Vai ali

Blog


Música

5 artistas que fizeram história antes de morrer

por Anna Carolina Miranda

Uns foram cedo, outros viveram bastante, mas uma coisa é certa: todos deixaram saudade.

2017 foi um ano em que muitos (bons) cantores acabaram nos deixando. Ao invés de deixar aquela bad bater, precisamos aproveitar tudo de bom que eles produziram em vida e fortalecer seu legado. 

Por isso, vamos listar os 5 grandes nomes da música que a gente ama e sente muita falta!

 

01. Malcom Young (1953 a 2017)

Influenciado pelo rock and roll de 1950 e no blues da década de 1960 e 1970, Malcolm Young é considerado um importante guitarrista no mundo do rock. O cara simplesmente foi o responsável por arquitetar o AC/DC, uma das bandas mais bem-sucedidas e influentes do rock. Era o "chefe" por trás de tudo, dos solos mirabolantes de seu irmão, Angus Young, aos vocais de Bon Scott e Brian Johnson.

Até seu irmão, em uma das diversas entrevistas dadas, afirmou: "Às vezes eu olho para o que Malcolm está tocando e fico completamente abismado pelo poder daquilo. Ele está fazendo algo muito mais único que eu. Com aquele som natural e cru que ele tem". 

 

02. Kid Vinil (1955 a 2017)

Antônio Carlos Senefonte nasceu em Cedral, no interior de São Paulo, em 10 de março de 1955. Com o apelido Kid Vinil, ele se destacou com trabalhos como cantor, radialista, jornalista, VJ e DJ. Kid ganhou fama no cenário do rock nacional nos anos 80 com a banda Magazine, anteriormente chamada de Verminose. 

O Magazine lançou hits como "Tic Tic Nervoso", “Sou Boy” e “A Gata Comeu”. Quem não conhece, não é mesmo?

 

03. Chucky Berry (1926 a 2017)

É um dos pioneiros do rock and roll,originado de uma mistura de jump blues e rhythm and blues, que era feita por vários músicos afro-americanos durante a época. Chuck Berry é considerado um dos pioneiros do estilo justamente por ter feito a mistura funcionar. Ele foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos e foi considerado o sétimo melhor guitarrista do mundo pela mesma revista.

No dia em que completou 90 anos, Chuck Berry anunciou um novo álbum para 2017, entitulado Chuck, o primeiro com gravações inéditas desde 1979. Infelizmente, em março deste ano, ele nos deixou.

 

04. Belchior (1943 a 2017)

Ao longo dos quase 40 anos de carreira, Belchior foi um artista enigmático, mas também revelou sentimentos que embalaram gerações. Compôs letras que retratam o amor, as angústias da juventude, a saudade de casa e a dureza das cidades, mas também soube refletir sobre política e sociedade em uma produção de mais de 20 discos.

Não a toa, em 2012, Belchior apareceu na posição 58 da lista As 100 Maiores Vozes da Música Brasileira pela Rolling Stone Brasil. A música escolhida pra lista hoje, mesmo que feita em 1976, se encaixa perfeitamente nos dias atuais - e isso é uma característica de diversas músicas de Belchior.

 

05. Chris Cornell (1967 a 2017)

Chris Cornell era um artista completo: foi um cantor, guitarrista e compositor americano considerado um dos fundadores do movimento grunge e conhecido como vocalista das bandas Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave. 

Cornell foi escolhido como "O Maior Cantor de Rock" pelos leitores da revista Guitar World em 2013, ficou em 4º lugar na lista "Top 100 de Vocalistas de Heavy Metal de Todos os Tempos" da revista Hit Parader em 2006, em 9º lugar na lista de "Melhores Vocalistas de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone em 2011, e 12º lugar na lista das "22 Maiores Vozes da Música" da MTV em 2005. Ufa! O cara era [email protected]

 

BÔNUS: Claro que nessa lista não podemos deixar de listar nosso querido Chester Bennington, vocalista do Linkin Park. Para nos despedirmos desse grande astro do rock, já fizemos uma lista com as cinco músicas que marcaram a trajetória do Linkin Park: VEJA AQUI

 

Curtiu? Tem muuuuito mais assunto legal aqui no nosso BLOG. Acessa aí :) 

Leia também

Cadastre-se e receba em primeira mão

nossas promoções, notícias e vídeos