Quero vender meu livro: dois fatores para capturar novos leitores

Você Escritor - Por José Roberto Abramo

20/10/2020

Por Fernanda Vizian*

Não basta apenas ter um bom livro dentro de nós. Todo escritor precisa colocar suas histórias no papel ou nas telas digitais para que a sua mensagem chegue a outras pessoas mundo afora. E não só isso: é preciso um bom trabalho editorial para capturar novos leitores num universo com tantas obras literárias comercializadas. Como, então, é possível vender seu livro? Nesse artigo você conhecerá dois fatores importantes que podem te ajudar a conquistar novos clientes.

#1 Tenha uma capa atraente

Você já se pegou admirando um livro em um site ou em uma livraria? E o que mais te chamou atenção para pegar aquela obra e começar a folheá-la? Sem dúvida, foi a capa. Um bom trabalho de construção de capas atraentes começa com a escolha do profissional em design editorial, que é quem irá alinhar a estética da capa ao conteúdo do livro.

A capa do livro é o seu cartão de visitas, por isso, atente-se para o uso de imagens de boa qualidade, para a psicologia das cores que tem o poder de despertar emoções nos leitores, para os acabamentos gráficos especiais como alto relevo, verniz localizado, laminações etc. Um profissional criativo poderá criar uma verdadeira capa-imã de leitores!

Vale lembrar que a produção de uma capa é dividida entre conhecimentos técnicos – uso de fontes adequadas, escolha de cores, disposição das palavras e acabamento – e conhecimento artístico – ilustração, efeito impactante ou um detalhe inesperado.

#2 Diagramação adequada

Outro fator importante na captura de novos leitores é a diagramação do miolo do livro. Ao folhear seu livro em uma livraria, o leitor avalia a capa, lombada, contracapa, orelhas e então dá o próximo passo: abre o miolo do livro. É nessa hora que muitas das vezes o encanto se desfaz. A letra é pequena demais ou artística demais, os parágrafos não estão justificados, o espaçamento entrelinhas cansa a leitura, as margens são muito pequenas, os parágrafos são ausentes.

Um livro bem diagramado adiciona qualidade à leitura. Páginas atraentes não dão apenas prazer ao leitor, elas de fato fazem parte da experiência com a obra. Por isso, prefira fontes clássicas já aprovadas pelo público, como a Arial, Helvetica, Times New Roman. Destaque os títulos dos capítulos deixando-os em evidência em relação ao restante do texto. Dedique-se às margens, deixando sempre um espaço adequado entrelinhas.

Tem o sonho de publicar um livro e não sabe como? Acesse as redes da Editora Paratexto e solicite um orçamento personalizado para sua obra.

Leia Também:

É hora de publicar um livro? Saiba como anda o setor no novo normal

 

 

 

Compartilhe: