Guia de como manter a calma no primeiro dia de prova do Enem

enem-2019-2020-vaiali

Conhecimentos gerais De tudo um pouco - Por Vai Ali

01/11/2019

Esse final de semana dá inicio à um passo importante na vida de muita gente. Serão ministradas o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nesse dia a ansiedade toma conta do pessoal. O Vai Ali preparou uma lista com dicas para você ir bem na redação, mesmo que com pouco tempo dá se preparar um pouco. Mas e no dia? O que eu faço meu Deus? Calma, a gente te ajuda:

Antes da prova:

Use esses dias para se programar

No dia da prova, é uma correria só: almoçar mais cedo, acordar mais cedo, preparar o lanche, pegar o ônibus no horário certo… Isso tudo deixam qualquer pessoa ansiosa, ainda mais quem tem ansiedade descontrolada não é mesmo?! Por isso, se você se sente mais confortável respeitando uma rotina no seu dia a dia aproveite essa semana para adiantar um pouco o horário de dormir, de almoçar, tudo para que no dia da prova não seja um Deus nos acuda.

via GIPHY

*Eu acho que o meu coração está no meu estômago* – Cuidado pra que essa semana a ansiedade não tome conta de você

Aproveite seu tempo com o que gosta

Nesses últimos dias, nada de fazer mil revisões, exercício, ver todas as vídeo aulas, tudo o que não fez durante o ano. Procure aproveitar seu tempo com coisas que serão prazerosas: ir ao cinema, sair com os amigos, ler um livro, assistir uma série, namorar… Enfim, tudo o que for tirar um pouco a tensão da chegada da prova vão te ajudar a estar mais relaxado para o primeiro dia que é muito temido por alguns, mas o paraíso para outros (as ciências exatas e suas tecnologias).

Alimente-se bem e faça um exercícios

Esses dias não são os mais adequados para experimentar algo novo, vai que você passa mal dias antes do Enem? Ninguém quer isso. Muito menos ficar com o corpo todo dolorido de tanto malhar. Por isso, procure se alimentar com alimentos leves, e faça exercícios mais tranquilos. Se tem alguma intolerância alimentar, evite esses alimentos. Se está ansioso, uma yoga por exemplo, pode te ajudar. Tudo para que no dia da prova seja tudo o mais tranquilo possível. No dia da prova, a orientação também vale: procure levar um lanche leve, e se está desconfortável com o passar do tempo, peça para ir ao banheiro e durante o caminho se alongue!!

via GIPHY

Entenda a forma de avaliação

Lembre-se que o Enem tem um sistema de avaliação chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para o algorítimo funcionar, a prova do Enem é dividida em três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil. O algoritmo consegue identificar, pelo padrão de erros e acertos do candidato, se ele acertou porque de fato sabia – recebendo o ponto inteiro da questão – ou chutou – não recebendo a pontuação cheia. Isso é fundamental para as próximas dicas!

 

Durante a prova:

Dê prioridade as questões que você tem certeza

O Enem é uma prova com muitos textos, interpretações, e dados. Principalmente este primeiro dia que se trata de um dia de cálculos, puramente. Por isso, a procure dar prioridade as questões que você consegue resolver com maior facilidade. Viu que está com muita dificuldade em alguma, não adianta arrancar os cabelos, pula para a próxima e depois volte nela. Dessa forma você consegue manter o controle do tempo e do volume de questões que resolve.

Não esqueça seus documentos

Essa é uma dica tanto para antes quanto durante a prova do Enem, tenha em mãos seus documentos que são: um documento de identificação com foto e o comprovante de inscrição da prova. Fique atento onde deixa, para não esquecer em algum lugar por exemplo. O mesmo vale para celular  objetos eletrônicos de preferência não leve, mas se tiver que levar, deixe desligado dentro do saquinho de identificação. Caneta, sempre preta e leve mais de uma. Esqueça lápis e borracha, não poderão ser usados e só vai ser mais uma coisa pra carregar. No mais boa prova!

 

Veja também

Dicas de como se destacar na redação do Enem 

 

Compartilhe: