5 filmes sobre mulheres reais para assistir na Netflix

Cinema - Por Vai Ali

07/03/2017

Durante muito tempo, nós fomos impedidas de ocupar espaços na política, na ciência, na mídia e outros diversos segmentos. Mas muitas mulheres persistiram (thanks, God!) e prosperaram em suas áreas, mesmo com tantos obstáculos. E persistem até hoje.

Pra exaltar essa galera que não deixou a peteca cair, que levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima, selecionamos 5 filmes sobre mulheres reais para assistir na Netflix. Essas mulheres lutaram e trabalharam para mudar o rumo das coisas em meio ao machismo, a intolerância e o radicalismo. Se mostraram fortes e deixaram seus nomes marcados na história.

5 filmes sobre mulheres reais para assistir na Netflix:

#1 Unidas pela Vida (Decoding Annie Parker, 2013)

Quando Annie Parker descobre que está com câncer, mesma doença que provocou a morte de sua mãe e de sua irmã, ela perde o controle, e sua vida se torna um caos. Decidida a não desistir, ela conta com a ajuda de uma pesquisadora que está tentando provar que o câncer pode ser genético. Unidas pela Vida é baseado na história real de Annie Parker e da geneticista Mary-Claire King que, entre muitas outras coisas, descobriu o gene causador do câncer de mama.

#2 Nise: O Coração da Loucura (2015)

No Rio de Janeiro dos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época, que incluíam eletrochoque e lobotomia, é excluída e ridicularizada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, com animais, arte e amor. O filme é baseado na história da psiquiatra brasileira Nise da Silveira.

#3 O Corajoso Coração de Irena Sendler (The Courageous Heart of Irena Sendler, 2009)

Na Polônia de 1940, Irena é uma católica servidora social que, para evitar deportação, salva milhares de crianças judias da morte durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é baseado na história real de Irena Sendler, que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia. 

#4 Olga (2004)

Berlim, início do século XX. Olga é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência. O filme é baseado na história real de Olga Benário.

#5 Janis Joplin: Little Girl Blue (Janis – Little Girl Blue, 2015)

Ela criou um lugar para as mulheres no mundo do rock. Seu nome: Janis Joplin. Nascida em uma pequena cidade do Texas, Janis, que morreu em 1970, aos 27 anos, ganha agora um documentário que revela a história de um ícone, uma mulher em uma América ultraconservadora, lutando contra seus demônios interiores e vícios, e que em apenas poucos anos de carreira a marcaram para sempre.

via GIPHY

Compartilhe:

Tags: