Vai ali

Blog


#FicaaDica

Como tirar 1000 na redação do ENEM

por Vai Ali

Sim, é possível atingir a nota máxima na redação do ENEM e você nem precisa se descabelar pra isso.

Um erro muito recorrente nas redações do ENEM são textos mal estruturados, que não apresentam o que é pedido – as três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Será que você tá dominando essa estrutura? É nisso que vamos te ajudar hoje. Saca só as características que cada parágrafo precisa ter pra garantir a nota 1000.

 

  1. Introdução:

É nessa parte do texto que você vai expor as principais questões a serem abordadas no restante do texto.  No primeiro parágrafo, o leitor terá uma dimensão geral do assunto e vai entender as razões pelas quais a discussão do problema é relevante.

E é nessa hora que você deve envolver o leitor e ser criativo o bastante para instigá-lo a continuar a leitura. Uma boa forma de fazer isso é relacionar o tema a aspectos pessoais e/ou sociais. Ah, e não se esqueça de deixar bem claro o tema e sua opinião.

 

  1. Desenvolvimento

Essa parte da sua redação pode ser resumida em uma única palavra: argumentação. É aqui que as informações mais importantes devem aparecer.

Uma boa é você separar dois parágrafos, com um argumento em cada, pra que haja espaço de argumentar e deixar as referências bem claras para o leitor (no caso, a banca avaliadora).

Cuidado: como os parágrafos de desenvolvimento são mais longos, se você não estiver atento, corre o risco de repetir informações – o que acarreta na perda de pontos.

 

  1. Conclusão

Se a palavra-chave do desenvolvimento é argumentação, no último parágrafo o termo que você deve ter em mente é solução. Você levantou uma determinada questão ao longo do texto, certo? Agora é a hora de apresentar as possíveis saídas para o problema.

Algumas soluções muito genéricas e clichês não são muito bem avaliadas, como “é preciso conscientizar”, “deve-se falar nas escolas”, etc. O importante, caso use algum desses argumentos, é que o mesmo esteja “linkado” a uma solução maior e mais completa.

 

...

No site do exame, eles disponibilizaram uma cartilha do ENEM com algumas informações importantes. Uma delas é o critério de avaliação usado pela banca – as temidas 5 competências.

 

Claro que isso só é possível se você se preparou bem para o dia da prova. Então, se você tá aí no ritmo pesado de estudos, olha só essas 3 dicas importantes que a gente tem pra te dar:

 

1 | Leia muito

Troque aquelas horinhas que você fica no celular (nas redes sociais) todos os dias vendo o que tá acontecendo ao seu redor e leia sobre o que está acontecendo no mundo todo. O ENEM aborda vários temas importantes mundiais e não tem como ficar de fora né?

Tem um texto aqui no blog que fala sobre como ler mais e melhor. Pra acessar, só clicar AQUI.

 

2 | Faça tópicos

Na hora da prova você recebe várias informações sobre o tema e é normal que venha um turbilhão de ideias sobre o que falar. Pra se lembrar de tudo e se organizar na estrutura da redação, faça uma listinha pra não se perder. É daquelas dicas clichês, mas que é super válida, viu?

 

3 | Leia sua redação quando terminar

Tente ler seu texto com outros olhos, como se você fosse outra pessoa e que não tem nenhum domínio sobre o assunto abordado. Os seus argumentos convencem? É de fácil entendimento? A conclusão tá redonda? Se sim, você está no caminho certo.

 

O ENEM desse ano acontece nos dias 5 e 12 de novembro e a prova de redação é no primeiro domingo da aplicação. Ah, e fique atento ao horário da prova... nada de virar meme dos “Atrasados do ENEM” depois na internet.

Leia também

Cadastre-se e receba em primeira mão

nossas promoções, notícias e vídeos