Você sabe qual o futuro do entretenimento?

futuro do entretenimento

Empreendedor 4.0 - Por Vai Ali

22/07/2020

O futuro do entretenimento? É isto mesmo? Fala pessoal! Existem pessoas que gostam de um barzinho, com música ao vivo, seja em uma roda de amigos ou com o crush ao lado, e há aqueles que consideram um bom filme a melhor opção de entretenimento. Existem até quem goste dos dois. Para outros, um churrasco em casa ou uma festa de 15 anos, é entretenimento (e é mesmo). Todos devem ser respeitados.

Caminhos

Para onde o entretenimento deve caminhar? O que buscam as pessoas que querem se divertir? O que está sendo feito hoje nesse mercado? Como a Pandemia afeta esse mercado?

A proposta deste artigo é trazer alguns esclarecimentos, e fazer um breve olhar sobre o futuro, seríamos muito ousados se nossa proposta fosse dar respostas certas, em um mundo incerto. O exercício mental aqui é observar as tendências de comportamento e perceber para onde vão, e claro, chegar lá primeiro!

Então, as tendências

Vamos ao resumo do perfil de quem busca entretenimento:

  • Por sexo: 60% mulheres, 40% homens.
  • Por idade: 13  17 anos, são 7% / 18 a 24 anos são 27%, 25 a 34 anos são 30%, 35 a 59 são 30% e acima de 60 anos são 6% das pessoas que buscam o setor de entretenimento.
  • O que buscam: 38% buscam cultura, 33% são festeiros e 29% estão na onda digital.

Os modelos de negócios físicos serão muito afetados, pois todo o composto dos serviços, deve estar voltado para respeitar o modelo, por exemplo, se for drive-in, levar o lanche até o carro, deixar lixeira perto da cancela, na saída.

O futuro já é

entretenimento

Agora um exercício de futurologia, baseado em fatos e tendências.

Na área de Tecnologia, poderemos observar um uso maior e mais massificado de óculos 3D, a inteligência artificial, usando algoritmos avaliando o seu roteiro de férias e definindo sua viagem, salas de cinema ao ar livre ou a volta dos Drive-In, temporária ou não, maior oferta de filmes em 360graus, inclusive com o expectador definindo se quer estar dentro do carro como ator ou com a visão de um soldado em batalha, por exemplo, e aumento de jogos em família, por exemplo: a Netflix considera o seu maior concorrente um jogo chamado Free Fire.

Prevenção com Criatividade

Já nos grandes eventos, medidores de temperatura podem ser obrigatórios e não permitirem a entrada de pessoas acima da temperatura (definir isso em Lei é fundamental). Nas baladas, podem oferecer copos com tampa e bico, parecido com aqueles que os bebês tem, para evitar/diminuir os perdigotos dos outros.

Eventos considerados normais, como barzinhos, festas de casamento ou 15 anos, com mais espaço entre as mesas (o que vai encarecer o negócio, pois serão menos pessoas no mesmo espaço). Nos eventos familiares, viagens à praia, serra ou serrado, e passeios em parques ou caminhadas sofrerão menos.

A busca pelo entretenimento vem desde o início da civilização e parece ser primordial ao ser humano, pois somos seres sociais. O que muda é como faremos isso de forma a aumentar nossa segurança contra vírus e bactérias, e ainda nos divertir no processo.

Leia também:

Inteligência artificial ou inteligência emocional, o que vai derrubar mais empregos?

Compartilhe: