e não olhando para o bolso. Se sua marca tiver uma visão mais global e alinhada aos interesses do cliente, é fato que você terá a atenção do consumidor. E essa atenção pode ser convertida em venda.

Você só vai fidelizar esse cliente, se otimizar ao máximo seu processo de venda. É necessário que ele tenha a melhor experiência, quando entrar no seu site ou conversar com um atendente. Pense nele, antes de visar o lucro. Branding é construção!

Leia Também

“Vamos Falar de Branding?

Dos 100 ao 1 milhão: Como atrair seguidores.

Marketing de Influência: Como usá-lo sem se tornar uma armadilha.

Compartilhe: