Vai ali

Blog


Vai Ali

5 curiosidades sobre hambúrguer que você precisa saber

por Vai Ali

"Não existe amor mais sincero do que aquele pela comida!", já dizia o poeta (não sei se é poeta mesmo). E, no nosso caso, o amor é, de fato, pelo hambúrguer. Gente, sério, quem não ama? Essa iguaria bem calórica anima nossas noites de frio, embala nossos dias mais famintos, reúne os amigos e, se for acompanhada daquele chopp artesanal, o relacionamento fica sério demais pra abrir mão.

Mas, além de ser delicioso, o hambúrguer é um prato tradicional que vem de muito tempo atrás, você sabia? Não? Então se liga que nós separamos algumas curiosidades sobre os nossos adoráveis burguinhos.

via GIPHY

5 curiosidades sobre hambúrguer que você precisa saber

O hambúrguer é bem antigo 
Segundo historiados, a carne do hamburguer (não o nome) foi criada no século XIII na Mongólia. Na época, os cavaleiros amaciavam a carne colocando-a debaixo da cela do cavalo.

Origem do nome 
Já o nome surgiu na cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída misturada com cebola, ovos e outros temperos viajou para os EUA junto com os imigrantes do porto de Hamburgo.

O hambúrguer mais caro do mundo
A clássica combinação de pão, carne, queijo, salada e molho ganhou novos e inusitados ingredientes. E para o holandês Diego Buik hambúrguer é uma coisa bem séria.  Ele criou o Burger mais caro do mundo, de acordo com o Livro Guinness dos Recordes. A iguaria custa nada mais, nada menos que R$ 7,5 mil.

O que tem de tão especial nesse sanduíche? >>> A carne é uma mistura de Wagyu e Black Angus; Lagosta Oosterschelde, preparada com gin holandês; Foie gras; Trufa branca; Caviar; Tomates-cerejas japoneses;  Alface francês; Presunto espanhol; Molho feito com 35 lagostas, café jamaicano, baunilha de Madagascar, açafrão e soja japonesa;  servido em brioche folheado a ouro. Tá bom ou quer mais?

No Brasil
O hambúrguer chegou ao Brasil na década de 50, junto com as primeiras lanchonetes.

Hambúrguer é nutritivo?
O pão é fonte de carboidrato, a carne, mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. O alface e o tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas, claro, nada de exagerar! Dizem por aí que o ideal seria comer um hambúrguer por mês. Ah, já é alguma coisa né.

Agora que você já sabe tudo sobre hambúrguer, que tal partir pra prática? É por isso que esse post não acaba aqui. Deixamos o melhor pro final, claro.

Nos dias 21 e 22 de outubro rola, Praça Jarbas de Lery, a pracinha do São Mateus, o 1º JF Burger Fest. Um festival delicioso que reúne as melhores hamburguerias artesanais de Juiz de Fora. São oito casas participantes e todas elas desenvolveram uma receita especial para o festival. E essas receitas vão custar para nós, reles mortais, apenas 15 golpinhos.

Além dos burgers, o evento ainda vai ter o sonzinho bacana do DJ Marcelo Castro, brejas artesanais das melhores cervejarias da cidade e gelateria volante da Sublime!

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora – Desenttur e  Abrasel ZM e é organizada pelos lindos do São Bartolomeu.

Reserva um pedacinho do estômago aí e anota na agenda:

1º JF Burger Fest

21 de outubro – sábado – 14 às 22h

22 de outubro – domingo – 11h às 20h

Praça Jarbas de Lery Santos | São Mateus

Casas participantes: Boucán Hamburgueria, Cervejaria Escola Mirante, Capitão Burger, Grizas Brewpub, São Bartolomeu, Spot Burger, Timboo e Urbano Food e Beer.

Dá um confere nas delícias que você vai ver por lá.

Leia também

Cadastre-se e receba em primeira mão

nossas promoções, notícias e vídeos