5 motivos porque o juiz-forano quer o Museu Mariano Procópio reaberto.

Cidade - Por

22/09/2015

Por Matheus Andrade

Acervo enorme, beleza arquitetônica, tesouro cultural local e muitos outros motivos fazem do Museu Mariano Procópio um senhor museu. Não é “qualquer coisa”, falamos do primeiro museu mineiro e de um pedaço da história do Brasil guardado em Juiz de Fora. Sim, é decepcionante saber que há tanto tempo a população não tem acesso a isso tudo. Em 2005, a Prefeitura anunciou um projeto de revitalização do Museu, culminando em seu fechamento para o público em 2008. Mas não vamos focar nas razões do fechamento, ou das raras vezes em que explicações mais detalhadas são dadas sobre a reforma. Vamos focar no que há de bom no local que, tomara, terá as portas mais uma vez abertas ao público. Aqui vão 5 motivos porque o juiz-forano quer o Museu Mariano Procópio reaberto.

1. É um dos maiores acervos do Brasil

Ao todo, a MAPRO (Fundação Mariano Procópio) catalogou mais de 50 mil peças entre telas (muitas delas super famosas), mobiliário, armaduras, jóias, cristais, peças sacras, medalhas, esculturas etc. Não dá vontade de ir lá amanhã e ver tudo isso? (Repare no fundo da imagem abaixo a icônica pintura ‘Tiradentes esquartejado’ de Pedro Américo)

2. É uma atração que faz falta no roteiro turístico da cidade

Juiz de Fora tem poucas opções de turismo, é verdade. O Museu era uma das principais e só de imaginar o quanto de turistas que a cidade deixou de receber nesse tempo…e pior, o quanto de pequenos juiz-foranos (e por que não grandes também?) ainda não conhecem uma parte tão rica da cultura da sua cidade.

3. Porque ninguém aguenta mais "só"um parque.

É lindo, tem espécies botânicas raras, mas "sóóó" o parque acaba tornando tudo meio monótono, né?

4. Porque agora o Museu é patrimônio cultural do Brasil

Nem precisa falar muito. Tornar-se patrimônio cultural do país é uma honraria e tanto. Além disso, garante a preservação das características originais do conjunto arquitetônico que o Museu abrange. Isso aconteceu para o Museu Mariano Procópio na semana passada. Parece que o Iphan tá dizendo: tá na hora de abrir isso aí, hein?

5. Porque o juiz-forano merece

Em todo lugar há aquela mania de se menosprezar o que é local. Poucas cidades tem uma população que se orgulha de verdade do que é ou se tornou, culturalmente falando. A cultura de Juiz de Fora tem eternos amantes, mas reabrir o Museu significaria, sem sombra de dúvidas, o resgate do orgulho que o juiz-forano sente da sua cidade e do que ela oferece.

A gente quer o Mariano Procópio de volta!

Compartilhe:

Tags: