Setembro amarelo: Livros e séries para se informar

Em setembro é lembrado como o mês da conscientização e prevenção ao suicídio, o setembro amarelo.

Comportamento Dicas - Por Vai Ali

10/09/2019

Em setembro é lembrado como o mês da conscientização e prevenção ao suicídio, o setembro amarelo. A campanha iniciou em 2015, e é uma iniciativa da  Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O mês foi escolhido pois neste dia 10, é lembrado como o dia mundial de prevenção contra o suicídio pela International Association for Suicide Prevention. A cor amarelo, por sua vez, foi escolhida pois em  1994 Mike Emme, com apenas 17 anos, cometeu suicídio em seu Mustang 68 amarelo. Mike tirou a vida por não saber como pedir ajuda.

De acordo com a psicóloga clínica, Paola Vieira, quando alguém inicia a ter comportamento de ameaças em tirar a própria vida, é importante que a família não ignore esses alertas e não veja como uma forma de estar chamando a atenção. ” Esse tipo de comportamento deve ser considerado como um sinal de que a pessoa está em perigo ou está prestes a se colocar em perigo, e essa é a hora de se pedir ajuda.”, explica.

A psicóloga explica ainda que é importante que a família esteja atenta. “É de extrema importância que as pessoas que cercam esse individuo sejam capazes de perceber e reconhecer que algo vai mal, que algo está fora do habitual, que algo errado está acontecendo e intervir, por meio de compreensão e não julgamentos, a fim de evitar uma possível tragédia.”

O Vai Ali,  se posiciona diante desta campanha tão importante e desta vez, separamos algumas séries e filmes que tratam sobre a questão do suicídio e de transtornos mentais que causam pensamentos destrutivos, levando ao suicídio. Separamos também alguns livros que são de fácil acesso para você dar uma olhada se caso está em uma fase difícil e que podem te ajudar na autoestima, e a ter mais consciência sobre o que te aflige e superar isto.

Lembramos que se você está percebendo que alguém próximo como um amigo ou familiar, está com comportamento diferente, como falar coisas fora do contexto ou depressivas, não ter mais vontade de sair de casa, perder o prazer em coisas que antes eram significativas para esta pessoa, entre em contato com um profissional da saúde, de preferência um psicólogo.

 

O lado bom da vida– 2013

O lado bom da vida – 2013

Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses.

Ao sair, Pat passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve.

Entretanto, seu novo plano muda por completo quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas. É ela quem consegue fazer com que Pat mais uma vez se reconecte com a vida.

O filme, que foi baseada na obra literária de Matthew Quick, debate como duas pessoas com transtorno mental podem superar seus problemas de formas diferentes e como em alguns casos a convivência pode ajudar a superar os problemas.

 

As vantagens de ser invisível – 2012

As vantagens de ser invisivel

Baseado no livro homônimo de Stephen Chbosky (que também dirigiu e escreveu o roteiro), As Vantagens de Ser Invisível, conta a história Charlie, um garoto de 15 anos que se recupera de uma depressão, e tenta seguir sua vida depois de perder seu único amigo que se matou com um tiro na cabeça.

Na escola ele conhece Patrick e Sam que vão ajuda-lo na sua recuperação, no seu crescimento e sua socialização com o mundo exterior. Os três desenvolvem uma amizade que os ajuda a superar os problemas desta transição: da infância para a vida adulta.

O filme, e o livro, em um primeiro momento parecem se tratar de um drama adolescente, porém a obra é muito mais que isso. Se trata de um conflito direto com as causas que levam uma pessoa a cometer suicídio. No caso da história, o amigo de Charlie infelizmente se deixou levar pelos sintomas da depressão e tirou a própria vida.

Mas Charlie seguiu em frente e mesmo depois de tantos traumas conseguiu pedir ajuda médica e tratamento. Por isso, esta é uma das obras com um dos finais mais emocionantes, onde é possível perceber a sensação de que ser “invisível” não é algo tão ruim quanto parece. E superar os problemas de forma mais natural possível é o caminho para vencer a depressão.

 

Garota Interrompida – 2000

garota interrompida

Em 1967, após uma única sessão com um psicanalista que, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de Transtorno de Personalidade Limítrofe ou “borderline”.

Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos dois anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa Rowe, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Georgina e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.

O filme é baseado na biografia de Susanna Kaysen, e é um retrato de como um diagnóstico feito de forma precipitada pode causar danos ao paciente. Susanna estava passando pela adolescência e, esta é uma fase em que a mudança de humor é constante, e muitas dúvidas sobre o futuro os cercam.

 

Os 13 porquês – (13 Reasons Why) 2017 

13 reasons why - Setembro Amarelo

Clay Jensen, um rapaz que ao voltar um dia da escola, encontra na porta de sua casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma garota que cometeu suicídio duas semanas atrás.

Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

A série em seu ano de estreia, 2017, rendeu muita polêmica para a queridinha do streaming, Netflix. O fato é que na série, a personagem principal, Hanna Baker, se suicida. E na série, foram relatados todos os detalhes de sua morte e como ela foi planejada.

Recentemente, a Netflix retirou esta cena da primeira temporada devido à grande polêmica com órgãos americanos responsáveis pela prevenção do suicídio, por exemplo, e se posicionou com por meio da seguinte nota:

“Nossa intenção criativa em retratar a horrível e dolorosa realidade do suicídio com tantos detalhes visuais durante a primeira temporada foi dizer a verdade sobre o horror de tal ato, e ter certeza de que ninguém iria querer imitá-lo (…) A conselho de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, médica chefe da American Foundation for Suicide Prevention, decidimos, com o criador Brian Yorkey e os produtores, suprimimos a cena em que Hannah se suicida na 1 ª temporada.”

 

As Horas – 2002

Filme As Horas - Setembro Amarelo

No começo do século 20, Virginia Woolf lida com a depressão e tenta finalizar o romance “Mrs. Dalloway”, obra que inspira o filme. Seu texto afeta profundamente uma dona de casa dos anos 1950 e uma mulher nos dias atuais, que parece viver os eventos do livro.

O filme retrata a vida de três mulheres que vivem em épocas diferentes, e como a obra de Virginia Woolf, impacta em cada uma. A escritora do livro vivida por Nicole Kidman, vive a depressão e um bloqueio criativo ao escrever o livro.

Na década de 1950, Juliane Moore vive a personagem Laura Brown, uma típica dona de casa americana. Sua rotina são as mais neutras e comuns, nada que poderiam indicar o fator a desencadear sua depressão. No entanto, a personagem vive perplexa e catatônica, em que para a mesma não há nenhuma outra saída a não ser a morte.

Nos tempos atuais, Meryl Streep vive Clarissa Vaughan, a novaiorquina que tem os mesmos sentimentos das demais personagens, porém pode gritar seus sentimentos e ser ouvida. O filme retrata ainda como a cultura influencia na forma como a depressão é vivida pelas personagens.

 

*** Lembrando que em casos mais graves como depressão, ansiedade e outros transtornos e estes diagnosticados ou não, forem somados a pensamentos autodestrutivos, como o suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV), proporciona atendimento 24h por meio do número 181. A ligação é gratuita. Não dê voz a este pensamento, valorize a vida! <3

 

LIVROS PARA TE AJUDAR

Existem casos em que há uma fase em que passamos na vida que é meio conturbada, todo mundo já passou por isso pelo menos uma vez na vida. Você está pra baixo, deprimido e, nem por isso, tem pensamentos autodestrutivos, ou, mesmo se tem, não tem coragem de comete-los. Por isso, vamos dar duas dicas de leitura que podem te dar um ânimo nesta fase e dar um gás a mais no seu dia a dia.

Frisamos que estes são livros de autoajuda e, por isso, não substituem a ajuda de um profissional habilitado para ajuda psicológica, como o psicólogo.

 

Como parar de se sentir uma m*rda – Andrea Owen

Como parar de se sentir uma m*rda oferece informações objetivas sobre os comportamentos autodestrutivos mais comuns que as mulheres tendem a repetir.

Com uma abordagem inovadora, direta e sensível, a autora best-seller Andrea Owen, por meio das próprias experiências, expõe o que há por trás dos principais problemas de autoestima feminina e oferece exercícios e ferramentas práticas para lidar com todas as dificuldades e inseguranças, encontrando o caminho definitivo para o empoderamento.

Voltado ao público feminino, o livro traz dicas práticas que podem ser adotadas no dia a dia para a mudança de pensamento.

A sutil arte de ligar o f*da-se – Mark Manson

Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Não dá mais. É insuportável. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o f*da-se.

Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. E ele faz isso da melhor maneira.

Tendo uma vista mais realista, o autor procura em suas palavras te ajudar a entender o que é o mais importante em sua vida e priorizar este objetivo.

 

O poder do agora – Eckhart Tolle

Esta é uma das melhores indicações para os ansiosos. Nós passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos, finalmente, felizes.

Mas, se queremos realmente mudar nossas vidas, precisamos começar neste momento. Essa é mensagem simples, mas transformadora. O viver no Agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação. Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, o autor elaborou um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior.

Este livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.

 

 

Leia também

Conheça 5 fotógrafos independentes de JF

Compartilhe: