Torneiras secas?

Dicas - Por Vai Ali

01/08/2017

Em 2014/15 o Brasil passou pelo que se convencionou chamar de crise hídrica. Em São Paulo o cenário era desolador.

Nos últimos anos as crises hídricas afligiram várias regiões do Brasil, nestes últimos anos. A realidade é que padecemos de problemas de gestão e consumo de água. E isto pode se agravar porque o clima não é estático.

Mas o desastre não era resultado apenas do clima ou da falta de chuva: a crise hídrica de 2014-2015 mostrou o descaso do poder público para a gestão de recursos hídricos em todo o Brasil.

As imagens dramáticas de São Paulo em 2014/15, podem ser vistas agora em 2017 no Distrito Federal. A Região sofre com racionamento de água, tendo dias de corte integral de água. Monitoramento perene do consumo.

(…)  Os dois casos recentes de crise hídrica evidenciam a forma problemática com a qual o Brasil lida com sua água. A pujança hídrica brasileira contrasta com a distribuição desigual do estoque de água potável no país: mais de 80% dessa água está concentrada na região amazônica, que, por sua vez, abriga uma parcela ínfima da população brasileira. No resto do país, a situação é mais delicada. O caso do Semiárido nordestino é notório: a seca faz parte do imaginário cultural e da experiência histórica do nordestino brasileiro. Viver no sertão é viver a escassez de água em seus limites. (…)

Referência: Bruno Hisamoto

Ocorre que nos últimos tempos, os investimentos para disponibilizar água, bem como reduzir perdas na rede, foram mais que insuficientes. Agrega o problema de saneamento básico, onde metade da população ainda padece de falta de esgoto e água potável. Como a demanda cresce porque a população não é estática, além do uso desperdiçado, e com as mudanças de clima que podem ocorrer, estamos com um problemão pela frente, mais ou menos agudo.

O mais grave da crise hídrica é não se conseguiu mudar a forma como governos e cidadãos, além da iniciativa privada, de se relacionar com a água em nosso dia a dia.

Essa conduta é extremamente perigosa, especialmente se colocarmos a questão climática na conta.

Os vídeos abaixo trazem informações importantes para todos nós, a respeito deste bem precioso.

– VÍDEO 1

 – VÍDEO 2    

 

Referências:

pagina22.com.br

agenciabrasil.ebc.com.br

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

José Roberto Abramo é professor de física e matemática, além de profundo estudioso do comportamento humano.

Compartilhe:

Tags: