BEACON, a TAG mágica que está fazendo sucesso mundo afora

#VaideTEC - Por Vai Ali

09/11/2016

Todo mundo sabe que consumidor online deixa rastros. Mostra nome, idade, endereço, interesses, que número veste, quanto calça. Sendo assim, o comércio tradicional, o das lojas de rua ou dos shoppings, fica em desvantagem… não? Mas a tecnologia e os smartphones estão aí para ajudar.

O grande segredo é o "beacon", um dispositivo equipado com chip. Se alguém passar por perto com um smartphone, o beacon pode se comunicar com aparelho e com o dono dele.

Bomtempo, o que é um beacon? Na verdade é uma tecnologia que permite que dois aparelhos que tenham a tecnologia bluetooth se comuniquem entre si. Imagina você, passando por um restaurante que tenha um dispositivo instalado e seu celular estiver com o bluetooth ativado, quando você passar na frente do estabelecimento os dispositivos irão se comunicar e você receberá um alerta de uma oferta daquele restaurante. Bacana né?!

Nas grandes capitais a tecnologia já é bem comum e muitos empresários utilizam o serviço a favor dos estabelecimentos, aqui em Juiz de Fora o beacon está chegando aos poucos e promete se tornar cada vez mais eficiente. Exemplo disso é o beacon de um famoso restaurante japonês que está abrindo o apetite da clientela com a oferta de temaki grátis. Deu água na boca né?!

Uma das grandes marcas que estão aderindo a moda dos beacons mundo afora é a Apple. Em todas as lojas da maçã nos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália há pelo menos cinco beacons instalados que emitem ofertas de produtos e serviços para os clientes que estão visitando as stores, sejam eles residentes do país ou turistas. No Brasil a Apple encaminhou no inicio deste ano para ANATEL a homologação dos iBeacons (assim que são chamados as Tags criadas pela Apple) que serão utilizados exclusivamente nas lojas brasileiras, logo a agência tratou de homologar os aparelhos que serão instalados nas lojas, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.

Nos Estados Unidos os beacons são usados desde 2014. A expectativa é que, até o fim do ano, 85% das grandes redes de varejo usem beacons. O objetivo é turbinar as vendas, movimentando quase US$ 45 bilhões. As promoções mais comuns são cartões com crédito para gastar e eventos para conhecer celebridades.

A Black Friday, no fim deste mês, é a data mais movimentada do comércio dos EUA e milhões de americanos vão receber alguma mensagem desse tipo no celular.

Então você já sabe né… Se estiver andando por aí, seja em shoppings ou até mesmo pelo calçadão, ative seu bluetooth para aproveitar as notificações dos beacons, pois eles já estão por aqui e com ofertas bem atraentes.

Facebook | Instagram

O #VaiDeTEC de hoje fica por aqui.

Até Quarta que vem! 😉

Bruno Bomtempo

Compartilhe:

Tags: