Tons Isocrônicos

Metas da Ciência - Por Vai Ali

10/04/2017

Como vimos em nosso artigo anterior, o cérebro tem vários padrões de onda cerebrais. E cada uma delas tem um intervalo de frequências para o nosso estado mental, ou condições de frequências que repercutem diferentemente em nosso organismo. Quanto ao que significam estes padrões de frequência, já o explicitamos naquele artigo.

Em 1939, Heinrich Wilhelm Dove, descobre que as ondas cerebrais podem ser “formatadas” para assim assumir a frequência determinante por flashes de luz ou batidas sonoras persistentes. Existe então uma tecnologia e pesquisas em tecnologias,  baseadas nesta descoberta e esta entra para dar o diagnóstico de alguns transtornos neurológicos como epilepsia, tumores e, estima-se, a depressão, tão comum em nossa época.

Como vimos, cada onda cerebral possui suas próprias características, que representam um estado particular de consciência. Também já o dissemos que a nossa natureza biológica determina a ocorrência de experiência de diferentes estados, em vários momentos do dia, sendo que eventualmente um ou outro estado domina.

Harmonização

A ideia é que, com a tecnologia, possamos sincronizar por insistência, os sons produzidos mecanicamente com as ondas cerebrais desejadas. O princípio associado a ideia sincrônica de sons é o Princípio da Harmonização. Este princípio vai definir a sintonia dos eventos por plasticidade de nosso cérebro. Portanto este movimento é baseado em princípios físicos e na nossa biologia cerebral. Nada aqui é inventado ou suposto. As pesquisas dão conta de que se consegue produzir estes estados mentais. O cérebro opera como uma caixa de ressonância.

Os nossos cérebros possuem hemisférios, quais sejam, o hemisfério esquerdo e o  direito. O hemisfério esquerdo é linear, lógico, prático/pragmático e orientado no tempo. Por seu turno, o hemisfério direito é menos linear, abstrato, criativo, holístico e pouco ou nada lógico. Por exemplo, um Engenheiro vai usar mais o seu hemisfério esquerdo e um compositor musical usa mais o direito. Porém, favorecemos o uso de um ou outro hemisfério de acordo com a atividade que estamos executando na lida diária, ou em momentos outros. Nós com nossas características intrínsecas não usamos, apesar disto, somente um hemisfério cerebral. Talvez mais um do que outro, porém sempre os dois.

Trabalhando a sincronização dos dois hemisférios, o que vai permitir que trabalhem em conjunto, maximizamos nossas capacidades mentais. Alguns estudos nos dizem que meditação pode conduzir a estados em que o padrão de ondas cerebrais reflete uma sincronização entre os hemisférios cerebrais.

Sons Bineurais ou Binaurais ou os Binaural Beats

Nossos ouvidos não conseguem frequências abaixo de 20 Hertz, portanto não conseguiríamos estabelecer uma sincronia de um som repetido se este estiver em frequência Alfa, Theta, Delta e parte da Beta. Mas, se em um ouvido estabelecermos um som de 410 Hertz e em outro, estabelecermos uma de 420 Hertz, a diferença captada pelo ouvido e cérebro, será de 10 Hertz e este vai ser o padrão. A insistência criará a tonicidade e a sincronicidade com 10 Hertz de frequência. Lembrem-se que, 10 Hertz é uma frequência ALFA totalmente segura, segundo os estudos.

Então estímulos de diferentes frequências em cada lado (ouvidos) faz o cérebro assimilar a diferença. Na realidade a síntese se dá em nosso cérebro, e o padrão será mantido. E assim, o nosso comportamento começará gradualmente a alterar-se, entrando num estado de profundo relaxamento, sono ou sono profundo.

Existem tecnologias que podem proporcionar isto. Leia mais aqui.

O Binaural Beats pode também ser conseguido por foto-estimulação. Lembrando que a luz também é uma multiplicidade de Frequências. Apenas que o órgão usado para estímulo são os olhos. A técnica é semelhante.

Atenção:

“A audição de batidas binaurais pode induzir a estados de perda de consciência o que pode ser perigoso a quando a condução de máquinas ou automóveis, assim que recomenda-se precaução”.  Não tente nada sem auxílio de profissionais competentes.

 

Os Tons Isocrônicos

Os Tons Isocrômicos são considerados, mais fortes e mais eficientes que as Batidas Bineurais.

 São considerados o botão de liga/desliga dos padrões requeridos para o cérebro numa dada experiência ou necessidade terapêutica. Não será necessário, ou obrigatório, o uso de fones de ouvido, mas é razoável que se utilize para diminuir a dispersão. A mera audição persistente induz ao estado desejado. Assim definem seus defensores, estudiosos e pesquisadores.

Nosso cérebro tem menos trabalho para chegar ao efeito desejado.

Os Tons isocrômicos são pulsos de um único som como uma batida de tambor. É ouvido ao mesmo tempo pelos dois ouvidos. É som suave, preciso em padrão rítmico e muito eficaz no estímulo desejado.

O tons Isocrônicos vão treinar o cérebro para estado de meditação profunda, relaxamento apenas, estimulação alta, etc. dentro das frequências desejadas. Inclusive exercitam as conexões neuro-sinápticas, melhorando a irrigação cerebral, maximizando por consequência a atenção,  foco, memória de curto e longo prazo, e aumentando o coeficiente de Inteligência, não apenas a racional , mas também a emocional. Porque estes tons produzem a sincronia com as ondas cerebrais necessárias de estar presentes no dia-a-dia, seguindo necessidade fisiológica e psicológica do indivíduo.

Além de incrementar a capacidade de entrar em estado de meditação com todos os seus benefícios, o alívio do estresse, melhora o padrão dos próprios treinos diante dos Tons Isocrônicos.

Nossa finalidade neste artigo é apenas apresentar os Tons Isocrônicos. A pesquisa sobre tudo que aqui foi falado desde o artigo anterior deve ser complementada. Lembrando que artigos científicos nos dão melhores balizas. Não damos como suficiente esta leitura. Não temos esta pretensão.

Boa pesquisa!

ALFA:

THETA:

DELTA:

GAMMA:

 

Compartilhe:

Tags: