ROCK LEGEND – Enter Sandman – Metalizzando

Rock Legend - Por José Roberto Abramo

13/06/2021

Olá pessoal

O Metallica tyem uma música – entre várias que eu ador – que é Enter Sandman. Até participei de um Festival de Música onde a música de anúncio era exatamente “Enter Sandman”. Mas antes de falar do significado da música em si, descobri algo no mínimo esquisito: vejam isto, que achei sem querer no Google. Se você já sabia disto, admito, comi mosca, logo eu um dinossaurico roqueiro:

“Enter Sandman” é uma canção da banda norte-americana de heavy metal Metallica. lançada no seu álbum homónimo de 1991 Metallica. … A canção foi usada para torturar presos na prisão iraquiana de Abu Ghraib, durante a Invasão do Iraque. A canção ficou em 5º lugar na lista “100 Maiores Canções de Hard Rock” do canal VH1.

Gente…..humilhante para os roqueiros que senpre se sentem bem acompanhados no mundo. Que pregaram em seu início, liberdade, flores, aventura, irreverência e anti sistemas arbitrários, em resumo, que em seu início queriam a máxima liberdade. Bom, claro que tem aío rock de matizes ideológicas controvertidas. Mas isto nem de longe é a tradição desta aventura de ser, que é ser rocker. Ok deixa estar…

Mas vamos à pesquisa do que a música resume. Passo aqui às falas deste site:

Enter Sandman – O pavor das crianças más

Quem escreveu foi o parça (que nem sabe quem sou) MARINO GUERRA NETO.

Para entender a letra é fundamental compreender quem é Sandman, um personagem folclórico europeu que ao aplicar grãos de areia nos olhos das crianças, lhes trazem o sono. Porém existe um detalhe sórdido nessa lenda. Para os bonzinhos, a noite vem carregada de lindos sonhos. Agora para os desobedientes, a noite será feita de tenebrosos pesadelos. Não precisa nem falar qual tipo de criança os integrantes do Metallica pensaram no processo de criação.

No final da década de 80, a DC Comics lançou uma história em quadrinhos (também chamada Sandman) onde o folclore é transformado em uma intrigante trama mitológica.

Enter Sandman foi escrita por Kirk Hammett (guitarra), James Hetfield (guitarra e voz) e Lars Ulrich (bateria). A música foi lançada em 1991 no álbum “Metallica”, também conhecido como “Black Album”, obra prima da banda. Coincidência ou estratégia de marketing, o lançamento da música aconteceu apenas três anos após o lançamento do HQ.

O riff de guitarra da introdução, talvez o mais conhecido da banda, já mostra que a história será agitada.As duas primeiras estrofes mostram a narrativa de um adulto (provável pai) conversando com uma criança antes de dormir, ele pede para a criança fazer suas orações e manter seus pensamentos longe do pecado, pois o “Sandman” virá lhe trazer uma boa noite de sono.

Say your prayers, little one – Faça suas orações, garotinho

Don’t forget, my son, – Nunca se esqueça meu filho

To include everyone – De incluir todo mundo

Tuck you in, warm within – Vou te cobrir, mantenha-se aquecido

keep you free from sin – Mantenha-se livre do pecado

Till the Sandman he comes – Até o Senhor dos Sonhos chegar

A terceira estrofe já muda o narrador, dessa vez quem conversa com o garoto é o próprio Sandman, e já deixa claro que não veio trazer lindos sonhos para a criança.

Sleep with one eye open – Durma com um olho aberto

Gripping your pillow tight – Apertando o seu travesseiro com força

No refrão o Sandman deixa claro para o garoto que sua noite não será nada fácil.

Exit light – Apague as luzes

Enter night – Entra a noite

Take my hand – Pegue na minha mão

We’re off to never neverland – Se liga, não vamos para a Terra do Nunca.

Nas duas estrofes que seguem o refrão a narrativa passa para a própria criança, que descreve como está desagradável sua noite

Something’s wrong, shut the light – Algo está errado, as luzes se foram

Heavy thoughts tonight -Pensamentos pesados essa noite

And they aren’t of Snow White – E eles não são como a neve branca

Dreams of war, dreams of liars – Sonhos com guerra, sonhos com mentirosos

dreams of dragon’s fire – Sonho com o fogo do dragão

And of things that will bite – E coisas que mordem

Mais uma vez o refrão é repetido para confirmar a presença do Sandman na mente do garoto.

Sleep with one eye open – Durma com um olho aberto

Gripping your pillow tight – Apertando o seu travesseiro com força

Exit light – Apague as luzes

Enter night – Entra a noite

Take my hand – Pegue na minha mão

We’re off to never neverland – Se liga, não vamos para a Terra do Nunca.

Nas estrofes da terceira e última parte da letra, o garoto acorda e começa a rezar uma oração, para tirar esses sonhos ruins de sua mente, porém é interrompido pelo próprio Sandman que mais uma vez o apavora.

Now I lay me down to sleep – Agora na hora de dormir

Pray the lord my soul to keep – Rezo para o senhor tomar conta de minha alma

If I die before I wake – Se eu morrer antes de despertar

Pray the lord my soul to take – Rezo para o Senhor cuidar de minha alma

Hush a little baby, don’t say a word – Silêncio bebezinho, não diga uma palavra

And never mind that noise you heard – Deixe para lá aquele barulho que você ouviu

It’s just the beasts under your bed – São apenas os diabos embaixo da sua cama

In your closet, in your head – No seu armário, na sua cabeça

Antes da canção terminar o refrão se repete duas vezes, com o detalhe de que na primeira repetição, ao invés dos dois versos finais “Take my hand / We’re off to never neverland” é substituído por “Grain of sand”, ou seja, o grão de areia que causa tantas assombrações na noite da criança.

MORAL DA HISTÓRIA:

Você tem duas opções, ou ser um menino bom e ter bons sonhos, ou ser um menino mal e ter a coragem para enfrentar a punição do Sandman.

Excelente, eu José Roberto transcrevi completamente a coluna do Marino Guerra. E vou deixar aqui a URL do blog do rapaz, claro.

(http://metallicainterpretacao.blogspot.com/2017/03/enter-sandman-o-pavor-das-criancas-mas.html)

Agora nos resta curtir a música.

Mas eu cometi uma herersia. É …..eu coloquei aqui um cover muito, mas muito massa de umas meninas e uns meninos. Saca First To Eleven – ótima banda, e também junto com eles Sershen & Zarítskaya? Então fica sabendo são incríveis neste e em vários outros covers. No Programa do SoundCloud – vaiali, eu sempre coloco covers destas bandas. Incusive eles tem sons muiuto puros, ótimos de gravação.

Bom curte aí ficou muito bom.

 

 

Compartilhe:

Tags: