Vai ali

Blog


#FicaaDica

8 possíveis temas para a Redação do Enem 2017

por Vai Ali

O Enem 2017 tá chegando e muita gente tá se perguntando quais são os possíveis temas da famigerada redação, aquela mesmo, que toca o terror entre os estudantes.

O tema da redação é sempre uma surpresa, mas é possível arriscar alguns palpites com antecedência. Mas lembre-se, a redação do Enem é sempre sobre um assunto atual, discutido pela mídia no ano do Exame, e que tem impacto na sociedade brasileira.

Uma boa dica é se informar sobre tudo o que está acontecendo no país. Ler notícias, posts sobre atualidades, conversar com pessoas, discutir temas, tudo isso pode ajudar a clarear as ideias. Outra forma de se preparar para redação do Enem é pesquisar sobre os temas que provavelmente cairão na prova. Por isso, separamos 8 possíveis temas para a Redação do Enem 2017.

#1 Combate a Homofobia e identidade de gênero

O Brasil é um dos países com o maior índice de homicídios contra a população LGBT no mundo. Por isso é tão importante pensar na origem do discurso de ódio, seus impactos na sociedade e em políticas públicas eficazes para acabar com este tipo de preconceito. Pra te ajudar a entender sobre os temas, separamos dois conteúdos bastante interessantes:

O documentário “Diversidade: um outro olhar”, produzido pelo Vai Ali em homenagem à Semana Rainbow, que rolou em agosto de 2017, em Juiz de Fora.

O José Roberto Abramo também falou sobre identidade de gênero no “Tá na Rede”:

#2 Legado dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 fora o grande acontecimento do ano passado, mas após um ano do final dos jogos, o que ficou como legado? Estádios abandonados, obras inacabadas, bilhões investidos e quase nada sendo revertido para a sociedade. Saiba mais nesse vídeo do “Tá na Rede”:

#3 Bullying: limites entre brincadeira e agressão

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Em 2016 entrou em vigor a lei que obriga escolas a clubes medidas de prevenção e combate ao bullying. É possível que na prova do Enem seja pedido que o candidato fale sobre a eficácia da lei, as dificuldades e a busca por soluções do âmbito da sociedade. Saiba mais sobre o tema no vídeo:

 

#4 Mobilidade Urbana: desafios e soluções!

Mobilidade urbana é um grande desafio para o Brasil. São várias as tentativas, mas nada ainda foi efetivamente concretizado para melhorar o deslocamento dos trabalhadores, comprometendo o desenvolvimento do país. Saiba mais sobre mobilidade urbana aqui!

 

#5 Escassez de recursos hídricos no Brasil

Muitos especialistas estão apostando muito nesse tema. A falta de água no Brasil é um problema que persiste há anos e está longe de acabar.

Leia mais sobre o assunto, veja quais são as perspectivas para os próximos anos, os problemas causados e procure saber o que o Estado e o cidadão podem fazer para minimizar os problemas. O nosso professor José Roberto, inclusive já falou sobre a água (ou a falta dela) no “Tá na Rede”. Saca aí:

#6 Sustentabilidade

Como podemos melhorar o mundo à nossa volta com soluções simples de reciclagem ou tarefas que degradam menos o meio ambiente. Como as empresas e indústrias podem garantir a produtividade poluindo menos. Esses assuntos podem estar relacionados na prova. Estude!

Saiba mais no texto “Meio ambiente, lixo, preservação, sustentabilidade”, do José Roberto Abramo.

 

#7 Novas formas de representação familiar

As visões do meio familiar em relação à mudança dos casais homem e mulher para a agregação dos casais homoafetivos é mais aceitável na geração em que vivemos do que antes do século XXI. O olhar sobre esse assunto é bem amplo. O Estatuto da Família, criado em 2016, exclui a união homoafetiva da estrutura familiar. Pense em como isso afeta a vida de milhões de brasileiros e no que pode ser feito para mudar esta situação. Saiba mais no texto "A família e sua representação na sociedade brasileira".

 

#8 Estética e saúde

Cuidar da beleza e do corpo não é nenhum pecado. Mas é preciso ter cuidado quando se usam meios não controlados ou não supervisionados pela ANVISA para chegar ao tão sonhado padrão de beleza. São vários os casos de jovens que perderam membros do corpo por uso errado ou excessivo de remédios. Isso leva a um problema de saúde pública e deve ser amplamente supervisionado.

DICA EXTRA

A redação do ENEM é um texto técnico. Além de se posicionar a respeito do tema, o candidato deve passar por alguns critérios de organização textual. Quer garantir nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio? Então entra logo nesse link aqui

Como tirar 1000 na redação do ENEM

 

Aos candidatos de 2017, boa prova!

 

 

Leia também

Cadastre-se e receba em primeira mão

nossas promoções, notícias e vídeos