X

10 livros para ler em 2019

Cada novo ano que chega, uma nova lista de livros começa a se formar na cabeceira da cama. É assim com você também?

Se você é do tipo que ama livros, se liga nessa lista com 10 publicações para ler em 2019.

Nós nos inspiramos no post do site Cultura Genial e escolhemos livros que, não necessariamente, são atuais, mas que se encaixam muito bem no momento em que vivemos.

10 livros para ler em 2019

A sutil arte de ligar o f*da-se | Mark Manson

O livro de Mark Manson é duro e extremamente honesto. A publicação faz uma crítica à sociedade contemporânea que se habituou ao pensamento positivo. 

Cheio de humor, ao longo dos nove capítulos vemos aspectos essenciais da vida serem abordados a partir de um ponto de vista original.

O dilema do porco-espinho | Leandro Karnal

O livro do historiador Leandro Karnal gira em torno de uma das maiores questões contemporâneas: a solidão.

O dilema do porco espinho não tem foco apenas na solidão literal – no estar sozinho – mas também na sensação de solidão que existe mesmo quando estamos rodeados de pessoas.

São ensinamentos recolhidos de diversos filósofos e pensadores – retirados inclusive da própria Bíblia – gerando vários questionamentos.

Felicidade Clandestina | Clarice Lispector

Felicidade clandestina não é uma obra nova – foi lançada em 1971 -, mas merece destaque por conta da beleza e profundidade.

São 25 textos curtos com temas como amor, família, solidão, angústias existenciais e descompasso com mundo.

Terra Sonâmbula | Mia Couto

O título faz uma referência à situação política e social de Moçambique, que, durante anos, passou por uma dura guerra civil. Sonâmbula é uma maneira de sublinhar como aquele território não teve descanso.  

Com uma história que mescla sonho e realidade, conhecemos os protagonistas Muidinga e Tuahir. O primeiro personagem perdeu a memória e o segundo é um velho sábio da região que passa a guiar Muidinga depois da guerra.

Considerado dos doze melhores livros africanos do século XX, Terra Sonâmbula talvez seja o livro mais consagrado do escritor moçambicano Mia Couto. 

Sejamos todos feministas | Chimamanda Ngozi Adichie

O livro surgiu a partir de uma palestra feita pela escritora Chimamanda Ngozi Adichie no TEDxEuston, em dezembro de 2012.

Aos 14 anos a então menina já era chamada de feminista pelo melhor amigo Okoloma. Foi desde então que resolveu pesquisar e se aprofundar no assunto.

Mulher, negra, africana, feminista, Chimamanda questiona todos os estereótipos que lhe são impostos e, a partir de exemplos cotidianos, mostra o quão preconceituosa é a sociedade que vivemos

Fim | Fernanda Torres

Fim narra a história do final de vida de cinco amigos, velhos moradores de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. 

Já caminhando para a morte, os amigos se reúnem e lembram momentos marcantes da vida como as conquistas amorosas, as traições, as aventuras da juventude – tudo marcado com um misto de saudosismo e comicidade.

Longe de ser um romance trágico por abordar o fim da vida, o que Fim faz é encontrar graça em existências tão ricas de experiência.

Breves respostas para grandes questões | Stephen Hawking

O último livro publicado por Stephen Hawking é uma referência aos estudos de física e cosmologia.

Vemos questões polêmicas serem levantadas ao longo das páginas. Um dos questionamentos mais simbólicos é a existência de Deus. Hawking olha para trás e se questiona sobre a origem do universo, mas também olha para frente e expõe os seus receios com o futuro do planeta devido ao aquecimento global.   

O andar do bêbado | Leonard Mlodinow

Não se trata de uma ficção, mas sim de uma obra com base científica apoiada por conceitos da física, da matemática, da economia e da psicologia. 

Leonard Mlodinow tenta explicar o papel do acaso em nossa vida cotidiana e como alguns dos sucessos das mais diversas áreas podem ser justificados pela ciência. 

Por que fazemos o que fazemos? | Mario Sergio Cortella

O professor e filósofo Mario Sergio Cortella escreveu “Por que fazemos o que fazemos?” para refletir, principalmente, sobre a nossa relação com aquilo que ocupa a maior parte do nosso dia: o trabalho.

Por que fazemos o que fazemos? é um convite para a pausa e para a reflexão. Você faz aquilo que gosta? Acha que pode fazer a diferença? Tem prazer na sua rotina? Está satisfeito com as horas preenchidas dos seus dias úteis?

Homo Deus | Yuval Noah Harari

O livro do israelense Yuval Noah Harari está dividido em três partes e é um best seller contemporâneo que procura investigar de onde viemos, quem somos e para onde vamos.

Ao tentar perceber de onde viemos e como chegamos até aqui, Harari pretende abrir uma grande angular e descobrir onde provavelmente iremos chegar.

E aí, curtiu nossa listinha? Quer acrescentar algum livro imperdível? Então comenta aí!

 

 

Vai Ali: