Por Denylu Costa
Oi gente,
Quem acompanha minhas postagens por aqui sabe que eu me propus um desafio! Mas calma, se você não acompanha, e é a primeira vez que lê esta bela coluna, fique atento a esses dois pontos:
1- Resumo:
Semana passada foi a estreia da versão brasileira do Masterchef Júnior e, é óbvio, que chorei litros, fiquei apaixonada e espantada em ver como essas crianças cozinham mais que eu, você dois filhos e um cachorro juntos tentando fazer Miojo. Então, para tentar reviver um pouco da minha autoconfiança, resolvi essa semana testar algo inédito: fazer minha própria massa fresca.
2- Recomendação:
Se você ainda não acompanha minha coluna, não perca mais tempo! Leia agora todos os posts anteriores e aprenda receitas fáceis, práticas e gostosas. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. =)
Feito o resumo e o merchan, vamos ao desafio. Prepare-se para botar a mão na massa e ficar com farinha em várias parte do corpo!
É o seguinte, como disse, eu nunca havia feito massa fresca, minha mãe e minha avó faziam massa de pizza, pastel, macarrão, mas euzinha só acompanhava. A arte de fazer a própria massa deixa seu prato mais gostoso, é muito admirada (você ganha pontos com seus convidados ao falar que fez a massa) e não é tão difícil de ser executada. Existem muuuuitos tipo e formatos de massa, alguns que só soube o nome devido a esse post. Como acredito que o objetivo da vida é compartilhar conhecimento, seguem alguns exemplos de massa para vocês.
Viu?! Tem vários tipos, formas e cada um combina melhor com determinados molhos e pratos. Agora, ao invés de convidar seus amigos pra um macarrão, faça o entendido e convide-os pra uma boa massa!
O preparo de massas leva basicamente 03 ingredientes: farinha, sal e ovo. Simples, não? Bem, nem tanto quanto parece. Eu, marotamente, tentei fazer uma massa que minha mãe faz sempre e que pensei ser mais fácil: o nhoque. Uma massa que ,além dos três ingredientes básicos, leva também batata na receita original. Na minha versão utilizei batata baroa, mas tem como fazer de batata doce, mandioca, abóbora, batata roxa e mais outras ousadias que seu coração permitir.
Acompanhe a receita da massa e seu modo de preparo e, em seguida, duas formas de finalizar com molhos bem diferentes um do outro.
01 kg de batata baroa
02 xícaras de farinha de trigo
02 gemas
Sal a gosto
Descasque e pique as batatas em pedaços médios. Enquanto isso, numa panela grande coloque bastante água, quando atingir a fervura coloque as batatas e deixe cozinhar por 15 minutos. Escorra as batatas já cozidas e passe os pedaços pelo espremedor ou use um garfo para amassar, o importante é fazer isso enquanto ainda estão quentes. Em seguida, coloque parte da farinha para na mistura para resfriar a batata e impedir que as gemas cozinhem, depois coloque as gemas e o sal. Misture bem e vá adicionando o restante da farinha ao poucos até a massa dar ponto. O ponto é quando você conseguir fazer uma bolinha com parte da massa sem que ela grude nas mãos. AÍ QUE EU TIVE DIFICULDADE! Não sei se foi o clima, a batata ou o fato de minhas mãos serem muito quentinhas (ui!) o que sei foi que minha massa demorou a chegar no ponto e tive que colocar um pouco mais de farinha. Eu poderia ter omitido essa parte? Sim! Mas amigos, cozinha é tentativa, então vocês merecem a experiência completa. Bem, quando a massa chegar no ponto enfarinhe uma bancada ou mesa e vá fazendo rolinhos de aproximadamente 01 cm de diâmetro e em seguida faça corte diagonais de 02 cm mais ou menos. Hora de cozinhar seus nhoques! Coloque em uma panela grande uma quantidade boa de água, acrescente 01 colher de sopa de sal e vá colocando, com ajuda de uma escumadeira, os nhoques na panela. Coloque cerca de 10 bolinhas por vez pra não correr o risco de grudar. Quando estiverem cozidos eles vão subir! Retire da água, escorra bem e reserve-os numa travessa untada com óleo.
Agora que sua massa já está pronta, vou ensinar duas forma de finalizar.
Nhoque na manteiga
Desde da primeira vez que vi fiquei com muita vontade de fazer, é super simples e ficou delicioso! Você vai precisar de:
100gr de manteiga
01 maço de cebolete picada
01 pitada de noz moscada
Sal a gosto
Azeitonas pretas
Queijo parmesão em lascas
Em uma frigideira ou panela larga aqueça a manteiga, em seguida coloque parte da cebolete picada e a noz moscada, assim a manteiga irá aromatizar. Depois acrescente os nhoques, vá "fritando" até que eles encorporem bem a mistura e comecem a ficar douradinhos. Apague o fogo, misture as azeitonas, o restante da cebolete picada e corrija o sal. Sirva com as lascas de parmesão
Eu <3 Queijo
O segundo modo que preparei dá destaque ao ingrediente que mais amo na vida: queijo!
300 gr de gorgonzola
01 cebola média picada
01 colher de sopa de manteiga
01 lata de creme de leite
Uma pitada de pimenta do reino
Sal se necessário
Numa panela aqueça a manteiga e em seguida coloque as rodelas de cebola. Quando a cebola chegar no ponto "transparente" acrescente o gorgonzola em pedaços, abaixe o fogo e vá mexendo bem até o queijo derreter. Acrescente o creme de leite, mexendo sem parar! Quando a mistura estiver homogênea despeje o molho sobre os nhoques, que devem ainda estra quentes. Agora é só servir.
Gente, é isso! Deu trabalho, mas ficaram uma delícia. A receita rende bem, para cada tipo de prato usei em média umas 30 "bolinhas". Foi suficiente para duas pessoas. As que sobraram congelei já cozidas e em breve serão aproveitas com um novo molho que poderá ser pesto, ao sugo, àbolonhesa…
Aproveite o dia frio e faça uma massa, fresca ou não, acompanhada de um vinho para aquecer seu coração. Se testar a receita, já sabe: conte, compartilhe e use a hashtag #DenyDeCook . Tenham uma boa semana!
Um beijo!