A China avança em todas as frentes

Crônicas - Por José Roberto Abramo

06/03/2024

Enfrentar como o gigante chinês? E não é apenas em bens de capital. As plataformas de bens não duráveis estão esmagando nossos varejistas.

Por Luis Nassif

Publicado em 6 de março de 2024 no Jornal GGN

jornalggn@gmail.com

A China tem uma política cambial que barateia seus produtos; tem bancos nacionais e regionais que financiam sua produção, trens rapidíssimos cortando todo o país e um sistema de inovação que diariamente produz novidades.

O Brasil tem uma política cambial que encarece seus produtos, taxas de juros proibitivas, um sistema rodoviário destruído, por falta de manutenção, no período Tarcísio de Freitas (que foi ministro da Infraestrutura no governo anterior).

O resultado é uma invasão de produtos chineses por todos os poros da economia brasileira.

Confira os quadros abaixo.

O primeiro é da Pesquisa Mensal das Indústria (PMI), do IBGE. Em um ano, a produção acumulada de bens de capital caiu estrondosos 14,41%,

Aqui, um gráfico de linha mostrando a queda acentuada da produção de bens de capital.

O mesmo acontece com a siderurgia,

Os gráficos abaixo, tirados do Comexport, mostram a evolução das exportações chinesas, no acumulado de 12 meses. Uma alta consistente em insumos industriais elaborado, em peças e acessórios para bens de capital, e um salto para bens de capital.

Hoje em dia, o minério de ferro sai de Carajás, vai até a China e volta na forma de bens de capital ou produtos siderúrgicos que chegam a custar 40% a menos que os nacionais.

No câmbio, não se mexe, porque não é de bom tom.

No financiamento, inventam-se gambiarras porque o único setor que pode receber crédito subsidiado é o agrícola.

Enfrentar como o gigante chinês? E não é apenas em bens de capital. As plataformas de bens não duráveis estão esmagando nossos varejistas.

O governo poderia taxar a saída de minério de ferro, sob o argumento de que a viagem de ida e volta afeta o efeito estufa. Mas não basta.

A China está prestes a destruir o que resta das grandes empresas nacionais. E não se vê uma política clara do governo, de defesa do emprego e da produção nacional.

Luís Nassif é um jornalista brasileiro. Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de S.Paulo, escrevendo por muitos anos sobre economia neste jornal.

Dono do Jornal GGN.

Publica no link abaixo:

https://jornalggn.com.br/coluna-economica/a-invasao-chinesa-avanca-em-todas-as-frentes-por-luis-nassif/

Seja um apoiador do Jornal GGN:

https://apoio.jornalggn.com.br/

Compartilhe: