5 compositores brasileiros que você precisa conhecer

Dicas - Por Vai Ali

20/07/2018

A cena musical brasileira cresce cada dia mais e tenho certeza que tem muito nome bom que você ainda não conhece.
Por isso, preparamos uma listinha das revelações que você precisa ouvir agora mesmo. Vamos aos nomes: 

RUSSO PASSAPUSSO

Russo ficou conhecido por fazer parte de uma das bandas mais elogiadas nos últimos anos, o BaianaSystem, que mistura hip-hop, samba do recôncavo, reggae e os graves do sound system jamaicano – pra não deixar ninguém parado.
Mais recentemente, ele lançou um trabalho solo e autoral, "Paraíso na Miragem", um cruzamento amplo de tendências entre passado e presente que parecem orientadas de acordo com as atuais imposições do cantor – voltado à descoberta.

 

KAROL CONKÁ

Não é só a força masculina do hip-hop brasileiro que tem brilhado lá fora. Nossas garotas também estão sendo reconhecidas em outros países. A compositora curitibana Karol Conká é uma das cantoras com maior destaque internacional.
A garota já fez parte da lista dos "10 artistas que você precisa conhecer", da revista Rolling Stones. Hoje, já ganhou o brasil e é impossível você não ter ouvido uma música dela nas rádios do país.

 

CURUMIN

O cara pode não ser muito conhecido aqui no Brasil, mas faz o maior sucesso nos Estados Unidos e na Europa. Seus álbuns "Achados e Perdidos" e "Japan Pop Show" foram lançados com bastante repercussão no exterior e abriu portas pro cantor e compositor tocar em diversos festivais de música lá fora. Recentemente, Curumin foi citado pelo jornal The New York Times como "um dos músicos mais espertos da cena musical do Brasil". Ou seja, vale dar uma moral aos nossos artistas brasileiros, ein!

 

TULIPA RUIZ

Seu timbre peculiar anda conquistando os brasileiros, junto com suas letras bem poéticas. 2010, 2011 e 2012 foram dela. Rara unanimidade entre os críticos e cada vez mais popular entre o público, Tulipa Ruiz ainda conserva a serenidade da infância na pequena São Lourenço, cidadezinha do Sul de Minas. Apesar do sucesso, Tulipa se mantém na independência e atualmente anda lançando algumas parcerias incríveis – uma delas foi com o Marcelo Jeneci, com "Dia a Dia, Lado a Lado". 

 

LUCAS SANTTANA

O cantor e compositor baiano Lucas Santtana já não é nenhum novato na música. Com anos de carreira, o artista fez importantes trabalhos como músico ao lado de Gilberto Gil e Marcos Valle. Como compositor, teve canções gravadas por artistas do porte de Marisa Monte. 

Mas seu trabalho autoral tem feito bastante barulho fora do país. O músico chegou a lançar uma edição especial de um de seus discos, "O Deus que Devasta Também Cura", exclusivamente para o mercado europeu.

 

TOM ZÉ (FAIXA BÔNUS)

Ainda que o post tenha reunido novos nomes do cenário de compositores do Brasil, a gente também pode citar um nome das antigas e que até hoje está aí na ativa. 
Tom Zé reúne, em toda a sua carreira, 22 álbuns e mais 2 ao vivo e 4 coletâneas. É considerado uma das figuras mais originais da MPB e ficou muito conhecido por fazer parte do Tropicália nos anos 60. O último trabalho lançado foi "Canções Eróticas de Ninar", em 2016. Autêntico, não?! rs

 

 

-> Gostou? Se você curtiu, compartilha usando as #DicaVaiAli e #5faixas nas suas redes sociais. 
Até a próxima. 🙂 

Compartilhe:

Tags: