Três dicas para escrever um livro infantil incrível

Livro Infantil Incrível

Você Escritor - Por Vai Ali

16/07/2020

O mercado de livro infantil é a bola da vez. Com a quarentena imposta pelo Covid-19, alguns hábitos sofreram grandes mudanças e o e-commerce de livros infantis aumentou consideravelmente. Com as crianças em casa, pais e mães têm recorrido aos livros como forma de ocupar, entreter e educar os pequenos.

Se você tem interesse em escrever e publicar um livro infantil, saiba que não é uma tarefa fácil. Engana-se quem pensa que por ser um livro mais curto, com menos texto e mais ilustrações, é mais fácil de escrever. As crianças de hoje são bombardeadas de informações 24 horas e estão se tornando cada vez mais críticas e exigentes.

Dessa forma, separamos 3 dicas para lhe ajudar a construir uma história envolvente para encantar seu público-alvo.

Livro Infantil

  1. Leia livro infantil

A dica mais importante para escrever um livro infantil incrível talvez seja essa. Entender e conhecer o que está sendo escrito, publicado e vendido para as crianças é fundamental para saber do que elas gostam.

Passe um tempo em uma livraria, folheie os livros que mais vendem, converse com livreiros. Leia e analise meticulosamente as obras: como é a relação de texto e ilustração? Como o enredo é desenvolvido? Lembre-se que, assim como na literatura adulta, a infantil também engloba diferentes gêneros como a fantasia, ficção, poesia, biografias e até romances históricos.

  1. Conheça seu público-alvo

Saber a faixa etária do seu livro é essencial para uma boa comunicação. Se você estiver falando com crianças de 0 a 4 anos, por exemplo, deve entender que estão na fase de pré-alfabetização. E aqui os livros devem trazer conteúdos mais simples, com temas que falem de cores, números, e rotina da criança, por exemplo.

Entre 5 e 7 anos a criança começa a ter o incentivo para ler sozinha. Nesse caso, os textos já são maiores, com vocabulário mais rico. Já entre os 8 a 10 anos, os livros já são divididos em capítulos, com enredo mais complexo.

  1. Dê especial atenção ao visual

Livro infantil tem um apelo visual muito forte. Se for um livro ilustrado, peça indicação de profissionais com outros autores, ou pesquise no próprio Instagram. A rede social tem sido bastante usada como ferramenta de trabalho para vários artistas. Avalie a possibilidade de criar um ebook. Para quem nasceu no meio digital, o uso de

tem se tornado cada vez mais comum.

E aí, autor? Ficou animado para publicar seu livro? Deixe seu comentário com dúvidas ou experiências!

Leia também:

Como saber qual é o público-alvo do meu livro?

 

Compartilhe: