Vai ali

Blog


Música

5 músicas sobre o nordeste que você precisa conhecer

por José Roberto Abramo

As músicas sobre o nordeste trazem em sua essência a alma de seu povo. Nós listamos 5 músicas que falam da terra e ostentam a súmula dessa região tão linda e, ao mesm tempo, tão sofrida.

Historicamente vale a pena revisitá-las, e para quem não as conhece, é bom sentir o chão de nossa terra que abriga aquele povo, suas sementes e raízes, seu amor e sua fartura de querência e inspiração.

5 músicas sobre o nordeste que você precisa conhecer

#1 Deus e eu no Sertão - Victor e Leo

Musicas sobre o Nordeste

A canção fala da relação com Deus no sertão. A sintonia, harmonia e simplicidade da vida sertaneja. A vida e a canção no mato.

 

#2 O sertão te espera - Dominguinhos/Anastácia

Músicas sobre o Nordeste

Uma música sobre o Nordeste bem ao estilo dos compositores antigos, como Luiz Gonzaga, contando a história do Sertão que chama seu filho. A terra é forte, mas sofrida e sem sorte. É o sertão dos bravos, dos que vivem a escassez com coragem e que se deixa levar por seu Norte.

#3 Oricuri (Segredo do Sertanejo) - João do Vale & Clara Nunes

Musicas sobre o Nordeste

Na linguagem mestiça do sertanejo, língua da terra, o poeta decifra a forma de vivência e aprendizado do sertanejo, interpretando os atos da natureza.

 

Leia também: Música: 10 maiores lançamentos nacionais de 2017

 

#4 Último Pau de Arara - Zé Ramalho 

 

Musicas sobre o Nordeste

A música descreve o amor incondicional do nordestino pela sua terra. No risco de sua existência ainda assim crê que o milagre da chuva acontecerá, a fartura, a solução. E de outra forma sua coragem é enfrentar a adversidade descobrindo as belezas. Só abandonaria no último e derradeiro pau de arara, e este ele não divisa.

 

#5 Sobradinho (O Sertão Vai Virar Mar) - Sá e Guarabira

Músicas sobre o Nordeste

A música Sobradinho foi um libelo contra a construção da usina de Sobradinho, no interior da Bahia. A barragem erigida no São Francisco deu origem a um lago que inundou cidades que são citadas na música, retirando da região seus moradores, ou seja, é o homem que desfaz a natureza daquele lugar, daquela morada, daquele canto precioso do mundo. A profecia de Antônio Conselheiro de que o sertão vai virar mar o e o mar irá virar sertão veio evidenciar os impactos causados pela construção do lago, que permanecem.

 

 

 

Leia também

Cadastre-se e receba em primeira mão

nossas promoções, notícias e vídeos